Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ricardo Fernando
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1240
Resumo: Em torno de António Maria Conti Vintimiglia - estranho e obscuro mercador italiano que conquistou a«amizade» e o «amor» de D. Afonso VI - existem numerosas especulações, concretamente, o tipo derelação que terá mantido com o rei juntamente com o seu irmão, João Conti.Quebrando as normas de relacionamento social que então pautavam as rígidas barreiras hierárquicasdo Antigo Regime esse relacionamento foi sendo consolidado ao longo da juventude do rei e, segundoas fontes coevas da desdita afonsina, de forma ilícita, o que terá provocado o descontentamento dosgrandes aristocratas da Restauração.De anónimo mercador da capela do paço da Ribeira, rapidamente alcançou os favores e as graçasrégias. Deste modo, recebeu o foro de fidalgo e tornou-se no principal «favorito» do rei, conquistandoo seu coração, a sua amizade e «amor».
id RCAP_e73534eb74953bb8c71cc84ee7c1c774
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)ArtigosEm torno de António Maria Conti Vintimiglia - estranho e obscuro mercador italiano que conquistou a«amizade» e o «amor» de D. Afonso VI - existem numerosas especulações, concretamente, o tipo derelação que terá mantido com o rei juntamente com o seu irmão, João Conti.Quebrando as normas de relacionamento social que então pautavam as rígidas barreiras hierárquicasdo Antigo Regime esse relacionamento foi sendo consolidado ao longo da juventude do rei e, segundoas fontes coevas da desdita afonsina, de forma ilícita, o que terá provocado o descontentamento dosgrandes aristocratas da Restauração.De anónimo mercador da capela do paço da Ribeira, rapidamente alcançou os favores e as graçasrégias. Deste modo, recebeu o foro de fidalgo e tornou-se no principal «favorito» do rei, conquistandoo seu coração, a sua amizade e «amor».2012-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1240por2183-04792182-3278Pinto, Ricardo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T10:53:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:07:04.273559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
title Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
spellingShingle Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
Pinto, Ricardo Fernando
Artigos
title_short Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
title_full Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
title_fullStr Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
title_full_unstemmed Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
title_sort Intimidade, transgressão e privança na dinâmica dos «afetos» do Antigo Regime: o caso de António Conti, o príncipe dos favoritos de D. Afonso VI (1656-1662)
author Pinto, Ricardo Fernando
author_facet Pinto, Ricardo Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ricardo Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Em torno de António Maria Conti Vintimiglia - estranho e obscuro mercador italiano que conquistou a«amizade» e o «amor» de D. Afonso VI - existem numerosas especulações, concretamente, o tipo derelação que terá mantido com o rei juntamente com o seu irmão, João Conti.Quebrando as normas de relacionamento social que então pautavam as rígidas barreiras hierárquicasdo Antigo Regime esse relacionamento foi sendo consolidado ao longo da juventude do rei e, segundoas fontes coevas da desdita afonsina, de forma ilícita, o que terá provocado o descontentamento dosgrandes aristocratas da Restauração.De anónimo mercador da capela do paço da Ribeira, rapidamente alcançou os favores e as graçasrégias. Deste modo, recebeu o foro de fidalgo e tornou-se no principal «favorito» do rei, conquistandoo seu coração, a sua amizade e «amor».
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1240
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130530598354944