A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Taíssa Poliakova Pacheco
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21824
Resumo: Este trabalho procura confrontar as características específicas das diferentes tradições sineiras, quer da Europa, quer da Rússia, com as obras Noël de Olivier Messiaen, Cloches à travers les feuilles de Claude Debussy e Sonata op. 36 nº 2 de Sergei Rachmaninov. Para isso, são apresentadas e estudadas as escolas sineiras, analisados os trechos musicais com inspiração sineira das obras seleccionadas e enquadrados biograficamente os três autores em causa. Através desta confrontação encontrei soluções técnicas e interpretativas para os referidos trechos musicais que respeitam as diferentes especificidades das tradições sineiras inspiradoras. Pretendo, também, demonstrar que este conhecimento pode sustentar uma performance fiel aos mundos musical, cultural e social destes compositores.
id RCAP_e73ac0046836e4a6233b17ec6991f95b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performanceMessiaenOlivier 1908-1992DebussyClaude 1862-1918RachmaninovSergei - 1873-1943MúsicaInterpretação musicalSinosEste trabalho procura confrontar as características específicas das diferentes tradições sineiras, quer da Europa, quer da Rússia, com as obras Noël de Olivier Messiaen, Cloches à travers les feuilles de Claude Debussy e Sonata op. 36 nº 2 de Sergei Rachmaninov. Para isso, são apresentadas e estudadas as escolas sineiras, analisados os trechos musicais com inspiração sineira das obras seleccionadas e enquadrados biograficamente os três autores em causa. Através desta confrontação encontrei soluções técnicas e interpretativas para os referidos trechos musicais que respeitam as diferentes especificidades das tradições sineiras inspiradoras. Pretendo, também, demonstrar que este conhecimento pode sustentar uma performance fiel aos mundos musical, cultural e social destes compositores.This work seeks to confront the specific characteristics of the different bellringing traditions, both European and Russian, with the pieces Noël by Olivier Messiaen, Cloches à travers les feuilles by Claude Debussy and Sonata op. 36 no. 2 by Sergei Rachmaninov. For this purpose, I present and study these bellringing schools, analyze the musical excerpts with bellringing inspiration of the selected pieces and contextualize the three above-mentioned authors biographically. Following of this confrontation I propone technical and interpretative solutions for the afore-mentioned musical excerpts which respect the different specificities of the bellringing traditions that inspired them. It is also my intention to demonstrate that this knowledge can support a performance that is faithful to the musical, cultural and social worlds of these composers.Universidade de Aveiro2018-01-25T11:19:06Z2017-06-06T00:00:00Z2017-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21824TID:201940701porCunha, Taíssa Poliakova Pachecoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:50Zoai:ria.ua.pt:10773/21824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:10.448237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
title A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
spellingShingle A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
Cunha, Taíssa Poliakova Pacheco
Messiaen
Olivier 1908-1992
Debussy
Claude 1862-1918
Rachmaninov
Sergei - 1873-1943
Música
Interpretação musical
Sinos
title_short A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
title_full A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
title_fullStr A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
title_full_unstemmed A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
title_sort A influência dos sinos em obras para piano de Messiaen, Debussy e Rachmaninov e as respectivas consequências na sua performance
author Cunha, Taíssa Poliakova Pacheco
author_facet Cunha, Taíssa Poliakova Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Taíssa Poliakova Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Messiaen
Olivier 1908-1992
Debussy
Claude 1862-1918
Rachmaninov
Sergei - 1873-1943
Música
Interpretação musical
Sinos
topic Messiaen
Olivier 1908-1992
Debussy
Claude 1862-1918
Rachmaninov
Sergei - 1873-1943
Música
Interpretação musical
Sinos
description Este trabalho procura confrontar as características específicas das diferentes tradições sineiras, quer da Europa, quer da Rússia, com as obras Noël de Olivier Messiaen, Cloches à travers les feuilles de Claude Debussy e Sonata op. 36 nº 2 de Sergei Rachmaninov. Para isso, são apresentadas e estudadas as escolas sineiras, analisados os trechos musicais com inspiração sineira das obras seleccionadas e enquadrados biograficamente os três autores em causa. Através desta confrontação encontrei soluções técnicas e interpretativas para os referidos trechos musicais que respeitam as diferentes especificidades das tradições sineiras inspiradoras. Pretendo, também, demonstrar que este conhecimento pode sustentar uma performance fiel aos mundos musical, cultural e social destes compositores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-06T00:00:00Z
2017-06-06
2018-01-25T11:19:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21824
TID:201940701
url http://hdl.handle.net/10773/21824
identifier_str_mv TID:201940701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615542222848