O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518 |
Resumo: | Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho |
id |
UNICAMP-30_a7d857c931220952cbcd7a12e0135753 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::771654 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas CelestesThe route of the intersection Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins and Cartas CelestesMessiaen, Olivier, 1908-1992Prado, Almeida, 1943-2010MúsicaMúsica - Análise, apreciaçãoMusicMusical analysisOrientador: Silvio Ferraz Mello FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Uma intersecção é uma conexão irreproduzível de uma multiplicidade de linhas de força constituídas pelas mais variadas imanências do Mundo. Acreditando-se que ela se manifesta também no campo musical, o presente trabalho traz uma amostra concreta de uma intersecção em música ao centrar-se na relação entre Almeida Prado e Olivier Messiaen, tendo por objetivo principal revelar algumas das potências sonoras absorvidas na formação do compositor paulista no período em que ele foi aluno de Messiaen, entre 1969 e 1973, e postas a campo na escrita da sua peça para piano solo Cartas Celestes I, de 1974. Para tanto, foi feito um estudo analítico comparativo entre essa peça e as peças para piano solo VI Momentos, 2º caderno de 1969, também de Almeida Prado, e La Fauvette dês Jardins, 1971, de Olivier Messiaen. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que na escrita da peça de 1969, além de Almeida Prado apresentar uma exploração textural com a qual se pôde fazer um paralelo com o ciclo de peças para piano de Villa-Lobos Prole do Bebê nº 2, o compositor paulista demonstrava um conhecimento prévio de alguns conceitos da música do seu futuro professor francês, em especial com a técnica aplicada por Messiaen em Vingt Regards sur L'Énfant-Jésus, peça para piano solo de 1944. Em Cartas Celestes I, peça posterior ao período de estudos de Almeida Prado na França, encontraram-se diferenças com o 2º caderno de Momentos de 1969 e semelhanças com a peça de Messiaen analisada, La Fauvette des Jardins, comprovando a hipótese de que houve mudanças significativas na escrita musical do compositor paulista no período. Além disso, foi possível traçar intersecções na peça de Almeida Prado de 1974 com a produção de Ligeti, de Murail e de Gaussin. Como conclusão, percebeu-se que a intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado se apresenta de maneira rizomática, caracterizada pelas múltiplas conexões, pela decalcomania e pela irreprodutibilidade do rizoma presentes nas Cartas Celestes I que fazem com que esta peça se torne única, insubstituível e original em seu contexto histórico e dentro do processo de formação do compositor paulistaAbstract: An intersection is a nonreproducible connection of a multiplicity of lines consisting by the most varied immanences in the World. Giving credit that it also manifests in the musical field, the present study shows a concrete sample of the intersection in music by centering itself into the relationship between Almeida Prado and Olivier Messiaen, aiming to disclose some of the sonorous potencies absorbed by the Brazilian composer during the period in which he was Messiaen's pupil, from 1969 to 1973, and put into practice while composing his piano solo piece Cartas Celestes I, from 1974. Therefore, a comparative analytical study has been done between the above mentioned piece, the piano solo pieces VI Momentos, 2nd book - 1969, also by Almeida Prado and La Fauvette des Jardins, 1971, by Olivier Messiaen. Amongst the obtained results, it has been noticed that in the compositional writing of the 1969 piece, Almeida Prado presented a textural exploration with which a parallel with Villa-Lobos cycle of pieces for piano Prole do Bebê nº 2 can be done. Furthermore, the Brazilian composer demonstrated a previous knowledge of some concepts of his future French teacher's musical production, especially from the technique applied by Messiaen in Vingt Regards sur L'Enfant-Jesus, piano solo piece from 1944. In Cartas Celestes I, piece that is subsequent to Almeida Prado's studies in France, there were found differences from the 2nd book of Momentos from 1969 and resemblances with the analyzed Messiaen's piece, La Fauvette des Jardins, proving the hypothesis that there were significant changes in the musical writing of the Brazilian composer in the period. Moreover, it was possible to trace the intersections in the piece of Almeida Prado from 1974 with the production of Ligeti, of Gaussin and of Murail. Hence, it has been identified that the intersection Olivier Messiaen-Almeida Prado presents itself in a rhizomatic way, characterized by the multiple connections, by the decalcomania and by the rhizome's non reproductability, all presented in Cartas Celestes I making it unique, irreplaceable and original in its historical context and within the Brazilian composer's developing processDoutoradoFundamentos TeóricosDoutor em Música[s.n.]Ferraz, Silvio, 1959-Mannis, José AugustoGarcia, Denise Hortencia LopesZuben, Paulo Roberto Ferraz vonRezende, Marisa BarcellosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTaffarello, Tadeu Moraes, 1978-20102010-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed326 p. : il. + + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518TAFFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. 2010. 326 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771654https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771654https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771654porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-23T17:20:55Zoai::771654Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-23T17:20:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes The route of the intersection Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins and Cartas Celestes |
title |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes |
spellingShingle |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes Taffarello, Tadeu Moraes, 1978- Messiaen, Olivier, 1908-1992 Prado, Almeida, 1943-2010 Música Música - Análise, apreciação Music Musical analysis |
title_short |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes |
title_full |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes |
title_fullStr |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes |
title_full_unstemmed |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes |
title_sort |
O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado : Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes |
author |
Taffarello, Tadeu Moraes, 1978- |
author_facet |
Taffarello, Tadeu Moraes, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Silvio, 1959- Mannis, José Augusto Garcia, Denise Hortencia Lopes Zuben, Paulo Roberto Ferraz von Rezende, Marisa Barcellos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taffarello, Tadeu Moraes, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Messiaen, Olivier, 1908-1992 Prado, Almeida, 1943-2010 Música Música - Análise, apreciação Music Musical analysis |
topic |
Messiaen, Olivier, 1908-1992 Prado, Almeida, 1943-2010 Música Música - Análise, apreciação Music Musical analysis |
description |
Orientador: Silvio Ferraz Mello Filho |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-07-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518 TAFFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. 2010. 326 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518 |
identifier_str_mv |
TAFFARELLO, Tadeu Moraes. O percurso da intersecção Olivier Messiaen-Almeida Prado: Momentos, La Fauvette des Jardins e Cartas Celestes. 2010. 326 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612518. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771654 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771654 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed 326 p. : il. + + 1 DVD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189035069931520 |