Punctum & Studium: o olho mágico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3988 |
Resumo: | Perante a constante presença das imagens nas rotinas sociais, a fotografia tornou-se um veículo indispensável para as relações de comunicação entre sujeitos. Este novo estilo de vida imposto pelas redes sociais leva a que as gerações mais jovens se integrem no mesmo sem terem total compreensão do que o processo fotográfico possa englobar, levando a um uso desgastante do meio sem dar oportunidade para que este se torne uma verdadeira ponte para novas aprendizagens. Atualmente a fotografia reflete-se como um gesto banal, automático, reprodutível e manipulável pretendendo saciar unicamente a necessidade de poder mostrar, isto, graças a um desenrolar de evoluções relativas à simplificação do seu processo e, como resultado o leque de possibilidades a que a mesma possa servir tem vindo a diminuir. Como tal, a presente investigação pretende formular uma resposta eficaz e apelativa a essa necessidade de complementar a relação existente entre o processo acima descrito e os seus utilizadores mais jovens através de um programa de atividades que promova a experimentação da fotografia como instrumento estimulante da expressão individual, da criatividade e das práticas artísticas. Não menos importante será o caráter multidisciplinar do programa desenvolvido como meio para a prática de competências transversais pelos seus participantes como o espírito critico, a capacidade de comunicação e de tomada de decisões. O projeto pretende agir em escolas e em instituições ou organizações que ofereçam serviços de aprendizagem a nível nacional, sendo esta a atmosfera mais propícia para cativar o publico alvo e para melhores resultados. Como tal, a criação de um Website mostra-se o melhor recurso para a propagação do projeto, tanto para a divulgação dos serviços oferecidos como para exposição de resultados. |
id |
RCAP_e73d14950a93385dc8f64315dd0bd3d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Punctum & Studium: o olho mágicoGestão culturalEducaçãoImagem fotográficaExpressãoExplorarCriatividadeDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesPerante a constante presença das imagens nas rotinas sociais, a fotografia tornou-se um veículo indispensável para as relações de comunicação entre sujeitos. Este novo estilo de vida imposto pelas redes sociais leva a que as gerações mais jovens se integrem no mesmo sem terem total compreensão do que o processo fotográfico possa englobar, levando a um uso desgastante do meio sem dar oportunidade para que este se torne uma verdadeira ponte para novas aprendizagens. Atualmente a fotografia reflete-se como um gesto banal, automático, reprodutível e manipulável pretendendo saciar unicamente a necessidade de poder mostrar, isto, graças a um desenrolar de evoluções relativas à simplificação do seu processo e, como resultado o leque de possibilidades a que a mesma possa servir tem vindo a diminuir. Como tal, a presente investigação pretende formular uma resposta eficaz e apelativa a essa necessidade de complementar a relação existente entre o processo acima descrito e os seus utilizadores mais jovens através de um programa de atividades que promova a experimentação da fotografia como instrumento estimulante da expressão individual, da criatividade e das práticas artísticas. Não menos importante será o caráter multidisciplinar do programa desenvolvido como meio para a prática de competências transversais pelos seus participantes como o espírito critico, a capacidade de comunicação e de tomada de decisões. O projeto pretende agir em escolas e em instituições ou organizações que ofereçam serviços de aprendizagem a nível nacional, sendo esta a atmosfera mais propícia para cativar o publico alvo e para melhores resultados. Como tal, a criação de um Website mostra-se o melhor recurso para a propagação do projeto, tanto para a divulgação dos serviços oferecidos como para exposição de resultados.Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deIC-OnlineCoutinho, Cláudia Patrícia Miranda2019-07-11T14:13:10Z2018-12-182018-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3988TID:202261824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:21Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:58.238681Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Punctum & Studium: o olho mágico |
title |
Punctum & Studium: o olho mágico |
spellingShingle |
Punctum & Studium: o olho mágico Coutinho, Cláudia Patrícia Miranda Gestão cultural Educação Imagem fotográfica Expressão Explorar Criatividade Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Punctum & Studium: o olho mágico |
title_full |
Punctum & Studium: o olho mágico |
title_fullStr |
Punctum & Studium: o olho mágico |
title_full_unstemmed |
Punctum & Studium: o olho mágico |
title_sort |
Punctum & Studium: o olho mágico |
author |
Coutinho, Cláudia Patrícia Miranda |
author_facet |
Coutinho, Cláudia Patrícia Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro de IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Cláudia Patrícia Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão cultural Educação Imagem fotográfica Expressão Explorar Criatividade Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Gestão cultural Educação Imagem fotográfica Expressão Explorar Criatividade Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Perante a constante presença das imagens nas rotinas sociais, a fotografia tornou-se um veículo indispensável para as relações de comunicação entre sujeitos. Este novo estilo de vida imposto pelas redes sociais leva a que as gerações mais jovens se integrem no mesmo sem terem total compreensão do que o processo fotográfico possa englobar, levando a um uso desgastante do meio sem dar oportunidade para que este se torne uma verdadeira ponte para novas aprendizagens. Atualmente a fotografia reflete-se como um gesto banal, automático, reprodutível e manipulável pretendendo saciar unicamente a necessidade de poder mostrar, isto, graças a um desenrolar de evoluções relativas à simplificação do seu processo e, como resultado o leque de possibilidades a que a mesma possa servir tem vindo a diminuir. Como tal, a presente investigação pretende formular uma resposta eficaz e apelativa a essa necessidade de complementar a relação existente entre o processo acima descrito e os seus utilizadores mais jovens através de um programa de atividades que promova a experimentação da fotografia como instrumento estimulante da expressão individual, da criatividade e das práticas artísticas. Não menos importante será o caráter multidisciplinar do programa desenvolvido como meio para a prática de competências transversais pelos seus participantes como o espírito critico, a capacidade de comunicação e de tomada de decisões. O projeto pretende agir em escolas e em instituições ou organizações que ofereçam serviços de aprendizagem a nível nacional, sendo esta a atmosfera mais propícia para cativar o publico alvo e para melhores resultados. Como tal, a criação de um Website mostra-se o melhor recurso para a propagação do projeto, tanto para a divulgação dos serviços oferecidos como para exposição de resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 2018-12-18T00:00:00Z 2019-07-11T14:13:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3988 TID:202261824 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3988 |
identifier_str_mv |
TID:202261824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136972915081216 |