O livro na revista: como revistas semanais brasileiras e portuguesas abordam livros e literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40822 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
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O livro na revista: como revistas semanais brasileiras e portuguesas abordam livros e literaturaThe book in the magazine: how brazilian and portuguese weekly news magazines address books and literatureCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaLivros são objetos de grande importância histórica, social e simbólica. De acordo com Elizabeth Eisenstein (cit. em Eliot & Rose, 2009) o surgimento da imprensa tornou possível a revolução científica, a Reforma Protestante e permitiu a repercussão da Renascença Italiana. Já nas palavras de Lyons (2001) os livros tiveram, ao longo da história, funções pedagógicas, religiosas e artísticas. Esse autor, no entanto, acredita que, na contemporaneidade, os livros tornaram-se objetos de consumo cotidiano, perdendo a aura de misticismo e sacralidade que outrora possuíam. Cummings (2003), por sua vez, acredita que atualmente, mesmo havendo a desmistificação e dessacralização dos livros, seu valor simbólico persiste. Uma das grandes mudanças ocorridas na história dos livros, além da dessacralização, foi o surgimento dos livros digitais. Embora estejamos vivenciando o processo de transição, no qual a sociedade está ainda a adaptar-se aos novos suportes, a verdade é que a presença dos livros digitais vem crescendo nos mercados de vários países e, pouco a pouco, se consolidando. Nessa perspectiva, Gardiner e Musto (2003) afirmam que a indústria vem admitindo como padrão do livro digital as publicações cuja leitura pode ser feita através de tablets e que esse padrão vem se tornando também cultural. Apesar da crescente penetração dos livros digitais no mercado, inclusive no brasileiro e no português, as obras físicas ainda são de grande importância na atualidade, o que pode ser constatado através das vendas anuais milionárias ao redor de todo o planeta. Nesse sentido, Howard-Hill (2009) acredita que os livros estão entre os artefatos culturais mais distribuídos do mundo, e seguem sendo uma das formas mais comuns de distribuição de conhecimento. Embora livros e literatura tenham sempre andado lado a lado, eles não são sinônimos. Pode-se encontrar textos literários em diferentes suportes, todavia, a história da literatura se deu principalmente nas páginas dos livros. Socialmente falando, a literatura, enquanto forma de arte, é de grande valor, por produzir um efeito prático sobre os indivíduos e modificar sua conduta e sua concepção do mundo, assim como por promover neles o reforço do sentimento dos valores sociais (Cândido, 2006). O valor social dessa forma de arte, portanto, é relevante mesmo em países nos quais os hábitos de leitura da população deixam a desejar. Levando em conta a importância social, mercadológica e simbólica dos livros e da literatura, nosso estudo se propôs a investigar a cobertura jornalística acerca dessa temática realizada por quatro das maiores revistas semanais do Brasil e de Portugal. Para tanto, reunimos exemplares digitais das revistas Veja, Isto É, Visão e Sábado publicados entre os meses de janeiro e junho de 2014 e fizemos uma análise quantitativa do conteúdo referente a livros e literatura desse período. Nossa investigação foi baseada em categorias analíticas criadas a priori, através do estudo de material bibliográfico concernente ao tema. Dentre os assuntos por nós estudados e que geraram categorias de análise temos os gêneros literários, os gêneros e formatos jornalísticos, as fontes jornalísticas e as características do jornalismo cultural praticado em ambos os países lusófonos. Nosso objetivo primário foi caracterizar as coberturas executadas por esses veículos comunicacionais e constatar se algumas das nossas hipóteses de pesquisa poderiam ser confirmadas. As principais hipóteses de estudo previram o encontro de coberturas superficiais, voltadas para o mercado, centradas na literatura internacional e na figura do autor, em detrimento da obra e de seu conteúdo. O nosso estudo permitiu concluir que as revistas de nossa amostragem têm uma abordagem superifical no tocante aos livros e à literatura, sendo tal abordagem desprovida de críticas e discussões. Ademais, também foi possível verificar que, no contexto geral das revistas, o tema livros e literatura tem pouca visibilidade, contudo, esta é a temática cultural que tem maior destaque nas páginas das publicações analisadas. Verificou-se, ainda, que as revistas investigadas dão pouca atenção aos e-books (com exceção da Veja) e concedem mais espaço aos escritores do que às escritoras. Além disso, foi possível observar uma propensão por parte das quatro revistas a abordar livros de não-ficção. Ao termos constatado a presença marcante de livros recém-lançados, bem como a existência de numerosas menções a editoras de grande porte, inferimos que as matérias literárias desses quatro veículos são influenciadas e refletem o mercado editorial de cada país. Por fim, foi possível averiguar que as revistas de nosso corpus dão mais destaque à literatura nacional do que à internacional sendo a Veja, mais uma vez, a exceção.Books are objects of great historical, social and symbolic value. According to Elizabeth Eisenstein (as cited in Eliot & Rose, 2009) the emergence of the press made the Scientific Revolution and the Protestant Reformation possible and allowed the impact of the Italian Renaissance to be complete. According to Lyons (2001), books had, throughout History, educational, religious and artistic functions. This author, however, believes that in the contemporary world, books have become everyday objects, losing the aura of mysticism and sacredness that they once possessed. Cummings (2003), on the other hand, believes that today, despite the demystification of books, its symbolic value persists. One of the great changes in the History of books, apart from the ones mentioned above, is the emergence of digital books. Although we are experiencing the transition process, in which people are still adapting to this new media, the truth is that the presence of digital books has been growing in the markets of many countries and gradually consolidating itself. In accordance with this perspective, Gardiner and Musto (2003) claim that the industry is starting to admit as a standard the publications that can be read through tablets, and that this pattern is also becoming the cultural norm. Despite the growing penetration of digital books in the market, including the Brazilian and Portuguese ones, physical books are still of great importance nowadays, and said importance can be testified by the great numbers of annual book sales around the entire planet. In this sense, Howard-Hill (2009) believes that books are among the most distributed cultural artifacts around the world, and continue to be one of the most common ways of sharing knowledge and information. Although books and literature have always gone hand in hand, they are not synonymous. One can find literary texts in different supports, such as newspapers and even radio and TV; however, the History of literature has developed itself mainly in the pages of books. Socially speaking, literature, as an art form, is of great value, since it produces a practical effect on individuals and modifies their behaviour and their view of the world, and also promotes the strengthening of the social values (Cândido, 2006). Therefore, literature’s social role is relevant even in countries where the population's reading habits leave something to be desired. Taking into account the social, symbolic and market importance of books and literature, our study proposes to investigate the media coverage on this theme, held by four of the largest weekly magazines in Brazil and Portugal. To achieve this end, we gathered digital copies of Veja, Isto É, Visão and Sábado, published between January and June 2014, and made a quantitative analysis of the content of that period that related to books and literature. Our investigation was based on analytical categories created a priori, through the study of bibliography concerning the topics of interest to this research. Among the subjects studied and that generated analytical categories, we have: literary genres; journalistic genres and journalistic formats; journalistic sources; and characteristics of cultural journalism practiced in both Portuguese speaking countries. Our primary objective was to characterise the coverage performed by the media outlets analysed, and to find out if some of our research hypotheses could be confirmed. The main hypothesis of the study predicted the encounter of a superficial, market-oriented coverage, focusing on international literature and the author's figure, at the expense of the book and it’s content. Our investigation has shown that the magazines that compose our sample have a superifical approach with regard to books and literature, and that such approach is devoid of criticism and relevant (if any) discussions. Furthermore, it was also possible to observe that, in the general context of the magazines, the theme "books and literature" has little visibility, however, it is the most proeminent cultural thematic in the pages of the analysed publications. It was also possible to verify that the investigated media outlets pay little attention to e-books (Veja being an exception) and give more space to male writers than to female writers. In addition, it was noticed that the four magazines of our corpus tend to address non-fiction books more than classic or commercial ones. We have also found a strong presence of newly released books, as well as the existence of numerous mentions to large publishers, therefore, we infer that the articles about literature featured in Visão, Sábado, Veja and Isto É are influenced by the publishing market of each country, and reflect it. Finally, it was possible to verify that the magazines of our corpus concede more prominence to the literature of each country, instead of international literature. Veja, once again, is an exception.Araújo, Emília RodriguesOliveira, MadalenaUniversidade do MinhoSerafim, Flávia Pessoa20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40822por201107600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:57.938752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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