Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Suzana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jorge, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/527
Resumo: Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar. O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”. Diversos autores, como Meredith Davis, Don Norman ou Jamie Hobson, alertam para a urgência de uma reflexão aprofundada sobre as estruturas curriculares dos cursos de Design, já que na actualidade “(…) design is more than appearance, design is about interaction, about strategy and about services. Designers change social behavior” (Norman, 2011). Na passagem de um design centrado na forma, para um design centrado na pessoa (numa estrutura, num serviço, ou numa relação) qual deverá ser a função do desenho num curso de design? Qual deverá ser a sua estrutura programática? Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática procurando, deste modo, contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design no contexto contemporâneo.
id RCAP_e74f1ae04e300ee8451642849bb10e61
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em DesignEnsino-aprendizagem; Design; DesenhoNeste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar. O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”. Diversos autores, como Meredith Davis, Don Norman ou Jamie Hobson, alertam para a urgência de uma reflexão aprofundada sobre as estruturas curriculares dos cursos de Design, já que na actualidade “(…) design is more than appearance, design is about interaction, about strategy and about services. Designers change social behavior” (Norman, 2011). Na passagem de um design centrado na forma, para um design centrado na pessoa (numa estrutura, num serviço, ou numa relação) qual deverá ser a função do desenho num curso de design? Qual deverá ser a sua estrutura programática? Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática procurando, deste modo, contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design no contexto contemporâneo.Revista Imaginar - Revista de Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual2013-12-21T14:00:44Z2013-12-21T14:00:44Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/527oai:ciencipca.ipca.pt:11110/527por1646-6845http://hdl.handle.net/11110/527Dias, SuzanaJorge, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:51:58Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:49.700331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
title Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
spellingShingle Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
Dias, Suzana
Ensino-aprendizagem; Design; Desenho
title_short Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
title_full Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
title_fullStr Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
title_full_unstemmed Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
title_sort Contributo para uma reflexão sobre estratégias metodológicas no ensino do Design e a função do Desenho em Design
author Dias, Suzana
author_facet Dias, Suzana
Jorge, Susana
author_role author
author2 Jorge, Susana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Suzana
Jorge, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem; Design; Desenho
topic Ensino-aprendizagem; Design; Desenho
description Neste trabalho apresentaremos uma reflexão sobre o ensino do Design e, especificamente, sobre a função do Desenho nessa área disciplinar. O Design, enquanto disciplina, alargou a sua área de actuação diversificando-se em novos campos como o Design de Experiência ou o Design de Serviço, não bastando ao designer uma formação ligada ao conhecimento tecnológico, ou ao “saber-fazer”. Diversos autores, como Meredith Davis, Don Norman ou Jamie Hobson, alertam para a urgência de uma reflexão aprofundada sobre as estruturas curriculares dos cursos de Design, já que na actualidade “(…) design is more than appearance, design is about interaction, about strategy and about services. Designers change social behavior” (Norman, 2011). Na passagem de um design centrado na forma, para um design centrado na pessoa (numa estrutura, num serviço, ou numa relação) qual deverá ser a função do desenho num curso de design? Qual deverá ser a sua estrutura programática? Como metodologia de trabalho iremos confrontar perspectivas actuais da teoria e da prática do design que equacionam esta problemática procurando, deste modo, contribuir para a reflexão de estratégias metodológicas no ensino do design no contexto contemporâneo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-12-21T14:00:44Z
2013-12-21T14:00:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/527
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/527
url http://hdl.handle.net/11110/527
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-6845
http://hdl.handle.net/11110/527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Imaginar - Revista de Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
publisher.none.fl_str_mv Revista Imaginar - Revista de Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550513879646208