Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bruscato, Léia Miotto
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232909
Resumo: Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística.
id UFRGS-2_fb26a6fa227698e46ffd877dc2f6ec2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232909
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Vinícius Nunes Rocha eBruscato, Léia Miotto2021-12-14T04:27:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/232909001133370Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 11-30DesignDesenhoEnsino e aprendizagemConteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133370.pdf.txt001133370.pdf.txtExtracted Texttext/plain45630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/2/001133370.pdf.txt81b76749aa9a3000ccc97059cfa75917MD52ORIGINAL001133370.pdfCapítulo 1application/pdf762015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/1/001133370.pdf3ce8749a76137a24e47e163f2dc1cdb0MD5110183/2329092023-06-03 03:37:10.549707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232909Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-03T06:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
title Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
spellingShingle Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Design
Desenho
Ensino e aprendizagem
title_short Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
title_full Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
title_fullStr Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
title_full_unstemmed Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
title_sort Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
author Souza, Vinícius Nunes Rocha e
author_facet Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Bruscato, Léia Miotto
author_role author
author2 Bruscato, Léia Miotto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vinícius Nunes Rocha e
Bruscato, Léia Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Desenho
Ensino e aprendizagem
topic Design
Desenho
Ensino e aprendizagem
description Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-14T04:27:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232909
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133370
url http://hdl.handle.net/10183/232909
identifier_str_mv 001133370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 11-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/2/001133370.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/1/001133370.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 81b76749aa9a3000ccc97059cfa75917
3ce8749a76137a24e47e163f2dc1cdb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725123562569728