Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232909 |
Resumo: | Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística. |
id |
UFRGS-2_fb26a6fa227698e46ffd877dc2f6ec2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232909 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Vinícius Nunes Rocha eBruscato, Léia Miotto2021-12-14T04:27:08Z2021http://hdl.handle.net/10183/232909001133370Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 11-30DesignDesenhoEnsino e aprendizagemConteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133370.pdf.txt001133370.pdf.txtExtracted Texttext/plain45630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/2/001133370.pdf.txt81b76749aa9a3000ccc97059cfa75917MD52ORIGINAL001133370.pdfCapítulo 1application/pdf762015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/1/001133370.pdf3ce8749a76137a24e47e163f2dc1cdb0MD5110183/2329092023-06-03 03:37:10.549707oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232909Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-06-03T06:37:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
title |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
spellingShingle |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design Souza, Vinícius Nunes Rocha e Design Desenho Ensino e aprendizagem |
title_short |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
title_full |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
title_fullStr |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
title_full_unstemmed |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
title_sort |
Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design |
author |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e |
author_facet |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e Bruscato, Léia Miotto |
author_role |
author |
author2 |
Bruscato, Léia Miotto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vinícius Nunes Rocha e Bruscato, Léia Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Desenho Ensino e aprendizagem |
topic |
Design Desenho Ensino e aprendizagem |
description |
Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar seus fundamentos ao longo da graduação. Entretanto, há décadas, o ensino do desenho tem sido equivocadamente atrelado apenas ao plano da mera figuração. Dessa forma, o presente estudo objetiva, sobretudo, apontar possíveis conteúdos pedagógicos para o ensino efetivo do desenho, enquanto habilidade criativa manual representativo- operacional, em cursos de design. Os resultados ancoram-se em objetivos pedagógicos identificados na análise de três projetos educacionais de universidades federais localizadas no estado do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas), assim como em onze publicações com abordagens diversificadas acerca do tema. Como resultado, foram identificados seis objetivos específicos acerca do processo de ensino- -aprendizagem do desenho, presentes inerentemente em um objetivo geral constatado. Ademais, compreendeu-se que 11 conteúdos são imprescindíveis para uma aprendizagem efetiva do desenho. São eles: fundamentos da linguagem visual; desenho enquanto disciplina universal; tipos de desenho e design; materiais, recursos e suportes; conceitos básicos sobre criatividade; cores em desenho; traço e desenho gestual; forma, espaço e proporção em desenho; representação de perspectivas; luz e sombra; estudo de referências visuais. Acredita-se que as informações apontadas podem contribuir para a construção de planos de ensino adequados, respaldados em conhecimentos além da aprendizagem meramente técnica ou da ideia restritiva da livre expressão artística. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-14T04:27:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232909 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133370 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232909 |
identifier_str_mv |
001133370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 11-30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/2/001133370.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232909/1/001133370.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81b76749aa9a3000ccc97059cfa75917 3ce8749a76137a24e47e163f2dc1cdb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725123562569728 |