A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, António Pedro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17220
Resumo: Este trabalho tem duas componentes. A primeira, uma investigação da história da fotografia a cores e dos seus procedimentos, a segunda, uma componente prática, o meu projeto fotográfico. Surpreendentemente, foi a componente prática que arrastou a investigação histórica. Na verdade, à medida que ia evoluindo no conhecimento dos processos da fotografia a cores, fui-me deparando com uma questão para a qual não encontrava resposta cabal nos autores que escrevem sobre a Historia da fotografia: Que fatores impediram uma mais rápida disseminação da fotografia a cores, por comparação com o desenvolvimento da fotografia monocromática? Encetei, assim, a procura de uma resposta, tendo concluído que a fotografia a cores só não atingiu a maturidade artística mais cedo basicamente por dois grandes motivos. O primeiro deveu-se à dificuldade de fixar a imagem a cores num suporte exequível do ponto de vista técnico. O segundo, o medo que alguns fotógrafos tiveram da mudança, para um processo em que perdiam parte do controlo da revelação e da impressão, além de ser mais dispendioso. No que toca à parte prática, pude experimentar processos digitais e processos hoje classificados como “analógicos”. Ambos contribuíram para, com as suas particularidades, “pintar” a cor que quis dar às imagens que realizei e, que, no contexto académico deste projeto, vou mostrar.
id RCAP_e7533d06982585f4d4d51898d15f05e6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio práticoHistória da fotografiaFotografia a coresFatores de atrasoFotografia monocromáticaEstudos de fotografiaEste trabalho tem duas componentes. A primeira, uma investigação da história da fotografia a cores e dos seus procedimentos, a segunda, uma componente prática, o meu projeto fotográfico. Surpreendentemente, foi a componente prática que arrastou a investigação histórica. Na verdade, à medida que ia evoluindo no conhecimento dos processos da fotografia a cores, fui-me deparando com uma questão para a qual não encontrava resposta cabal nos autores que escrevem sobre a Historia da fotografia: Que fatores impediram uma mais rápida disseminação da fotografia a cores, por comparação com o desenvolvimento da fotografia monocromática? Encetei, assim, a procura de uma resposta, tendo concluído que a fotografia a cores só não atingiu a maturidade artística mais cedo basicamente por dois grandes motivos. O primeiro deveu-se à dificuldade de fixar a imagem a cores num suporte exequível do ponto de vista técnico. O segundo, o medo que alguns fotógrafos tiveram da mudança, para um processo em que perdiam parte do controlo da revelação e da impressão, além de ser mais dispendioso. No que toca à parte prática, pude experimentar processos digitais e processos hoje classificados como “analógicos”. Ambos contribuíram para, com as suas particularidades, “pintar” a cor que quis dar às imagens que realizei e, que, no contexto académico deste projeto, vou mostrar.This work has two components. The first is an investigation about the history of color photography and its procedures, the second is a practical component, my photographic project. Surprisingly, it was the practice component that dragged historical research. In fact, as I was evolving knowledge of the color photography process, I faced with a question to which I found no clear answer in the authors who write about photography history: What were the factors preventing a more rapid spread of color photography in comparison with the development of monochrome photography? I wended thus the search for an answer, and concluded that the color photography only not reached artistic maturity earlier basically for two main reasons. The first was due to the difficulty for fixing the color image on a support feasible from a technical point of view. The second was the fear of change that some photographers had, in a process they lost control of the developing and printing, and much more expensive. As regards the practical part, I experienced digital processes and processes today classified as "analog". Both contributed with its peculiarities to "paint" the color I want to give to the images I made, and that I will show in the academic context of this project.Lemos, AníbalRepositório ComumDias, António Pedro2018-01-03T01:30:09Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17220201516136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:12.365364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
title A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
spellingShingle A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
Dias, António Pedro
História da fotografia
Fotografia a cores
Fatores de atraso
Fotografia monocromática
Estudos de fotografia
title_short A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
title_full A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
title_fullStr A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
title_full_unstemmed A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
title_sort A cor na fotografia: reflexão sobre a evolução histórica e ensaio prático
author Dias, António Pedro
author_facet Dias, António Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Aníbal
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, António Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv História da fotografia
Fotografia a cores
Fatores de atraso
Fotografia monocromática
Estudos de fotografia
topic História da fotografia
Fotografia a cores
Fatores de atraso
Fotografia monocromática
Estudos de fotografia
description Este trabalho tem duas componentes. A primeira, uma investigação da história da fotografia a cores e dos seus procedimentos, a segunda, uma componente prática, o meu projeto fotográfico. Surpreendentemente, foi a componente prática que arrastou a investigação histórica. Na verdade, à medida que ia evoluindo no conhecimento dos processos da fotografia a cores, fui-me deparando com uma questão para a qual não encontrava resposta cabal nos autores que escrevem sobre a Historia da fotografia: Que fatores impediram uma mais rápida disseminação da fotografia a cores, por comparação com o desenvolvimento da fotografia monocromática? Encetei, assim, a procura de uma resposta, tendo concluído que a fotografia a cores só não atingiu a maturidade artística mais cedo basicamente por dois grandes motivos. O primeiro deveu-se à dificuldade de fixar a imagem a cores num suporte exequível do ponto de vista técnico. O segundo, o medo que alguns fotógrafos tiveram da mudança, para um processo em que perdiam parte do controlo da revelação e da impressão, além de ser mais dispendioso. No que toca à parte prática, pude experimentar processos digitais e processos hoje classificados como “analógicos”. Ambos contribuíram para, com as suas particularidades, “pintar” a cor que quis dar às imagens que realizei e, que, no contexto académico deste projeto, vou mostrar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01T00:00:00Z
2016-11-01T00:00:00Z
2018-01-03T01:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17220
201516136
url http://hdl.handle.net/10400.26/17220
identifier_str_mv 201516136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999768289280