Estudo de Caso – Critérios que levam os Estagiários a seleccionar as Escolas para realizar o Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Maria Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2451
Resumo: Havendo necessidade de todos os anos abrir novas Escolas Cooperantes que respon-dam às necessidades dos alunos - estagiários, foi pretensão deste estudo saber quais os crité-rios que os Estagiários invocam quando chega o momento de seleccionar a Escola onde pre-tendem realizar o Estágio Pedagógico. Também se procurou saber se as classificações finais atribuídas normalmente pelas Escolas e o desempenho/características dos Orientado-res/Supervisores poderiam estar na origem das preferências ou refutação de determinadas Escolas. A finalidade é a de proporcionar aos Estagiários escolas com boas condições e com Supervisores com bom desempenho, cuja localização seja do agrado dos mesmos. Para a concretização deste estudo foi adoptada uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso, em que foram inquiridos os Estagiários do 2º Ciclo, do ano lectivo 2010/2011. Fez-se a aplicação de questionários numa primeira fase, antes de iniciarem o Estágio Pedagógico, para se saber os critérios das suas opções pelas Escolas e novamente no final do 1º Semestre a fim de as confirmar. Também se questionou quais as características positivas e as negativas dos Supervisores que mais afectam o desempenho dos Estagiários. Concluiu-se que a proximidade de residência e as características dos Supervisores são os principais motivos invocados pela maioria dos Estagiários na origem da escolha das Escolas. Quanto às características dos Orientadores, os Estagiários valorizam mais as relacionadas com o Desempenho/Profissionalismo, onde a Exigência e o Rigor assumem primazia em detrimento das relacionadas com a Afectividade/Temperamento.
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