Efeito da variação do comprimento do dissipador de calor de um EGR Cooler quando sujeito a diferentes carregamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ricardo Daniel Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131774
Resumo: A preocupação ambiental e a escassez dos recursos naturais da Terra, são nos dias de hoje um dos temas mais ativos da sociedade. Os fabricantes de automóveis encontram-se assim empenhados em implementar tecnologias que reduzam a sua pegada ecológica, como a aplicação do dispositivo Exhaust Gas Recirculation (EGR) Cooler que visa diminuir os níveis de emissão de NOx. A tecnologia supramencionada é, no entanto, sujeita a condições de trabalho extremas que podem comprometer o seu desempenho e durabilidade. Este dispositivo é assim alvo de um aperfeiçoamento contínuo a fim de corresponder às expectativas, pelo que neste estudo será avaliado o impacto que a variação do comprimento dos dissipadores internos tem nas tensões térmicas induzidas e restantes carregamentos, e como estes afetam o seu desempenho. Este estudo revelou que a variação do comprimento do dissipador interno afeta cada uma das cargas de forma distinta. A redução da distância entre o dissipador e a base da câmara de refrigeração permite melhorar a transferência de calor do EGR, mas em contrapartida aumenta as tensões térmicas induzidas pelas altas temperaturas dos gases, o que se traduz numa redução da vida útil deste dispositivo. Por fim, o aumento do comprimento, é também vantajoso ao nível da primeira frequência natural do sistema, uma vez que implica o aumento deste valor face ao acréscimo da rigidez.
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