Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27909 |
Resumo: | O Centro Musical Stop tornou-se em três décadas a maior comunidade de músicos em Portugal, um fenómeno que tem vindo a ser estudado a nível nacional. No entanto, apesar do cluster que se formou neste espaço, não têm existido ações visíveis para promover o Stop e potencializar o crescimento dos músicos ali instalados. Torna-se, assim, relevante analisar este fenómeno ao nível das relações de cooperação existentes e da possibilidade de criação de ações coletivas com impacto positivo em clusters criativos não organizados. Para isso, recorreu-se à teoria das redes industriais e relações de cooperação, que têm sido objeto de estudo pelo Industrial Marketing and Purchasing Group. Este estudo de caso é uma investigação descritiva, que analisa os grupos: bandas e músicos; estúdios de produção; locais de atuação; e outros atores relevantes. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas numa amostra representativa da realidade em apreço. Nas conclusões são sugeridas ações coletivas para o crescimento e promoção do Stop como centro musical e de redes criativas semelhantes, com base no trabalho desenvolvido. |
id |
RCAP_e76d627344d6c6e65f879510b6cb738d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical StopRedesModelo ARACooperaçãoAções coletivasMúsicosNetworksARA modelCooperationCollective actionsMusiciansO Centro Musical Stop tornou-se em três décadas a maior comunidade de músicos em Portugal, um fenómeno que tem vindo a ser estudado a nível nacional. No entanto, apesar do cluster que se formou neste espaço, não têm existido ações visíveis para promover o Stop e potencializar o crescimento dos músicos ali instalados. Torna-se, assim, relevante analisar este fenómeno ao nível das relações de cooperação existentes e da possibilidade de criação de ações coletivas com impacto positivo em clusters criativos não organizados. Para isso, recorreu-se à teoria das redes industriais e relações de cooperação, que têm sido objeto de estudo pelo Industrial Marketing and Purchasing Group. Este estudo de caso é uma investigação descritiva, que analisa os grupos: bandas e músicos; estúdios de produção; locais de atuação; e outros atores relevantes. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas numa amostra representativa da realidade em apreço. Nas conclusões são sugeridas ações coletivas para o crescimento e promoção do Stop como centro musical e de redes criativas semelhantes, com base no trabalho desenvolvido.The Stop Musical Center became in three decades the largest community of musicians in Portugal, a phenomenon that has been studied at a national level. However, despite the cluster that was formed in this space, there have been no visible actions to promote Stop and boost the growth of the musicians installed there. It is therefore relevant to analyze this phenomenon in terms of existing cooperation relationships and the possibility of creating collective actions with positive impact on unorganized creative clusters. To this end, we have used the theory of industrial networks and cooperative relations, which have been the object of study by the Industrial Marketing and Purchasing Group. This case study is a descriptive investigation that analyzes the groups: bands and musicians; production studios; locations; and other relevant actors. Semi-structured interviews were used in a representative sample of the reality in question. In the conclusions we suggested collective actions for the growth and promotion of Stop as a musical center and similar creative networks, based on the work developed.Escola Superior de Propaganda e MarketingVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNovo, JéssicaSilva, Susana Costa eVerdelho, Vitor2019-07-10T13:19:13Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27909porNovo, J., Silva, S. C. e, & Verdelho, V. (2019). Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop. Internext, 14(2), 175. https://doi.org/10.18568/internext.v14i2.47610.18568/internext.v14i2.4761980-4865info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:19.003865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
title |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
spellingShingle |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop Novo, Jéssica Redes Modelo ARA Cooperação Ações coletivas Músicos Networks ARA model Cooperation Collective actions Musicians |
title_short |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
title_full |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
title_fullStr |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
title_full_unstemmed |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
title_sort |
Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop |
author |
Novo, Jéssica |
author_facet |
Novo, Jéssica Silva, Susana Costa e Verdelho, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Susana Costa e Verdelho, Vitor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novo, Jéssica Silva, Susana Costa e Verdelho, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Modelo ARA Cooperação Ações coletivas Músicos Networks ARA model Cooperation Collective actions Musicians |
topic |
Redes Modelo ARA Cooperação Ações coletivas Músicos Networks ARA model Cooperation Collective actions Musicians |
description |
O Centro Musical Stop tornou-se em três décadas a maior comunidade de músicos em Portugal, um fenómeno que tem vindo a ser estudado a nível nacional. No entanto, apesar do cluster que se formou neste espaço, não têm existido ações visíveis para promover o Stop e potencializar o crescimento dos músicos ali instalados. Torna-se, assim, relevante analisar este fenómeno ao nível das relações de cooperação existentes e da possibilidade de criação de ações coletivas com impacto positivo em clusters criativos não organizados. Para isso, recorreu-se à teoria das redes industriais e relações de cooperação, que têm sido objeto de estudo pelo Industrial Marketing and Purchasing Group. Este estudo de caso é uma investigação descritiva, que analisa os grupos: bandas e músicos; estúdios de produção; locais de atuação; e outros atores relevantes. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas numa amostra representativa da realidade em apreço. Nas conclusões são sugeridas ações coletivas para o crescimento e promoção do Stop como centro musical e de redes criativas semelhantes, com base no trabalho desenvolvido. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-10T13:19:13Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/27909 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/27909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Novo, J., Silva, S. C. e, & Verdelho, V. (2019). Estudo de caso do impacto de ações coletivas no Centro Musical Stop. Internext, 14(2), 175. https://doi.org/10.18568/internext.v14i2.476 10.18568/internext.v14i2.476 1980-4865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131927438950400 |