O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rodrigo Paulino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22837
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_8155b2ace16cbb644c0ff227a8bca18e
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudoTecnologia digitalrelacionamentos de negóciomodelo ARAretalhoDigital technologybusiness relationshipsARA modelretailMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialO fenómeno da digitalização é um tema cada vez mais presente no mundo empresarial, e em constante desenvolvimento. As empresas têm investido no desenvolvimento e adaptação de tecnologias digitais para as suas operações, com o objetivo de as tornar mais eficientes. Uma parte significativa do valor que uma organização oferece aos seus clientes é proveniente dos recursos e das competências de uma rede de fornecedores. O propósito deste trabalho é analisar o impacto da digitalização nos relacionamentos com os fornecedores, recorrendo a um estudo de caso de uma empresa retalhista no setor da eletrónica que expandiu substancialmente as suas atividades de e-commerce nos últimos anos. Conclui-se que a digitalização centrada em atividades encadeadas permitiu melhorias substâncias de eficiência nos relacionamentos entre as partes e a digitalização centrada em recursos permitiu à ampliação da base de fornecedores. Adicionalmente, na fase inicial de implementação dos novos recursos digitais, o relacionamento com cada fornecedor pode requerer alto envolvimento; à medida que um conjunto de novas rotinas de automatização no processamento de informação entre as empresas entram em operação, o relacionamento tende a tornar-se distante, reduzindo substancialmente as interações face a face.The phenomenon of digitalization is an increasingly present theme, in the business world, that is in constant development. Companies have been investing in the development and adaptation of digital technologies for their operations, with the aim of making them more efficient. A significant part of the value that an organization offers to its customers comes from the resources and competencies of a network of suppliers. Overall, the purpose of this paper is to analyze the impact of digitalization on supplier relationships by using a case study of a retail company, in the electronics sector, that has substantially expanded its e-commerce activities in recent years. Finally, it is concluded that, digitalization that is centered on linked activities allowed substantial improvements in efficiency in the relationships between parties, whereas digitalization that is centered on resources allowed the expansion of the supplier base. Moreover, in the initial phase of implementing new digital resources, the relationship with each supplier may require a higher involvement; as a set of new routines on the automation of information processing between companies comes into operation, the relationship tends to become distant, while substantially reducing face-to-face interactions.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaMorais, Rodrigo Paulino2022-06-29T00:30:21Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22837porMorais, Rodrigo Paulino (2021). "O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:09.914741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
title O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
spellingShingle O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
Morais, Rodrigo Paulino
Tecnologia digital
relacionamentos de negócio
modelo ARA
retalho
Digital technology
business relationships
ARA model
retail
title_short O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
title_full O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
title_fullStr O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
title_full_unstemmed O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
title_sort O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo
author Morais, Rodrigo Paulino
author_facet Morais, Rodrigo Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Rodrigo Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
relacionamentos de negócio
modelo ARA
retalho
Digital technology
business relationships
ARA model
retail
topic Tecnologia digital
relacionamentos de negócio
modelo ARA
retalho
Digital technology
business relationships
ARA model
retail
description Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-06-29T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22837
url http://hdl.handle.net/10400.5/22837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Rodrigo Paulino (2021). "O impacto da utilização digital nos relacionamentos com fornecedores : um caso de estudo". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131164720496640