O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Carreiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108982
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_e77390ade205212758aa87cfebac9180
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro QualificaThe role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica CenterEducação de AdultosQualificação e CertificaçãoPopulação AtivaProcesso de Reconhecimento, Validação e Certificação de CompetênciasTécnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de CompetênciasAdult EducationQualification and CertificationActive populationRecognition, Validation and Certification of Competencies ProcessTechnician of Orientation, Recognition and Validation of CompetenciesCiências sociais::EducaçãoRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA Educação de Adultos tem cada vez mais um papel fundamental em todo o mundo, sobretudo devido à valorização da educação e formação ao longo da vida e às exigências elevadas de qualificações e de formação. Neste sentido, o aumento das qualificações de pessoas adultas é uma grande preocupação, visto que se assiste a uma grande valorização de pessoas qualificadas não só pelas entidades empregadoras, mas também pelos próprios adultos, de querem ver as suas competências certificadas, numa sociedade, também, qualificada.É, desta forma, que se verifica uma aposta nas políticas públicas, por parte do Governo, para para o aumento de pessoas adultas qualificadas e certificadas. Depois de vários avanços e retrocessos nesta matéria, foi em 2016 que foram criados os Centros Qualifica. O nosso estágio curricular foi realizado no Centro Qualifica da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, desde de setembro de 2022 até maio de 2023, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sendo a nossa principal função a de Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC).Os Centros Qualifica são os únicos que dispõem, como oferta formativa e qualificante, do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) para os adultos que pretendem obter o nível básico ou nível secundário. Assim, os Centros Qualifica têm tido, nos últimos anos, uma grande adesão por parte de pessoas adultas, por ser um processo que tem tido bastante sucesso, e o acompanhamento da TORVC do início até ao fim do percurso qualificante é um aspeto crucial para a conclusão com êxito dos percursos individuais.Desta maneira, o presente relatório designado “O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica”, faz uma descrição do nosso papel enquanto estagiária, das funções e de todas as atividades significativas que realizamos junto de pessoas adultas que procuram e querem ver as suas competências certificadas.Adult Education plays an increasingly fundamental role worldwide, mainly due to the valorisation of lifelong education and training, as well as the high demands for qualifications and training. In this sense, the increase in qualifications for adult individuals is a major concern, as there is a significant appreciation for qualified individuals not only by employers but also by adults themselves, who seek to have their competencies certified in a qualified society.It is through this that an investment in public policies by the Government is observed, aiming at the development of adult education in Portugal and consequently, a significant increase in qualified and certified adult individuals. After many advances and setbacks in this matter, the Qualifica Centers were created in 2016. Our curricular internship took place at the Qualifica Center of the School of Hotel Management and Tourism of Coimbra, from September 2022 to May 2023, within the scope of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, with the main role of being a Technician of Orientation, Recognition, and Validation of Competencies (TORVC).The Qualifica Centers are the only ones that offer the Recognition, Validation, and Certification of Competencies (RVCC) process as a training and qualifying option for adults seeking to obtain basic or secondary level qualifications. Therefore, in recent years, the Qualifica Centers have been highly sought after by adult individuals, due to the successful nature of the process and the support provided by TORVC throughout the qualifying journey it is a crucial aspect for the successful of individuals courses.Thus, this report entitled "The role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica Center" provides a description of our role as intern, functions, and all significant activities carried out with adult individuals seeking to have their competencies certified.2023-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108982http://hdl.handle.net/10316/108982TID:203358163porCosta, Sara Carreiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T22:00:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:12.625257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
The role of a Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies in a Qualifica Center
title O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
spellingShingle O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
Costa, Sara Carreiro da
Educação de Adultos
Qualificação e Certificação
População Ativa
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências
Adult Education
Qualification and Certification
Active population
Recognition, Validation and Certification of Competencies Process
Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies
Ciências sociais::Educação
title_short O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
title_full O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
title_fullStr O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
title_full_unstemmed O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
title_sort O papel de uma Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências num Centro Qualifica
author Costa, Sara Carreiro da
author_facet Costa, Sara Carreiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sara Carreiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Adultos
Qualificação e Certificação
População Ativa
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências
Adult Education
Qualification and Certification
Active population
Recognition, Validation and Certification of Competencies Process
Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies
Ciências sociais::Educação
topic Educação de Adultos
Qualificação e Certificação
População Ativa
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências
Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências
Adult Education
Qualification and Certification
Active population
Recognition, Validation and Certification of Competencies Process
Technician of Orientation, Recognition and Validation of Competencies
Ciências sociais::Educação
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108982
http://hdl.handle.net/10316/108982
TID:203358163
url http://hdl.handle.net/10316/108982
identifier_str_mv TID:203358163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135131832320