Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/4280 |
Resumo: | À medida que o cenário mediático evolui, a tradição de contar histórias assume novos contornos. A narrativa transmédia tem o potencial de envolver, inspirar e conetar os que nela tomam parte. Pretende-se neste artigo, por um lado, demonstrar como a criação de um ambiente de aprendizagem transmédia vai de encontro ao perfil dos alunos do século XXI e, por outro, como este pode ser alicerçado através do design de um projeto transmédia educativo. Espera-se, desta forma, contribuir para a exploração de um tópico cada vez mais expressivo para a educação. |
id |
RCAP_e784ef5df58f557a62f45a3850ff03c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4280 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédiaTransmedia storytellingEducaçãoAprendizagem transmédiaEducationTransmedia learningÀ medida que o cenário mediático evolui, a tradição de contar histórias assume novos contornos. A narrativa transmédia tem o potencial de envolver, inspirar e conetar os que nela tomam parte. Pretende-se neste artigo, por um lado, demonstrar como a criação de um ambiente de aprendizagem transmédia vai de encontro ao perfil dos alunos do século XXI e, por outro, como este pode ser alicerçado através do design de um projeto transmédia educativo. Espera-se, desta forma, contribuir para a exploração de um tópico cada vez mais expressivo para a educação.As the mediascape evolves, the tradition of storytelling has gained new shapes. Transmedia stories have the potential to engage, inspire and connect those who take part in it. This paper aims at showing how the creation of a transmedia learning environment is suitable for the 21st Century learner’s profile. It also seeks to provide insight into how a transmedia learning environment can be scaffold by the design of a transmedia educational project. In this way, we attempt to contribute to the development of transmedia learning - a topic gaining ground in the field of education.Repositório AbertoRodrigues, PatríciaBidarra, José2015-06-08T09:56:10Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4280porRodrigues, Patrícia; Bidarra, José - Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia. "inVISIBILIDADES [Em linha] : Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes". ISSN 1647-0508. Nº 7 (dez. 2014), p. 30-431647-0508info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:19:20Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:03.564885Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
title |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
spellingShingle |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia Rodrigues, Patrícia Transmedia storytelling Educação Aprendizagem transmédia Education Transmedia learning |
title_short |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
title_full |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
title_fullStr |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
title_full_unstemmed |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
title_sort |
Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia |
author |
Rodrigues, Patrícia |
author_facet |
Rodrigues, Patrícia Bidarra, José |
author_role |
author |
author2 |
Bidarra, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrícia Bidarra, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmedia storytelling Educação Aprendizagem transmédia Education Transmedia learning |
topic |
Transmedia storytelling Educação Aprendizagem transmédia Education Transmedia learning |
description |
À medida que o cenário mediático evolui, a tradição de contar histórias assume novos contornos. A narrativa transmédia tem o potencial de envolver, inspirar e conetar os que nela tomam parte. Pretende-se neste artigo, por um lado, demonstrar como a criação de um ambiente de aprendizagem transmédia vai de encontro ao perfil dos alunos do século XXI e, por outro, como este pode ser alicerçado através do design de um projeto transmédia educativo. Espera-se, desta forma, contribuir para a exploração de um tópico cada vez mais expressivo para a educação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-06-08T09:56:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/4280 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/4280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrícia; Bidarra, José - Ao encontro da geração net delineando um projeto de aprendizagem transmédia. "inVISIBILIDADES [Em linha] : Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes". ISSN 1647-0508. Nº 7 (dez. 2014), p. 30-43 1647-0508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135022093959168 |