Interaction in games: playing with move motion controller

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão, Mauro Filipe Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3767
Resumo: As técnicas de interacção humana com o computador (HCI) têm evoluído muito nos últimos anos, o que trouxe benefícios para a indústria dos videojogos. O aparecimento de comandos de movimento como o comando Wii Remote ou o comando Playstation Move são exemplos desta evolução. Uma área dos videojogos que beneficiou bastante com esta evolução foi a área dos jogos que promovem o exercício físico, os Exergames. Esta dissertação apresenta o jogo mSquash, um Exergame que foi criado para testar a potencialidade deste tipo de videojogos e também das técnicas de interacção usadas neles. Para isso foi usado o comando de movimento Playstation Move como controlador do jogo e o motor de renderização OGRE3D como plataforma base para o desenvolvimento do jogo. Foram ainda efectuados testes com vários jogadores e foram retirados dados relativos à sua performance no jogo. Os jogadores foram ainda sujeitos a um questionário, depois de terem jogado o mSquash, onde se tentou perceber a sua opinião sobre o jogo e a forma de interacção utilizada.
id RCAP_e7994889c35c814559c8fa76be3c9f90
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interaction in games: playing with move motion controllerVideojogosVideojogos - ExergamesVideojogos - Comandos de movimentoVideojogos - Interacção gestualAs técnicas de interacção humana com o computador (HCI) têm evoluído muito nos últimos anos, o que trouxe benefícios para a indústria dos videojogos. O aparecimento de comandos de movimento como o comando Wii Remote ou o comando Playstation Move são exemplos desta evolução. Uma área dos videojogos que beneficiou bastante com esta evolução foi a área dos jogos que promovem o exercício físico, os Exergames. Esta dissertação apresenta o jogo mSquash, um Exergame que foi criado para testar a potencialidade deste tipo de videojogos e também das técnicas de interacção usadas neles. Para isso foi usado o comando de movimento Playstation Move como controlador do jogo e o motor de renderização OGRE3D como plataforma base para o desenvolvimento do jogo. Foram ainda efectuados testes com vários jogadores e foram retirados dados relativos à sua performance no jogo. Os jogadores foram ainda sujeitos a um questionário, depois de terem jogado o mSquash, onde se tentou perceber a sua opinião sobre o jogo e a forma de interacção utilizada.Human-Computer Interaction (HCI) techniques have evolved over the last years, which brings benefits to the video game industries. The appearances of motion controllers like the Playstation Move and the Wii Remote are examples of this evolution. One type of video games that benefits a lot from this evolution were the Exergames, video games that promote physical exercise. This dissertation presents the mSquash, an Exergame that was created to study the capabilities of this type of video games and the interaction techniques used on them. Playstation Move was used as the controller for this game, which was built using the 3D rendering engine OGRE. Besides were realized tests with several players and were generated data about the players performance in the game. The players also had to answer to a questionnaire, after playing the game, to obtain their opinions about the game and about the interaction method used.Silva, Frutuoso Gomes Mendes dauBibliorumFerrão, Mauro Filipe Martins2015-07-23T13:39:22Z20112011-062011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:07.595208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interaction in games: playing with move motion controller
title Interaction in games: playing with move motion controller
spellingShingle Interaction in games: playing with move motion controller
Ferrão, Mauro Filipe Martins
Videojogos
Videojogos - Exergames
Videojogos - Comandos de movimento
Videojogos - Interacção gestual
title_short Interaction in games: playing with move motion controller
title_full Interaction in games: playing with move motion controller
title_fullStr Interaction in games: playing with move motion controller
title_full_unstemmed Interaction in games: playing with move motion controller
title_sort Interaction in games: playing with move motion controller
author Ferrão, Mauro Filipe Martins
author_facet Ferrão, Mauro Filipe Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Frutuoso Gomes Mendes da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrão, Mauro Filipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Videojogos
Videojogos - Exergames
Videojogos - Comandos de movimento
Videojogos - Interacção gestual
topic Videojogos
Videojogos - Exergames
Videojogos - Comandos de movimento
Videojogos - Interacção gestual
description As técnicas de interacção humana com o computador (HCI) têm evoluído muito nos últimos anos, o que trouxe benefícios para a indústria dos videojogos. O aparecimento de comandos de movimento como o comando Wii Remote ou o comando Playstation Move são exemplos desta evolução. Uma área dos videojogos que beneficiou bastante com esta evolução foi a área dos jogos que promovem o exercício físico, os Exergames. Esta dissertação apresenta o jogo mSquash, um Exergame que foi criado para testar a potencialidade deste tipo de videojogos e também das técnicas de interacção usadas neles. Para isso foi usado o comando de movimento Playstation Move como controlador do jogo e o motor de renderização OGRE3D como plataforma base para o desenvolvimento do jogo. Foram ainda efectuados testes com vários jogadores e foram retirados dados relativos à sua performance no jogo. Os jogadores foram ainda sujeitos a um questionário, depois de terem jogado o mSquash, onde se tentou perceber a sua opinião sobre o jogo e a forma de interacção utilizada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-06
2011-01-01T00:00:00Z
2015-07-23T13:39:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3767
url http://hdl.handle.net/10400.6/3767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136347561132032