On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagarto, José
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Alaíz, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30050
Resumo: Após quase dois anos letivos de implementação de um modelo de flexibilidade curricular nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, que tem como objetivos claros e finais o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, acompanhámos escolas com projetos de flexibilidade incluídos no âmbito da sua autonomia. Procurámos perceber, num quadro de observação não participante, se o desenho curricular estabelecido inicialmente, por iniciativa da liderança escolar, permitia atingir os objetivos referidos. O quadro de investigação contou essencialmente com a observação de aulas, participação em reuniões de equipas disciplinares e reuniões com a equipa local de acompanhamento do processo de flexibilização do currículo. Verificámos que as estratégias de aprendizagem passaram a ser mais centradas nos alunos e o que efetivamente se constatou é que os resultados das aprendizagens melhoraram substancialmente, não só testemunhadas pela opinião dos docentes, mas também materializadas nas classificações escolares.
id RCAP_e7d7ecd70b119b7faa739669018ac1a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflectNos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimosFlexibilidade curricularEstratégias docentesAutonomiaInovação pedagógicaCurricular flexibilityTeaching strategiesAutonomyPedagogical innovationApós quase dois anos letivos de implementação de um modelo de flexibilidade curricular nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, que tem como objetivos claros e finais o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, acompanhámos escolas com projetos de flexibilidade incluídos no âmbito da sua autonomia. Procurámos perceber, num quadro de observação não participante, se o desenho curricular estabelecido inicialmente, por iniciativa da liderança escolar, permitia atingir os objetivos referidos. O quadro de investigação contou essencialmente com a observação de aulas, participação em reuniões de equipas disciplinares e reuniões com a equipa local de acompanhamento do processo de flexibilização do currículo. Verificámos que as estratégias de aprendizagem passaram a ser mais centradas nos alunos e o que efetivamente se constatou é que os resultados das aprendizagens melhoraram substancialmente, não só testemunhadas pela opinião dos docentes, mas também materializadas nas classificações escolares.After nearly two school years of implementing a curriculum flexibility model in Portuguese primary and secondary schools, and with the clear and final goals of increasing school success and decreasing school dropout, we have followed schools with flexibility projects included in the program autonomy. We tried to understand, in a non-participant observation framework, if the curriculum design initially established by the school leadership initiative, allowed to achieve thestated objectives. The research framework consisted mainly of classroom observation, participation in disciplinary team meetings and meetings with the local team to follow the curriculum flexibilization process. We found that learning strategies became more student-centered and what was effectively found was that learning outcomes improved substantially, not only witnessed by teachers’ opinions, but also materialized in school grades.Universidade Católica EditoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLagarto, JoséAlaíz, Vitor2020-03-19T15:36:45Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30050porLagarto, J., Alaíz, V. (2019). Nos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (19), 41-661646-728010.34632/investigacaoeducacional.2019.52922186-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:11.289502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
Nos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimos
title On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
spellingShingle On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
Lagarto, José
Flexibilidade curricular
Estratégias docentes
Autonomia
Inovação pedagógica
Curricular flexibility
Teaching strategies
Autonomy
Pedagogical innovation
title_short On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
title_full On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
title_fullStr On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
title_full_unstemmed On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
title_sort On the track of a flexible curriculum. What we see, hear and reflect
author Lagarto, José
author_facet Lagarto, José
Alaíz, Vitor
author_role author
author2 Alaíz, Vitor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lagarto, José
Alaíz, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Flexibilidade curricular
Estratégias docentes
Autonomia
Inovação pedagógica
Curricular flexibility
Teaching strategies
Autonomy
Pedagogical innovation
topic Flexibilidade curricular
Estratégias docentes
Autonomia
Inovação pedagógica
Curricular flexibility
Teaching strategies
Autonomy
Pedagogical innovation
description Após quase dois anos letivos de implementação de um modelo de flexibilidade curricular nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, que tem como objetivos claros e finais o aumento do sucesso escolar e a diminuição do abandono, acompanhámos escolas com projetos de flexibilidade incluídos no âmbito da sua autonomia. Procurámos perceber, num quadro de observação não participante, se o desenho curricular estabelecido inicialmente, por iniciativa da liderança escolar, permitia atingir os objetivos referidos. O quadro de investigação contou essencialmente com a observação de aulas, participação em reuniões de equipas disciplinares e reuniões com a equipa local de acompanhamento do processo de flexibilização do currículo. Verificámos que as estratégias de aprendizagem passaram a ser mais centradas nos alunos e o que efetivamente se constatou é que os resultados das aprendizagens melhoraram substancialmente, não só testemunhadas pela opinião dos docentes, mas também materializadas nas classificações escolares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-19T15:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/30050
url http://hdl.handle.net/10400.14/30050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lagarto, J., Alaíz, V. (2019). Nos trilhos da flexibilidade curricular. O que vimos, ouvimos e refletimos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (19), 41-66
1646-7280
10.34632/investigacaoeducacional.2019.5292
2186-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131951972483072