O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Margarida
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Viana, César, Maia, Maria Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14856
Resumo: O ensino da Química na Universidade é hoje fundamental, não só para os alunos de cursos de Química mas também para alunos de outros cursos que dela necessitam como ferramenta. A Química surge então como cadeira obrigatória no 1º ano de muitos e variados cursos com o objectivo claro de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos necessários quer ao prosseguimento normal do seu curso, quer à sua futura vida profissional. As aulas práticas, e consequentemente os trabalhos práticos, surgem, quase sempre, como parte integrante dessas cadeiras de Química, com o objectivo claro de desenvolver nos alunos um conjunto de competências básicas no domínio da Química. E os alunos, que valor atribuem eles ao trabalho experimental? Será que as aulas práticas são encaradas por estes como uma contribuição valiosa para as aprendizagens que devem efectuar ou apenas como a componente lúdica que interessa desfrutar?
id RCAP_e7deb16cfc9a815330a1c907f04542c9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitáriosTrabalho ExperimentalEnsino SuperiorEnsinoQuímicaMotivaçãoO ensino da Química na Universidade é hoje fundamental, não só para os alunos de cursos de Química mas também para alunos de outros cursos que dela necessitam como ferramenta. A Química surge então como cadeira obrigatória no 1º ano de muitos e variados cursos com o objectivo claro de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos necessários quer ao prosseguimento normal do seu curso, quer à sua futura vida profissional. As aulas práticas, e consequentemente os trabalhos práticos, surgem, quase sempre, como parte integrante dessas cadeiras de Química, com o objectivo claro de desenvolver nos alunos um conjunto de competências básicas no domínio da Química. E os alunos, que valor atribuem eles ao trabalho experimental? Será que as aulas práticas são encaradas por estes como uma contribuição valiosa para as aprendizagens que devem efectuar ou apenas como a componente lúdica que interessa desfrutar?Institut de Ciències de l'Educacio de la Universitat Autonoma de Barcelona2015-06-26T14:10:24Z2015-06-262001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14856http://hdl.handle.net/10174/14856porFigueiredo, M., Viana, C.A. N. & Maia, M. E., (2001) O Papel Motivador do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos Universitários. Ensenanza de las Ciencias, Número Extra, VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp 1641640212-4521Enseñanza de las CienciasNúmero Extramtf@uevora.ptndelisamaia@gmail.com229Figueiredo, MargaridaViana, CésarMaia, Maria Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:00.628748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
title O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
spellingShingle O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
Figueiredo, Margarida
Trabalho Experimental
Ensino Superior
Ensino
Química
Motivação
title_short O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
title_full O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
title_fullStr O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
title_full_unstemmed O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
title_sort O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
author Figueiredo, Margarida
author_facet Figueiredo, Margarida
Viana, César
Maia, Maria Elisa
author_role author
author2 Viana, César
Maia, Maria Elisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Margarida
Viana, César
Maia, Maria Elisa
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Experimental
Ensino Superior
Ensino
Química
Motivação
topic Trabalho Experimental
Ensino Superior
Ensino
Química
Motivação
description O ensino da Química na Universidade é hoje fundamental, não só para os alunos de cursos de Química mas também para alunos de outros cursos que dela necessitam como ferramenta. A Química surge então como cadeira obrigatória no 1º ano de muitos e variados cursos com o objectivo claro de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos necessários quer ao prosseguimento normal do seu curso, quer à sua futura vida profissional. As aulas práticas, e consequentemente os trabalhos práticos, surgem, quase sempre, como parte integrante dessas cadeiras de Química, com o objectivo claro de desenvolver nos alunos um conjunto de competências básicas no domínio da Química. E os alunos, que valor atribuem eles ao trabalho experimental? Será que as aulas práticas são encaradas por estes como uma contribuição valiosa para as aprendizagens que devem efectuar ou apenas como a componente lúdica que interessa desfrutar?
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
2015-06-26T14:10:24Z
2015-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14856
http://hdl.handle.net/10174/14856
url http://hdl.handle.net/10174/14856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, M., Viana, C.A. N. & Maia, M. E., (2001) O Papel Motivador do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos Universitários. Ensenanza de las Ciencias, Número Extra, VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp 164
164
0212-4521
Enseñanza de las Ciencias
Número Extra
mtf@uevora.pt
nd
elisamaia@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Institut de Ciències de l'Educacio de la Universitat Autonoma de Barcelona
publisher.none.fl_str_mv Institut de Ciències de l'Educacio de la Universitat Autonoma de Barcelona
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563815251968