O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14856 |
Resumo: | O ensino da Química na Universidade é hoje fundamental, não só para os alunos de cursos de Química mas também para alunos de outros cursos que dela necessitam como ferramenta. A Química surge então como cadeira obrigatória no 1º ano de muitos e variados cursos com o objectivo claro de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos necessários quer ao prosseguimento normal do seu curso, quer à sua futura vida profissional. As aulas práticas, e consequentemente os trabalhos práticos, surgem, quase sempre, como parte integrante dessas cadeiras de Química, com o objectivo claro de desenvolver nos alunos um conjunto de competências básicas no domínio da Química. E os alunos, que valor atribuem eles ao trabalho experimental? Será que as aulas práticas são encaradas por estes como uma contribuição valiosa para as aprendizagens que devem efectuar ou apenas como a componente lúdica que interessa desfrutar? |
id |
RCAP_e7deb16cfc9a815330a1c907f04542c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14856 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitáriosTrabalho ExperimentalEnsino SuperiorEnsinoQuímicaMotivaçãoO ensino da Química na Universidade é hoje fundamental, não só para os alunos de cursos de Química mas também para alunos de outros cursos que dela necessitam como ferramenta. A Química surge então como cadeira obrigatória no 1º ano de muitos e variados cursos com o objectivo claro de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos necessários quer ao prosseguimento normal do seu curso, quer à sua futura vida profissional. As aulas práticas, e consequentemente os trabalhos práticos, surgem, quase sempre, como parte integrante dessas cadeiras de Química, com o objectivo claro de desenvolver nos alunos um conjunto de competências básicas no domínio da Química. E os alunos, que valor atribuem eles ao trabalho experimental? Será que as aulas práticas são encaradas por estes como uma contribuição valiosa para as aprendizagens que devem efectuar ou apenas como a componente lúdica que interessa desfrutar?Institut de Ciències de l'Educacio de la Universitat Autonoma de Barcelona2015-06-26T14:10:24Z2015-06-262001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14856http://hdl.handle.net/10174/14856porFigueiredo, M., Viana, C.A. N. & Maia, M. E., (2001) O Papel Motivador do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos Universitários. Ensenanza de las Ciencias, Número Extra, VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp 1641640212-4521Enseñanza de las CienciasNúmero Extramtf@uevora.ptndelisamaia@gmail.com229Figueiredo, MargaridaViana, CésarMaia, Maria Elisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:00.628748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
title |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
spellingShingle |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários Figueiredo, Margarida Trabalho Experimental Ensino Superior Ensino Química Motivação |
title_short |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
title_full |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
title_fullStr |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
title_full_unstemmed |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
title_sort |
O Papel motivador do trabalho experimental no ensino da Química a alunos universitários |
author |
Figueiredo, Margarida |
author_facet |
Figueiredo, Margarida Viana, César Maia, Maria Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Viana, César Maia, Maria Elisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Margarida Viana, César Maia, Maria Elisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Experimental Ensino Superior Ensino Química Motivação |
topic |
Trabalho Experimental Ensino Superior Ensino Química Motivação |
description |
O ensino da Química na Universidade é hoje fundamental, não só para os alunos de cursos de Química mas também para alunos de outros cursos que dela necessitam como ferramenta. A Química surge então como cadeira obrigatória no 1º ano de muitos e variados cursos com o objectivo claro de fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos necessários quer ao prosseguimento normal do seu curso, quer à sua futura vida profissional. As aulas práticas, e consequentemente os trabalhos práticos, surgem, quase sempre, como parte integrante dessas cadeiras de Química, com o objectivo claro de desenvolver nos alunos um conjunto de competências básicas no domínio da Química. E os alunos, que valor atribuem eles ao trabalho experimental? Será que as aulas práticas são encaradas por estes como uma contribuição valiosa para as aprendizagens que devem efectuar ou apenas como a componente lúdica que interessa desfrutar? |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01T00:00:00Z 2015-06-26T14:10:24Z 2015-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14856 http://hdl.handle.net/10174/14856 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Figueiredo, M., Viana, C.A. N. & Maia, M. E., (2001) O Papel Motivador do Trabalho Experimental no Ensino da Química a Alunos Universitários. Ensenanza de las Ciencias, Número Extra, VI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, Barcelona, pp 164 164 0212-4521 Enseñanza de las Ciencias Número Extra mtf@uevora.pt nd elisamaia@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Institut de Ciències de l'Educacio de la Universitat Autonoma de Barcelona |
publisher.none.fl_str_mv |
Institut de Ciències de l'Educacio de la Universitat Autonoma de Barcelona |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563815251968 |