Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_f57b46c83317c7ffef81b03ed9c113af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/178994 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagemLiteraturaCinema e literaturaCinema -MontagemDiretores e produtores de cinemaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017.Seu último longa-metragem, Inland Empire, David Lynch afirma ter realizado sem um roteiro prévio. Durante os quase três anos de filmagens - em períodos intercalados - Lynch filmou fragmentos e cenas sem saber como esses pedaços se conectariam, confiando na intuição e na ideia inicial que fez surgir o desejo de realizar o filme. Partindo desses dados e das leituras de alguns de seus filmes (Eraserhead, Blue Velvet, Lost Highway, Mulholland Dr. e Inland Empire) esta dissertação propõe pensar a montagem para além de um procedimento técnico, ou seja, pensar a montagem como um gesto inerente ao ser humano que, para além da técnica, pode ser sentido como experiência. Essa possibilidade se dá através de um pensamento radical, um pensamento-montagem que interrompe os sentidos e que a todo instante circunda o abismo do impossível, o não-saber. Para realizar esse movimento espiral ao redor do abismo, eu me propus, através de fragmentos, a tecer conceitos que se remetem entre si e que perturbam a estabilidade do saber, causando fissuras no pensamento e deslocando-me para um centro escorregadio e esquivo, indo do conhecido em direção ao desconhecido. Misturadas a essa montagem de conceitos, coloquei em jogo também minhas experiências e as transformações dos meus pensamentos ao longo desse processo. Essa é uma maneira de me colocar à prova: somente em risco, no "paso a través de un peligro" que se dá a ex-periri.Soares, Luiz Felipe GuimarãesUniversidade Federal de Santa CatarinaAmboni, Rodrigo2017-09-05T04:13:37Z2017-09-05T04:13:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 p.| il.application/pdf348105https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:13:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178994Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:13:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
title |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
spellingShingle |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem Amboni, Rodrigo Literatura Cinema e literatura Cinema - Montagem Diretores e produtores de cinema |
title_short |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
title_full |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
title_fullStr |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
title_full_unstemmed |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
title_sort |
Entre o saber e o não-saber: David Lynch e a experiência da montagem |
author |
Amboni, Rodrigo |
author_facet |
Amboni, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Luiz Felipe Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amboni, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Cinema e literatura Cinema - Montagem Diretores e produtores de cinema |
topic |
Literatura Cinema e literatura Cinema - Montagem Diretores e produtores de cinema |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-05T04:13:37Z 2017-09-05T04:13:37Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
348105 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994 |
identifier_str_mv |
348105 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
161 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652201126526976 |