Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19686 |
Resumo: | O nascimento pré termo tem amplas repercussões ao nível do desenvolvimento. As consequências tendem a ser tanto mais significativas quanto menor é a idade gestacional. Embora bastante estudada, a prematuridade é um fenómeno que continua a merecer investigação para melhor conhecermos as consequências em domínios específicos como o desenvolvimento das capacidades visuo - motoras. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo geral comparar o desempenho global no domínio da integração visuo - motora, da perceção visual e da coordenação motora, de crianças nascidas com 32 ou menos semanas de gestação com o de crianças nascidas de termo. Foi também objetivo do trabalho avaliar a influência do peso ao nascimento e de variáveis demográficas e clínicas (habilitações académicas da mãe, profissão da mãe, número de irmãos e idade de inicio da atividade educativa) no domínio estudado. Foram estudadas 40 crianças ex pré termo e 40 crianças nascidas de termo, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, com o conjunto de testes de desenvolvimento da integração visuo - motora de Beery- Buktenica: teste de integração visuo - motora, teste de perceção visual e teste de coordenação motora. Os resultados obtidos indicam diferenças significativas ao nível do desempenho global na integração visuo - motora, perceção visual e coordenação motora entre as crianças ex pré termo e as crianças nascidas de termo. No grupo ex pré termo nenhuma das variáveis demográficas e clinicas identificadas se correlacionou com o desempenho. No grupo de termo observou-se uma correlação positiva entre as habilitações académicas da mãe e o resultado na integração visuo motora e na perceção visual, assim como entre a profissão da mãe e o desempenho na perceção visual. Na idade de entrada para o ensino formal observaram-se diferenças no desenvolvimento das capacidades visuo – motoras e percetivas nas crianças ex pré termo, mesmo na ausência de lesão cerebral. Face aos resultados é importante incluir nos protocolos de seguimento dos bebés nascidos de pré termo uma avaliação direcionada para as competências visuo - motoras |
id |
RCAP_e7f205ac3d67f6a240f1d99ab5f7b1bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termoExtremo pré-termoIntegração visuo-motoraPerceção visualCoordenação motoraExtreme pretermVisual-motor integrationVisual perceptionMotor coordinationDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO nascimento pré termo tem amplas repercussões ao nível do desenvolvimento. As consequências tendem a ser tanto mais significativas quanto menor é a idade gestacional. Embora bastante estudada, a prematuridade é um fenómeno que continua a merecer investigação para melhor conhecermos as consequências em domínios específicos como o desenvolvimento das capacidades visuo - motoras. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo geral comparar o desempenho global no domínio da integração visuo - motora, da perceção visual e da coordenação motora, de crianças nascidas com 32 ou menos semanas de gestação com o de crianças nascidas de termo. Foi também objetivo do trabalho avaliar a influência do peso ao nascimento e de variáveis demográficas e clínicas (habilitações académicas da mãe, profissão da mãe, número de irmãos e idade de inicio da atividade educativa) no domínio estudado. Foram estudadas 40 crianças ex pré termo e 40 crianças nascidas de termo, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, com o conjunto de testes de desenvolvimento da integração visuo - motora de Beery- Buktenica: teste de integração visuo - motora, teste de perceção visual e teste de coordenação motora. Os resultados obtidos indicam diferenças significativas ao nível do desempenho global na integração visuo - motora, perceção visual e coordenação motora entre as crianças ex pré termo e as crianças nascidas de termo. No grupo ex pré termo nenhuma das variáveis demográficas e clinicas identificadas se correlacionou com o desempenho. No grupo de termo observou-se uma correlação positiva entre as habilitações académicas da mãe e o resultado na integração visuo motora e na perceção visual, assim como entre a profissão da mãe e o desempenho na perceção visual. Na idade de entrada para o ensino formal observaram-se diferenças no desenvolvimento das capacidades visuo – motoras e percetivas nas crianças ex pré termo, mesmo na ausência de lesão cerebral. Face aos resultados é importante incluir nos protocolos de seguimento dos bebés nascidos de pré termo uma avaliação direcionada para as competências visuo - motorasPreterm birth has a wide impact on children’s development. The risk of clinical and developmental problems increases as gestational age decreases. Due to its functional importance this domain deserves further research in preterm children. In this context the main goal of the present investigation is to compare the global development of visuo - motor integration, visual perception and motor coordination of children born with 32 or less weeks of gestational age with full term born children. Other goals were to assess the influence of birth weight and demographic and clinical variables (mother academic level, professional activity of mother, number of brothers and age of beginning educational activities) in the visual – motor domains of study: visual - motor integration, visual perception and motor coordination. We studied 40 preterm born children and 40 full term children age between 5 and 6 years, with Beery – Buktenica tests. There were significant differences in the three visual-motor integration domains. In the preterm group none of the demographic and clinical variables, has a significant influence in visual – motor development. Visual development is different in ex-premature children, even in the absence of cerebral lesions or developmental delays. We have shown those differences to be present at the school-entry age. These results show the importance of assessing the visuo–motor skills in follow up protocols.Ribeiro, Filipa Delgado Neiva CorreiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Ana Isabel Xavier2016-04-14T14:36:35Z2016-01-2220152016-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19686TID:201223511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:27.105859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
title |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
spellingShingle |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo Ferreira, Ana Isabel Xavier Extremo pré-termo Integração visuo-motora Perceção visual Coordenação motora Extreme preterm Visual-motor integration Visual perception Motor coordination Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
title_full |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
title_fullStr |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
title_sort |
Desenvolvimento das competências visuo-motoras em crianças ex pré- termo |
author |
Ferreira, Ana Isabel Xavier |
author_facet |
Ferreira, Ana Isabel Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Filipa Delgado Neiva Correia Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Isabel Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extremo pré-termo Integração visuo-motora Perceção visual Coordenação motora Extreme preterm Visual-motor integration Visual perception Motor coordination Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Extremo pré-termo Integração visuo-motora Perceção visual Coordenação motora Extreme preterm Visual-motor integration Visual perception Motor coordination Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
O nascimento pré termo tem amplas repercussões ao nível do desenvolvimento. As consequências tendem a ser tanto mais significativas quanto menor é a idade gestacional. Embora bastante estudada, a prematuridade é um fenómeno que continua a merecer investigação para melhor conhecermos as consequências em domínios específicos como o desenvolvimento das capacidades visuo - motoras. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo geral comparar o desempenho global no domínio da integração visuo - motora, da perceção visual e da coordenação motora, de crianças nascidas com 32 ou menos semanas de gestação com o de crianças nascidas de termo. Foi também objetivo do trabalho avaliar a influência do peso ao nascimento e de variáveis demográficas e clínicas (habilitações académicas da mãe, profissão da mãe, número de irmãos e idade de inicio da atividade educativa) no domínio estudado. Foram estudadas 40 crianças ex pré termo e 40 crianças nascidas de termo, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, com o conjunto de testes de desenvolvimento da integração visuo - motora de Beery- Buktenica: teste de integração visuo - motora, teste de perceção visual e teste de coordenação motora. Os resultados obtidos indicam diferenças significativas ao nível do desempenho global na integração visuo - motora, perceção visual e coordenação motora entre as crianças ex pré termo e as crianças nascidas de termo. No grupo ex pré termo nenhuma das variáveis demográficas e clinicas identificadas se correlacionou com o desempenho. No grupo de termo observou-se uma correlação positiva entre as habilitações académicas da mãe e o resultado na integração visuo motora e na perceção visual, assim como entre a profissão da mãe e o desempenho na perceção visual. Na idade de entrada para o ensino formal observaram-se diferenças no desenvolvimento das capacidades visuo – motoras e percetivas nas crianças ex pré termo, mesmo na ausência de lesão cerebral. Face aos resultados é importante incluir nos protocolos de seguimento dos bebés nascidos de pré termo uma avaliação direcionada para as competências visuo - motoras |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-04-14T14:36:35Z 2016-01-22 2016-01-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19686 TID:201223511 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19686 |
identifier_str_mv |
TID:201223511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131848093204480 |