Literacia em saúde dos alunos do 1º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Raposo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41425
Resumo: Introdução: A literacia em saúde é um mediador na relação entre educação e saúde e está relacionada com os cuidados de saúde, a prevenção de doença e a promoção de saúde. Objetivos: Avaliar a literacia em saúde e os fatores associados numa população de alunos do 1º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL). Materiais e métodos: Foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal. A recolha dos dados foi realizada nas instalações da FMDUL, aplicando um questionário e a versão portuguesa do instrumento Newest Vital Sign (NVS) aos estudantes do 1º ano. Na análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis (α=0,05%). Resultados: A amostra foi constituída por 106 participantes, com uma média de idade de 19,48 anos (dp=2,3). A maior parte dos participantes apresentou uma literacia em saúde adequada (71,7%). O número médio de repostas corretas foi de 4,19 respostas (dp=1,43). Apenas se verificou uma associação entre a literacia em saúde e a frequência de visita ao médico dentista ou higienista oral (p=0,04). Conclusões: A maioria dos alunos do 1o ano da FMDUL apresenta uma literacia em saúde adequada. Os alunos que frequentaram o médico dentista com mais regularidade apresentaram uma melhor literacia em saúde.
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spelling Literacia em saúde dos alunos do 1º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de LisboaSaúde oralTeses de mestrado - 2019CiênciasMedicina ClínicaIntrodução: A literacia em saúde é um mediador na relação entre educação e saúde e está relacionada com os cuidados de saúde, a prevenção de doença e a promoção de saúde. Objetivos: Avaliar a literacia em saúde e os fatores associados numa população de alunos do 1º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL). Materiais e métodos: Foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal. A recolha dos dados foi realizada nas instalações da FMDUL, aplicando um questionário e a versão portuguesa do instrumento Newest Vital Sign (NVS) aos estudantes do 1º ano. Na análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado, Mann-Whitney e Kruskall-Wallis (α=0,05%). Resultados: A amostra foi constituída por 106 participantes, com uma média de idade de 19,48 anos (dp=2,3). A maior parte dos participantes apresentou uma literacia em saúde adequada (71,7%). O número médio de repostas corretas foi de 4,19 respostas (dp=1,43). Apenas se verificou uma associação entre a literacia em saúde e a frequência de visita ao médico dentista ou higienista oral (p=0,04). Conclusões: A maioria dos alunos do 1o ano da FMDUL apresenta uma literacia em saúde adequada. Os alunos que frequentaram o médico dentista com mais regularidade apresentaram uma melhor literacia em saúde.Background: Health literacy is a mediator between education and health and is related with health care, disease prevention and health promotion. Aim: To access health literacy and its associated factors in a population of fist year college students at the Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL). Materials and methods: A observational, analytical and transversal study was carried oud. Data collection was performed at FMDUL in which was applied a questionnaire and the Portuguese version of the Newest Vital Sign (NVS) instrument. The tests used for statistical analysis were the chi-square, Mann-Whitney and Kruskall-Wallis (α=0,05%). Results: The sample included 106 students with a mean age of 19,48 years (standard deviation=2,3). Most of the participants had adequate health literacy (71,7%). The average number of correct answers was 4,19 answers (standard deviation=1,43). There was a statistically significant association with health literacy was the frequency of dental or oral hygiene appointments (p=0,04). Conclusions: The majority of the 1st year FMDUL students has adequate health literacy. The students that had more frequent dental appointments showed better health literacy.Mendes, SóniaLuís, HenriqueRepositório da Universidade de LisboaMarques, Maria Raposo2020-01-28T11:04:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41425TID:202317757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41425Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:42.070030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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