O género na construção de personagens 3D: do binário ao fluído

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Patrícia Alexandra Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40794
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Média Interativos
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spelling O género na construção de personagens 3D: do binário ao fluídoGéneroBinárioFluídoPersonagens 3DCultura popularGenderBinaryFluid3D charactersPop cultureCiências Sociais::SociologiaRelatório de estágio de mestrado em Média InterativosEsta dissertação é enquadrada pela temática do Género, tendo como objetivo estudar as manifestações dos discursos e das representações de género na cultura popular, mais concretamente das personagens 3D em filmes de animação e videojogos. Apesar do desenvolvimento dos Estudos de Género, este assunto foi ainda pouco trabalhado em Portugal. Pretende-se, assim, questionar se estes personagens são marcados pela tradicional concepção binária do género (masculino versus feminino) ou se haverá espaço para alguma fluidez, para um terceiro género ou para a neutralidade de género. Para a grande maioria de nós, o género é composto por duas e apenas duas categorias, masculino e feminino, e a transição de uma para a outra é ainda um tabu social e académico. Se o facto de haver elementos da nossa sociedade que anseiam por pertencer a uma categoria sexual e de género dentro da qual não nasceram, tal é ainda visto como não-natural; o facto de existirem muitos outros que não se identificam com nenhuma delas, ou com uma mistura das duas é praticamente impensável e inaceitável. Este trabalho, na sua componente teórico-reflexiva, parte de uma extensa e diversa quantidade de perspectivas e estudos sobre papéis tradicionais de género, discursos de género, género e sexualidade, transgressão de género e género na cultura popular. O estudo empírico é uma análise de representações de género em personagens 3D mainstream, enquadrado pela oposição binário e fluído. Metodologicamente, o corpus é constituído por dezasseis personagens individuais, de múltiplos filmes de animação e videojogos. A análise qualitativa destes personagens, baseia-se em nove categorias que permitem perceber o modo como o género é construído nos mesmos, e posterior comparação. O objetivo deste estudo é assim interrogar e perceber se é possível haver uma total transgressão das normas de género; se é possível passar do binário ao fluído, ou se as convenções de género persistem.This dissertation lies within the subject of gender, and its goal is to study gender discourses and representations in pop culture, particularly those of 3D characters, present in animated movies and videogames. Despite the advances of Gender Studies, this subject isn’t afforded the necessary attention I Portugal. This work means to question whether these characters are built on the binary principle (masculinity versus femininity), or if there is room for some degree of fluidity. For most of us, gender is built upon two and only two categories, male and female (or masculine and feminine), and the transition from one to the other is still somewhat a social and academic taboo. If the fact that there are some elements of society that wish to belong to a sexual and gender category in which they were not born in, is still seen as unnatural, the existence of many other that identify as neither or a mixture of both is virtually unthinkable and unacceptable. This study includes an extensive and diverse amount of, theoretical and reflexive, information about traditional gender roles, gendered discourses, gender and sexuality, gender transgression and gender in pop culture, that allow me to proceed to an analysis of gender representations in mainstream 3D characters. To make such an analysis I created, based on all information gathered, nine qualitative gender categories, and analysed sixteen individual characters, featured in animated movies and videogames, that are later compared and discussed. The purpose of this analysis is to understand if a complete transgression to traditional gender roles is possible; if it is possible to go from binary to fluid, or if the traditional gender roles persist.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoCorreia, Patrícia Alexandra Machado20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40794por201084775info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:49.241539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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