Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Manuel Joaquim Taveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/231
Resumo: Uma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados.
id RCAP_e7fa650cdcbb7b2fb7a538343714c7bf
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.Ensino profissionalFormação em contexto de trabalhoCompetênciasInserção profissionalRecursos humanosTMEUma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados.2009-09-29T15:16:50Z2013-08-14T18:01:07Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/231porCota: TME 391Pereira, Manuel Joaquim Taveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:31ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
title Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
spellingShingle Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
Pereira, Manuel Joaquim Taveira
Ensino profissional
Formação em contexto de trabalho
Competências
Inserção profissional
Recursos humanos
TME
title_short Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
title_full Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
title_fullStr Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
title_full_unstemmed Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
title_sort Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
author Pereira, Manuel Joaquim Taveira
author_facet Pereira, Manuel Joaquim Taveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Manuel Joaquim Taveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Formação em contexto de trabalho
Competências
Inserção profissional
Recursos humanos
TME
topic Ensino profissional
Formação em contexto de trabalho
Competências
Inserção profissional
Recursos humanos
TME
description Uma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-29T15:16:50Z
2009-01-01T00:00:00Z
2009
2013-08-14T18:01:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/231
url http://hdl.handle.net/11328/231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 391
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546387304448