Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/231 |
Resumo: | Uma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados. |
id |
RCAP_e7fa650cdcbb7b2fb7a538343714c7bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/231 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional.Ensino profissionalFormação em contexto de trabalhoCompetênciasInserção profissionalRecursos humanosTMEUma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados.2009-09-29T15:16:50Z2013-08-14T18:01:07Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/231porCota: TME 391Pereira, Manuel Joaquim Taveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:31ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
title |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
spellingShingle |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. Pereira, Manuel Joaquim Taveira Ensino profissional Formação em contexto de trabalho Competências Inserção profissional Recursos humanos TME |
title_short |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
title_full |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
title_fullStr |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
title_full_unstemmed |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
title_sort |
Impacto da Formação em contexto de trabalhos na inserção profissional de diplomados de uma escola profissional. |
author |
Pereira, Manuel Joaquim Taveira |
author_facet |
Pereira, Manuel Joaquim Taveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Manuel Joaquim Taveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino profissional Formação em contexto de trabalho Competências Inserção profissional Recursos humanos TME |
topic |
Ensino profissional Formação em contexto de trabalho Competências Inserção profissional Recursos humanos TME |
description |
Uma sociedade em mudança permanente exige da escola e das empresas/instituições empregadoras um contexto novo de cooperação, partilhando experiências e espaços de formação em contexto real de trabalho. É um desafio importante, visando o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências nos jovens, potenciadoras de uma inserção profissional melhor conseguida. Corresponde-se, assim, às solicitações da sociedade actual, na qual impera o imprevisto, a incerteza, a diversidade, a inovação e a competitividade. Neste estudo procurámos compreender a importância da Formação em Contexto de Trabalho na Inserção Profissional de Jovens Diplomados de uma Escola Profissional. A FCT, como momento de aprendizagem activa de competências essenciais, pode assumir um importante e facilitador papel na transição para o mundo do trabalho. O impacto do mundo do trabalho na vida de um jovem recém-diplomado pode ser um momento decisivo, sempre revestido de alguma ansiedade, insegurança e expectativa. Este estudo, com abordagem quantitativa, tem como público-alvo os diplomados por quatro cursos profissionais de Nível III, revestidos de alguma afinidade curricular e funcional, que concluíram os respectivos cursos entre 1998 e 2007. As conclusões desta investigação são transferíveis para o processo/ensino aprendizagem na escola profissional, melhorando competências e a consequente inserção profissional dos diplomados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-29T15:16:50Z 2009-01-01T00:00:00Z 2009 2013-08-14T18:01:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/231 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546387304448 |