Exploração de fontes de energia renovável para postos de carregamento rápido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Nuno Filipe Simão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/16998
Resumo: Na sociedade dos dias de hoje o desenvolvimento equilibrado requer que a deslocação de pessoas e produtos seja feita de uma forma cada vez mais sustentável, respeitando o funcionamento dos ecossistemas e as necessidades de crescimento económico. O conceito de sustentabilidade aplicado à mobilidade, exige que se encare a mobilidade elétrica como uma via para alcançar esse propósito. A mobilidade elétrica é uma realidade com grande potencial, que permite um desenvolvimento integrado de novas tecnologias, comportamentos do consumidor e formas de negócio, tendo em conta as tendências demográficas e ambientais. A mobilidade elétrica rodoviária introduz benefícios e oportunidades, com um reduzido impacto no ambiental, na energia, na mobilidade e na indústria. Utiliza uma tecnologia limpa com elevado potencial, proporciona uma melhor eficiência energética, que permite reduzir a dependência e a fatura energética do país, além de potenciar o desenvolvimento e a integração de mais energia renovável no sistema. Proporciona o aparecimento de novos serviços de mobilidade, que se afiguram extremamente importantes quando se discute a mobilidade nas grandes cidades. Apresenta-se, também, como um fator importante na indústria, serviços e componentes, através da evolução tecnológica que proporciona. Com o objetivo de abordar e responder a estes desafios este projeto tem como intuito apresentar soluções de exploração de fontes de energia renovável para alimentação de postos de carregamento rápido. É proposto um modelo de um sistema de geração de energia através de um conjunto de painéis fotovoltaicos, que permitirão a alimentação sustentada de um posto de carregamento rápido. Avaliou-se se, depois de colmatadas as necessidades energéticas da estação se serviço, haveria algum excedente de energia. Para o aproveitamento dessa energia sobrante, concluiu-se que se poderia vender esse remanescente à rede, através das tarifas transitórias de venda a clientes finais em Portugal Continental, regulada pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos. Foi, ainda, efetuado um teste de viabilidade económica onde foram realizados estudos do valor atual líquido (VAL), da taxa interna de retorno (TIR) e de payback, onde é estudado o tempo de retorno do investimento inicial.
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