O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Bárbara Rute de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7780
Resumo: O planeamento estratégico é uma ferramenta usada pelas empresas, como forma de contribuir para a melhoria do seu desempenho, preconizando a concretização de objetivos. A comunicação organizacional interna é um o instrumento que, para além de traduzir uma mensagem enviada aos vários indivíduos da empresa, ajuda a interpretação dessa mensagem. Este estudo tem como objetivo perceber se, o planeamento estratégico pode ser um instrumento de melhoria conceptual e de gestão da comunicação organizacional interna. Neste trabalho utilizamos uma metodologia de estudo de caso único, suportada através do método qualitativo, com recurso a entrevistas, e do método quantitativo, através de questionários estruturados. As entrevistas aos quadros superiores da empresa foram realizadas com recuso a uma análise de conteúdo, verificando-se ser de extrema importância para a gestão, tanto o planeamento estratégico, como a comunicação interna. Os instrumentos de medida usados permitiram concluir que existem, ainda, algumas lacunas de planeamento e comunicação da empresa analisada. Da análise do caso em estudo é percetível que o planeamento estratégico, como a comunicação organizacional interna, são instrumentos usados com um nível de sucesso suficiente para colocar a empresa no rumo certo e estável de mercado. Por último, entendemos que no âmbito da conciliação dos dois temas, o planeamento estratégico facilita uma comunicação mais fluída, podendo, assim, ser um instrumento de melhoria da comunicação interna. Como limitações deste trabalho relatamos, em especial, a necessária precaução da generalização dos resultados obtidos e a dificuldade em realizar uma análise mais ampla na discussão de resultados, devido aos parcos trabalhos internacionais e, sobretudo, nacionais. A principal originalidade deste estudo decorre de ser utilizada uma análise com triangulação metodológica e o facto de a unidade de análise em estudo ser uma empresa líder na sua área de negócio e setor.
id RCAP_e818cea480e54c5057d640811f3eb024
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7780
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional internaum estudo de casoGestãoComunicação internaPlaneamentoComunicação organizacionalEstratégiaPlanningInternal communicationManagementCorporate communicationGestãoO planeamento estratégico é uma ferramenta usada pelas empresas, como forma de contribuir para a melhoria do seu desempenho, preconizando a concretização de objetivos. A comunicação organizacional interna é um o instrumento que, para além de traduzir uma mensagem enviada aos vários indivíduos da empresa, ajuda a interpretação dessa mensagem. Este estudo tem como objetivo perceber se, o planeamento estratégico pode ser um instrumento de melhoria conceptual e de gestão da comunicação organizacional interna. Neste trabalho utilizamos uma metodologia de estudo de caso único, suportada através do método qualitativo, com recurso a entrevistas, e do método quantitativo, através de questionários estruturados. As entrevistas aos quadros superiores da empresa foram realizadas com recuso a uma análise de conteúdo, verificando-se ser de extrema importância para a gestão, tanto o planeamento estratégico, como a comunicação interna. Os instrumentos de medida usados permitiram concluir que existem, ainda, algumas lacunas de planeamento e comunicação da empresa analisada. Da análise do caso em estudo é percetível que o planeamento estratégico, como a comunicação organizacional interna, são instrumentos usados com um nível de sucesso suficiente para colocar a empresa no rumo certo e estável de mercado. Por último, entendemos que no âmbito da conciliação dos dois temas, o planeamento estratégico facilita uma comunicação mais fluída, podendo, assim, ser um instrumento de melhoria da comunicação interna. Como limitações deste trabalho relatamos, em especial, a necessária precaução da generalização dos resultados obtidos e a dificuldade em realizar uma análise mais ampla na discussão de resultados, devido aos parcos trabalhos internacionais e, sobretudo, nacionais. A principal originalidade deste estudo decorre de ser utilizada uma análise com triangulação metodológica e o facto de a unidade de análise em estudo ser uma empresa líder na sua área de negócio e setor.Strategic planning is an organizacional tool used in nowadays companies in order to improve their performance, seeking the goals. Internal corporate communication is the gear that, besides translating the message to all individuals also helps the interpretation. This study aims to understand if strategic planning can be an instrument of aid to make internal corporate communication better. Throughout this essay, it has been used the methodology of single case study which used the qualitative method, through interviews, and quantitative method, through structured questionnaires. The interviews were done to high hierarchy of the company and allowed us to analyze their content which turned out to be very important to management regarding strategic planning and internal corporate communication. The measurement means used allow us to understand that there are still a few issues to be solved. Based on the studied corporate unit, it is clear that both strategic planning and internal corporate communication are tools already in use with a successful level conducting the company to a stable position on the market. Lastly, we realize that when we blend both lines of thought together strategic planning does aids the communication to be more flowing, therefore being a tool to make the internal corporate communication better. As corporate limitations we can point the necessary precaution of generalization of the data and the struggle of making a wide analysis of the outcome of the data due to the few international essays about this issue and more importantly national ones. The main originality of this essay is the use of a methodological triangulation and tha fact that the company is a leader in its business.Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deGonçalves, Paulo Jorge PinheiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzeredo, Bárbara Rute de Sousa2016-03-02T15:45:53Z201520162015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7780TID:201253798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:10.932158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
um estudo de caso
title O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
spellingShingle O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
Azeredo, Bárbara Rute de Sousa
Gestão
Comunicação interna
Planeamento
Comunicação organizacional
Estratégia
Planning
Internal communication
Management
Corporate communication
Gestão
title_short O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
title_full O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
title_fullStr O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
title_full_unstemmed O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
title_sort O planeamento estratégico como instrumento de melhoria da comunicação organizacional interna
author Azeredo, Bárbara Rute de Sousa
author_facet Azeredo, Bárbara Rute de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Bárbara Rute de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Comunicação interna
Planeamento
Comunicação organizacional
Estratégia
Planning
Internal communication
Management
Corporate communication
Gestão
topic Gestão
Comunicação interna
Planeamento
Comunicação organizacional
Estratégia
Planning
Internal communication
Management
Corporate communication
Gestão
description O planeamento estratégico é uma ferramenta usada pelas empresas, como forma de contribuir para a melhoria do seu desempenho, preconizando a concretização de objetivos. A comunicação organizacional interna é um o instrumento que, para além de traduzir uma mensagem enviada aos vários indivíduos da empresa, ajuda a interpretação dessa mensagem. Este estudo tem como objetivo perceber se, o planeamento estratégico pode ser um instrumento de melhoria conceptual e de gestão da comunicação organizacional interna. Neste trabalho utilizamos uma metodologia de estudo de caso único, suportada através do método qualitativo, com recurso a entrevistas, e do método quantitativo, através de questionários estruturados. As entrevistas aos quadros superiores da empresa foram realizadas com recuso a uma análise de conteúdo, verificando-se ser de extrema importância para a gestão, tanto o planeamento estratégico, como a comunicação interna. Os instrumentos de medida usados permitiram concluir que existem, ainda, algumas lacunas de planeamento e comunicação da empresa analisada. Da análise do caso em estudo é percetível que o planeamento estratégico, como a comunicação organizacional interna, são instrumentos usados com um nível de sucesso suficiente para colocar a empresa no rumo certo e estável de mercado. Por último, entendemos que no âmbito da conciliação dos dois temas, o planeamento estratégico facilita uma comunicação mais fluída, podendo, assim, ser um instrumento de melhoria da comunicação interna. Como limitações deste trabalho relatamos, em especial, a necessária precaução da generalização dos resultados obtidos e a dificuldade em realizar uma análise mais ampla na discussão de resultados, devido aos parcos trabalhos internacionais e, sobretudo, nacionais. A principal originalidade deste estudo decorre de ser utilizada uma análise com triangulação metodológica e o facto de a unidade de análise em estudo ser uma empresa líder na sua área de negócio e setor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-02T15:45:53Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7780
TID:201253798
url http://hdl.handle.net/10400.22/7780
identifier_str_mv TID:201253798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131377325572096