Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5228 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 setembro de 2019, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_e82b1bf4791ef185f2099212910135de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5228 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoCooperação EscolarEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática PedagógicaTrabalho de GrupoEducationGroup WorkIndividual WorkPeer WorkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 setembro de 2019, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio, intitulado Potencialidades e Dificuldades das Aprendizagens Individual e em Grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, reporta-se às práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e tem como principal intenção apresentar uma análise e reflexão sistemáticas sobre as intervenções realizadas, ponderando autores da especialidade. Inclui, igualmente, um estudo sobre as perspetivas dos alunos, educadores e professores sobre a aprendizagem realizada de modo individual e em grupo restrito e alargado. Para a recolha dos dados, foram aplicadas 56 fichas que reuniram a opinião dos alunos da turma de estágio no 1.º ciclo do ensino básico em relação ao modo como foi concretizado o trabalho (individualmente, a pares e em grande e pequeno grupo) e realizadas sete entrevistas a educadores e professores com o intuito de recolher os seus testemunhos sobre a utilização destas formas de organização do trabalho na sua prática letiva diária. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo, dando esta lugar a alguns procedimentos quantitativos. Assim, procurou-se implementar, durante os dois estágios, diversidade de atividades que promovessem tanto o trabalho individual como a interação e cooperação entre os alunos, no sentido de serem desenvolvidas competências sociais. Com o estudo efetuado concluiu-se que, para os professores, o trabalho em grupo apresenta-se como uma modalidade reconhecida e aceite pelos professores, capaz de promover as aprendizagens dos alunos e que o trabalho individual é o mais utilizado como forma de avaliar os conhecimentos dos alunos. O discurso das crianças em Educação Pré-Escolar valoriza o trabalho individual como sendo o mais satisfatório e no 1.º Ciclo os alunos referiram haver grande aceitação das opiniões dadas aquando da realização de trabalhos em grupo.ABSTRACT: The present internship report entitled Potential and Difficulties of Individual and Group Learning in Pre-School Education and in 1st Cycle of Basic Education refers to the educational and pedagogical practices developed in the curricular units of Pedagogical Stage I and II of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This document summarizes all the work accomplished during the two stages and its main aim is to present a systematic analysis and reflection of the interventions carried out, also taking into account the specialty author’s views. It also encompasses a study of the students, educators and teachers perspectives of individual and group learning, which is limited and broad. In order to collect data, 56 files were used, which gathered the opinion of the students in the internship group from the 1st Cycle of Basic Education in relation to how the work was done (individually, in pairs and in large and small groups) 33 files that gathered the opinion of the students of the Pre-School and then seven interviews were held with educators and teachers in order to gather their opinions about the use of these forms of work organization in their daily teaching practice. The data was processed by content analysis; resulting in some quantitative procedures. Therefore, it was implemented during the two stages, the diversity of activities that promote the individual work, as well as the interaction and cooperation between the students, in the sense of developing social skills. With this study it was concluded that, for teachers, that group work presents itself as a modality recognized and accepted by teachers, capable of promoting students' learning and that individual work is the most used method of accessing the students' knowledge. The Pre-School students’ feedback was that they valued individual work as the most satisfactory, and 1st Cycle students reported that there was a great acceptance of opinions given when doing group work.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresBorges, Filipa Teixeira Gaipo2019-11-15T12:29:55Z2019-09-132019-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5228202299465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:31Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:29.571650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Borges, Filipa Teixeira Gaipo Cooperação Escolar Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Prática Pedagógica Trabalho de Grupo Education Group Work Individual Work Peer Work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Borges, Filipa Teixeira Gaipo |
author_facet |
Borges, Filipa Teixeira Gaipo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serpa, Margarida Damião Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Filipa Teixeira Gaipo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cooperação Escolar Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Prática Pedagógica Trabalho de Grupo Education Group Work Individual Work Peer Work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cooperação Escolar Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Prática Pedagógica Trabalho de Grupo Education Group Work Individual Work Peer Work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 setembro de 2019, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-15T12:29:55Z 2019-09-13 2019-09-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5228 202299465 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5228 |
identifier_str_mv |
202299465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130730537680896 |