Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Filipa Teixeira Gaipo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5228
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 setembro de 2019, Universidade dos Açores.
id RCAP_e82b1bf4791ef185f2099212910135de
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoCooperação EscolarEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Prática PedagógicaTrabalho de GrupoEducationGroup WorkIndividual WorkPeer WorkDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 setembro de 2019, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio, intitulado Potencialidades e Dificuldades das Aprendizagens Individual e em Grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, reporta-se às práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento sintetiza todo o trabalho realizado ao longo dos dois estágios e tem como principal intenção apresentar uma análise e reflexão sistemáticas sobre as intervenções realizadas, ponderando autores da especialidade. Inclui, igualmente, um estudo sobre as perspetivas dos alunos, educadores e professores sobre a aprendizagem realizada de modo individual e em grupo restrito e alargado. Para a recolha dos dados, foram aplicadas 56 fichas que reuniram a opinião dos alunos da turma de estágio no 1.º ciclo do ensino básico em relação ao modo como foi concretizado o trabalho (individualmente, a pares e em grande e pequeno grupo) e realizadas sete entrevistas a educadores e professores com o intuito de recolher os seus testemunhos sobre a utilização destas formas de organização do trabalho na sua prática letiva diária. Os dados foram tratados mediante análise de conteúdo, dando esta lugar a alguns procedimentos quantitativos. Assim, procurou-se implementar, durante os dois estágios, diversidade de atividades que promovessem tanto o trabalho individual como a interação e cooperação entre os alunos, no sentido de serem desenvolvidas competências sociais. Com o estudo efetuado concluiu-se que, para os professores, o trabalho em grupo apresenta-se como uma modalidade reconhecida e aceite pelos professores, capaz de promover as aprendizagens dos alunos e que o trabalho individual é o mais utilizado como forma de avaliar os conhecimentos dos alunos. O discurso das crianças em Educação Pré-Escolar valoriza o trabalho individual como sendo o mais satisfatório e no 1.º Ciclo os alunos referiram haver grande aceitação das opiniões dadas aquando da realização de trabalhos em grupo.ABSTRACT: The present internship report entitled Potential and Difficulties of Individual and Group Learning in Pre-School Education and in 1st Cycle of Basic Education refers to the educational and pedagogical practices developed in the curricular units of Pedagogical Stage I and II of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This document summarizes all the work accomplished during the two stages and its main aim is to present a systematic analysis and reflection of the interventions carried out, also taking into account the specialty author’s views. It also encompasses a study of the students, educators and teachers perspectives of individual and group learning, which is limited and broad. In order to collect data, 56 files were used, which gathered the opinion of the students in the internship group from the 1st Cycle of Basic Education in relation to how the work was done (individually, in pairs and in large and small groups) 33 files that gathered the opinion of the students of the Pre-School and then seven interviews were held with educators and teachers in order to gather their opinions about the use of these forms of work organization in their daily teaching practice. The data was processed by content analysis; resulting in some quantitative procedures. Therefore, it was implemented during the two stages, the diversity of activities that promote the individual work, as well as the interaction and cooperation between the students, in the sense of developing social skills. With this study it was concluded that, for teachers, that group work presents itself as a modality recognized and accepted by teachers, capable of promoting students' learning and that individual work is the most used method of accessing the students' knowledge. The Pre-School students’ feedback was that they valued individual work as the most satisfactory, and 1st Cycle students reported that there was a great acceptance of opinions given when doing group work.Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresBorges, Filipa Teixeira Gaipo2019-11-15T12:29:55Z2019-09-132019-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5228202299465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:31Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:29.571650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Borges, Filipa Teixeira Gaipo
Cooperação Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Pedagógica
Trabalho de Grupo
Education
Group Work
Individual Work
Peer Work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Potencialidades e dificuldades das aprendizagens individual e em grupo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Borges, Filipa Teixeira Gaipo
author_facet Borges, Filipa Teixeira Gaipo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serpa, Margarida Damião
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Filipa Teixeira Gaipo
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Pedagógica
Trabalho de Grupo
Education
Group Work
Individual Work
Peer Work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cooperação Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Pedagógica
Trabalho de Grupo
Education
Group Work
Individual Work
Peer Work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 13 setembro de 2019, Universidade dos Açores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-15T12:29:55Z
2019-09-13
2019-09-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5228
202299465
url http://hdl.handle.net/10400.3/5228
identifier_str_mv 202299465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130730537680896