Resistência ao impacto de placas curvas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7845 |
Resumo: | Os danos provocados pelo impacto de baixa velocidade constituem um desafio no campo dos materiais compósitos. Contrariamente aos metais, o dano em compósitos inicia-se geralmente no seu interior sob a forma de fissuras na matriz, delaminações e rotura de fibras. Tais danos apresentam um efeito bastante acentuado na resistência mecânica, por esse motivo diversos estudos têm sido desenvolvidos no sentido de se caraterizar o comportamento ao impacto de estruturas compósitas. Esta dissertação tem, assim, o objetivo de avaliar a resistência ao impacto de baixa velocidade em placas curvas com diferentes espessuras. Este tópico revela-se de extrema importância, uma vez que os compósitos permitem o fabrico de peças únicas com configurações complexas. Neste caso particular, para placas com geometrias curvas, verificou-se que o aumento da espessura resulta num aumento da rigidez da placa, a qual apresenta uma influência significativa no comportamento ao impacto. Assim, maiores espessuras conduzem a maiores cargas de impacto, menores deflexões e tempos de contato bem como danos induzidos. Consequentemente, uma maior espessura conduz a uma maior vida de fadiga. |
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