Resistência ao Impacto de Laminados com Múltiplos Furos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joel Rabaço
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7817
Resumo: Hoje em dia, nos mais diversos campos indústrias, os materiais compósitos estão substituindo cada vez mais os ditos materiais tradicionais, pois apresentam alta resistência e rigidez específica, bom comportamento à fadiga e boa resistência à corrosão. Neste contexto, em muitas aplicações estruturais, existe a necessidade da abertura de furos para permitir o acesso a fios elétricos, sistemas hidráulicos, montagem entre componentes e/ou devido a atividades de manutenção. Todavia, se a literatura apresenta um número considerável de estudos sobre o efeito de furos simples no comportamento mecânico destes materiais, existem poucos trabalhos que abordem o efeito de vários furos. Por outro lado, os impactos de baixa velocidade ocorrem muito frequentemente durante as atividades de serviço e/ou períodos de manutenção. Estes eventos revelam-se muito perigosos pois, para além dos danos serem muito difíceis de detetar visualmente, eles afetam significativamente o desempenho mecânico destes materiais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito de vários furos na resistência ao impacto de laminados de fibra de vidro/epóxi. Foi possível concluir que a posição geométrica e a distância entre furos revela-se mais importante em termos de resistência ao impacto do que o número de furos. Finalmente, a rigidez à flexão por impacto demonstrou ser um bom parâmetro para avaliar os danos em termos de multi-impactos.
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