O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/575 |
Resumo: | Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
id |
RCAP_e83617f7798ef1929dd1ff40b2b984bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/575 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em PortugalInternetComércio electrónicocibernáutasítio de Internetonlinefractura digitalSociedade de InformaçãoInternetElectronic Commercecibernautwebsiteonlinedigital divideInformation SocietyMestrado em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalAs novas tecnologias, designadamente a Internet e o Comércio Electrónico, impuseram à sociedade novos valores, atitudes, modelos económicos e formas de estar completamente diferentes. A Internet nivelou o campo do jogo da competitividade, abrindo portas a pequenas empresas que agora podem estender as suas áreas geográficas e atingir novos mercados e novos clientes, que normalmente estariam formalmente reservados para grandes empresas. A sociedade civil encontrou na Internet uma fonte inesgotável de informação e no comércio electrónico uma cómoda forma de se deslocar e trazer até si tudo o que necessita em metade do tempo normalmente necessário. O Mundo e concretamente Portugal, foram alvo de impactos profundos logo após o aparecimento e o desenvolvimento das novas tecnologias. O presente trabalho vai identificar os locais exactos desses impactos e determinar na esfera económica e social, que benefícios, alterações e condutas se adoptaram ou criaram, e por fim traçar um perfil da sociedade tecnológica portuguesa.The new technologies, namely the Internet and the electronic commerce imposed to society new values, attitudes, economic models and totally different ways of conduct. The Internet levelled the competition game, opening doors to small enterprises now able to extend their geographical areas and target new markets and new clients, normally reserved to bigger enterprises. The civil society found in the Internet a never-ending fount of information and in the electronic commerce a comfortable way of moving and bring to itself everything it needs taking half of the time that usually is needed. The world and particularly Portugal have been the targets of deep impacts since the appearance and development of the new technologies. This work will identify the exact location of those impacts and uncover in the economic and social field, which benefits, changes and conducts have been adopted or created and lastly draw the technological Portuguese society shape.Instituto Superior de Economia e GestãoRosário, Jorge Lopes doRepositório da Universidade de LisboaBatista, Filipe Miguel Antunes2009-03-04T11:31:26Z2004-112004-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/575porBatista, Filipe Miguel Antunes. 2004. "O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal". Dissertação de mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:31:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:49.481897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
title |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
spellingShingle |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal Batista, Filipe Miguel Antunes Internet Comércio electrónico cibernáuta sítio de Internet online fractura digital Sociedade de Informação Internet Electronic Commerce cibernaut website online digital divide Information Society |
title_short |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
title_full |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
title_fullStr |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
title_full_unstemmed |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
title_sort |
O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal |
author |
Batista, Filipe Miguel Antunes |
author_facet |
Batista, Filipe Miguel Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Jorge Lopes do Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Filipe Miguel Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Comércio electrónico cibernáuta sítio de Internet online fractura digital Sociedade de Informação Internet Electronic Commerce cibernaut website online digital divide Information Society |
topic |
Internet Comércio electrónico cibernáuta sítio de Internet online fractura digital Sociedade de Informação Internet Electronic Commerce cibernaut website online digital divide Information Society |
description |
Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-11 2004-11-01T00:00:00Z 2009-03-04T11:31:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/575 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Batista, Filipe Miguel Antunes. 2004. "O Impacto Económico e Social do Comércio electrónico em Portugal". Dissertação de mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130961319821312 |