Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21455 |
Resumo: | A prática pedagógica coral em crianças e adolescentes apresenta uma tradição bastante veemente em Portugal. Mais concretamente, a disciplina de Classes de Conjunto - Canto Coral já faz parte do currículo dos cursos artísticos de música desde 1888, através do Decreto-lei de 6 de dezembro. Muitos têm sido os pedagogos a louvar a prática coral na educação musical por a considerarem um meio de formação moral, intelectual e cívica dos alunos. Contudo, lidar com um coro de jovens, sobretudo na idade da adolescência, pode tornar-se um desafio complexo. Eis algumas das principais razões. Pelo facto dos alunos não apresentarem as mesmas fases de mudança de voz em simultâneo, o docente tem um papel fulcral ao gerir um quadro bastante diversificado, devendo ser conhecedor dos diferentes estágios de desenvolvimento vocal e orientá-los de forma sapiente, com repertórios e exercícios técnicos variados, de forma a permitir o desenvolvimento de todos os alunos e mantendo-os motivados ao mesmo tempo. Ainda sob este ponto, a escolha de repertório revela-se essencial para o professor motivar os alunos, bem como a adoção da disciplina como motor de inclusão social e de integração. Enquadrando-se em importantes teorias contemporâneas, esta investigação teve como principal objetivo verificar quais os vetores essenciais na motivação dos alunos para a disciplina de coro. A mesma foi realizada com os alunos de Classes de Conjunto/Coro do 3º ciclo do Centro de Cultura Musical – Conservatório Regional de Música sediado nas Caldas da Saúde em Santo Tirso. Partindo da recolha e análise bibliográfica, conclui-se que a prática coral, sobretudo na adolescência, aliada a uma aprendizagem com alunos motivados, é uma das ferramentas-chave no sucesso dos alunos. Os resultados obtidos reforçam as principais ideias reiteradas pelos autores da bibliografia apresentada. Assim, a aplicação de estratégias metodológicas diversificadas, aliadas a repertórios distintos e a um ambiente social favorável, são fatores decisivos no desenvolvimento dos aluno. |
id |
RCAP_e8428739d76b5a1b3a2e4f682827cc8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da SaúdeCanto coralClasses de conjuntoMotivaçãoDesenvolvimento vocal na adolescênciaChoir practiceMotivationVocal development in adolescenceDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA prática pedagógica coral em crianças e adolescentes apresenta uma tradição bastante veemente em Portugal. Mais concretamente, a disciplina de Classes de Conjunto - Canto Coral já faz parte do currículo dos cursos artísticos de música desde 1888, através do Decreto-lei de 6 de dezembro. Muitos têm sido os pedagogos a louvar a prática coral na educação musical por a considerarem um meio de formação moral, intelectual e cívica dos alunos. Contudo, lidar com um coro de jovens, sobretudo na idade da adolescência, pode tornar-se um desafio complexo. Eis algumas das principais razões. Pelo facto dos alunos não apresentarem as mesmas fases de mudança de voz em simultâneo, o docente tem um papel fulcral ao gerir um quadro bastante diversificado, devendo ser conhecedor dos diferentes estágios de desenvolvimento vocal e orientá-los de forma sapiente, com repertórios e exercícios técnicos variados, de forma a permitir o desenvolvimento de todos os alunos e mantendo-os motivados ao mesmo tempo. Ainda sob este ponto, a escolha de repertório revela-se essencial para o professor motivar os alunos, bem como a adoção da disciplina como motor de inclusão social e de integração. Enquadrando-se em importantes teorias contemporâneas, esta investigação teve como principal objetivo verificar quais os vetores essenciais na motivação dos alunos para a disciplina de coro. A mesma foi realizada com os alunos de Classes de Conjunto/Coro do 3º ciclo do Centro de Cultura Musical – Conservatório Regional de Música sediado nas Caldas da Saúde em Santo Tirso. Partindo da recolha e análise bibliográfica, conclui-se que a prática coral, sobretudo na adolescência, aliada a uma aprendizagem com alunos motivados, é uma das ferramentas-chave no sucesso dos alunos. Os resultados obtidos reforçam as principais ideias reiteradas pelos autores da bibliografia apresentada. Assim, a aplicação de estratégias metodológicas diversificadas, aliadas a repertórios distintos e a um ambiente social favorável, são fatores decisivos no desenvolvimento dos aluno.The choir pedagogical practice with children and adolescents presents a rather intense tradition in Portugal. In particular, the subject of Choir is included in the curriculum of musical artistic courses since 1888, through the Decree-Law of 6 December. Several pedagogues praise choir practice in musical education as they consider it an instrument for moral, intellectual and civic for the students. However, dealing with a choir of young people, especially in the adolescence, can become a difficult challenge. The different voice evolution and changes between the various students, give the teacher a key role in the knowledge of vocal development. Here they are some of the main reasons. In that the students not showing the same voice change´s phases, he must guide the students wisely, through the chosen repertoire and through technical exercises in order to help their development and to keep them motivated. Moreover, the repertoire choice is proven essential for the student’s motivation as well as the implementation of the subject becomes a significant tool of social inclusion and integration. Following important contemporary theories, this research aimed to verify the essential factors in student’s motivation in the subject of Choir, and it was developed with students of the 3rd cycle Choir in the Centro de Cultura Musical, of Santo Tirso. Starting from the data collection and the bibliographical analysis, it was concluded that the choir practice, especially in the adolescence, together with motivated students, is the key for the success of the students. The results of the participants reinforce the key ideas repeated by the authors of the selected bibliography. Therefore, the application of varied methodological strategies, combined with different repertoires and a favourable social environment are conclusive factors in the development of students.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVeloso, José Carlos da Silva2017-01-31T16:05:06Z2016-05-1320162016-05-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21455TID:201484455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:46.044198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
title |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
spellingShingle |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde Veloso, José Carlos da Silva Canto coral Classes de conjunto Motivação Desenvolvimento vocal na adolescência Choir practice Motivation Vocal development in adolescence Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
title_full |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
title_fullStr |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
title_full_unstemmed |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
title_sort |
Os principais fatores de motivação em alunos na disciplina de classes de conjunto/coro do 3º ciclo do Centro Cultural Musical : Conservatório Regional de Música : Caldas da Saúde |
author |
Veloso, José Carlos da Silva |
author_facet |
Veloso, José Carlos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Pedro Miguel Pereira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, José Carlos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto coral Classes de conjunto Motivação Desenvolvimento vocal na adolescência Choir practice Motivation Vocal development in adolescence Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Canto coral Classes de conjunto Motivação Desenvolvimento vocal na adolescência Choir practice Motivation Vocal development in adolescence Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A prática pedagógica coral em crianças e adolescentes apresenta uma tradição bastante veemente em Portugal. Mais concretamente, a disciplina de Classes de Conjunto - Canto Coral já faz parte do currículo dos cursos artísticos de música desde 1888, através do Decreto-lei de 6 de dezembro. Muitos têm sido os pedagogos a louvar a prática coral na educação musical por a considerarem um meio de formação moral, intelectual e cívica dos alunos. Contudo, lidar com um coro de jovens, sobretudo na idade da adolescência, pode tornar-se um desafio complexo. Eis algumas das principais razões. Pelo facto dos alunos não apresentarem as mesmas fases de mudança de voz em simultâneo, o docente tem um papel fulcral ao gerir um quadro bastante diversificado, devendo ser conhecedor dos diferentes estágios de desenvolvimento vocal e orientá-los de forma sapiente, com repertórios e exercícios técnicos variados, de forma a permitir o desenvolvimento de todos os alunos e mantendo-os motivados ao mesmo tempo. Ainda sob este ponto, a escolha de repertório revela-se essencial para o professor motivar os alunos, bem como a adoção da disciplina como motor de inclusão social e de integração. Enquadrando-se em importantes teorias contemporâneas, esta investigação teve como principal objetivo verificar quais os vetores essenciais na motivação dos alunos para a disciplina de coro. A mesma foi realizada com os alunos de Classes de Conjunto/Coro do 3º ciclo do Centro de Cultura Musical – Conservatório Regional de Música sediado nas Caldas da Saúde em Santo Tirso. Partindo da recolha e análise bibliográfica, conclui-se que a prática coral, sobretudo na adolescência, aliada a uma aprendizagem com alunos motivados, é uma das ferramentas-chave no sucesso dos alunos. Os resultados obtidos reforçam as principais ideias reiteradas pelos autores da bibliografia apresentada. Assim, a aplicação de estratégias metodológicas diversificadas, aliadas a repertórios distintos e a um ambiente social favorável, são fatores decisivos no desenvolvimento dos aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-13 2016 2016-05-13T00:00:00Z 2017-01-31T16:05:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/21455 TID:201484455 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/21455 |
identifier_str_mv |
TID:201484455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131866188480512 |