Contributo para a compreensão da sustentabilidade do modelo de negócio da compra e venda de ouro: o caso valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daniela Alexandra Filipe
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6237
Resumo: Âmbito: o modelo de negócio do mercado de compra e venda de metais preciosos, com foco na empresa Valores. Problemática: quando o banco Lehman Brothers declarou falência, em 2008, deu-se início à primeira grande crise económica mundial do séc. XXI que, por sua vez, contribuiu para o aparecimento da crise da dívida soberana que tem afetado alguns países da União Europeia, entre eles Portugal. É durante este período que se assiste a um crescimento exponencial de empresas dedicadas à compra e venda de metais preciosos em segunda mão, que viram na necessidade premente das famílias em obter um rendimento extra, através da venda e penhora dos seus bens, uma oportunidade de negócio. Objetivos: o objetivo principal deste trabalho é compreender a sustentabilidade, a longo prazo, do negócio de compra e venda de metais preciosos em segunda mão, utilizando como caso de estudo a empresa líder de mercado, a Valores. Os objetivos secundários, inerentes àquele, são identificar os principais fatores críticos de sucesso do negócio e caracterizar esta tipologia de negócio que se expandiu no contexto da crise económica internacional. Metodologia: o método de investigação utilizado foi o estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada e a análise documental. As principais fases de execução do trabalho foram as seguintes: (1) compreensão do conceito de modelo de negócio, mediante identificação de alguns dos autores que estudaram o tema; (2) detalhe das propostas de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, de 2002 e de 2009, por serem as mais recentes e as que melhor se ajustam ao objeto em estudo; (3) caracterização do mercado de compra e venda de metais preciosos em segunda mão, bem como da empresa em estudo; (4) recolha de documentos sobre a Valores para análise documental; (5) construção de um protocolo de entrevista e sua aplicação a um administrador da Valores e (6) análise dos dados e extração de conclusões. Conclusões: pode-se concluir que o negócio de compra e venda de metais preciosos em segunda mão será sustentável, a médio e longo prazo, se houver uma adaptação às contínuas mudanças do mercado, nas dimensões do cliente e fornecedor, onde apenas sobreviverão as empresas mais fortes e mais antigas. Conclui-se também que os principais fatores críticos de Contributo para a compreensão da sustentabilidade do modelo de negócio da compra e venda de ouro vii sucesso deste negócio são a diferenciação, inovação, foco nas necessidades do cliente e do fornecedor e experiência de mercado.
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Objetivos: o objetivo principal deste trabalho é compreender a sustentabilidade, a longo prazo, do negócio de compra e venda de metais preciosos em segunda mão, utilizando como caso de estudo a empresa líder de mercado, a Valores. Os objetivos secundários, inerentes àquele, são identificar os principais fatores críticos de sucesso do negócio e caracterizar esta tipologia de negócio que se expandiu no contexto da crise económica internacional. Metodologia: o método de investigação utilizado foi o estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada e a análise documental. As principais fases de execução do trabalho foram as seguintes: (1) compreensão do conceito de modelo de negócio, mediante identificação de alguns dos autores que estudaram o tema; (2) detalhe das propostas de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, de 2002 e de 2009, por serem as mais recentes e as que melhor se ajustam ao objeto em estudo; (3) caracterização do mercado de compra e venda de metais preciosos em segunda mão, bem como da empresa em estudo; (4) recolha de documentos sobre a Valores para análise documental; (5) construção de um protocolo de entrevista e sua aplicação a um administrador da Valores e (6) análise dos dados e extração de conclusões. Conclusões: pode-se concluir que o negócio de compra e venda de metais preciosos em segunda mão será sustentável, a médio e longo prazo, se houver uma adaptação às contínuas mudanças do mercado, nas dimensões do cliente e fornecedor, onde apenas sobreviverão as empresas mais fortes e mais antigas. Conclui-se também que os principais fatores críticos de Contributo para a compreensão da sustentabilidade do modelo de negócio da compra e venda de ouro vii sucesso deste negócio são a diferenciação, inovação, foco nas necessidades do cliente e do fornecedor e experiência de mercado.Scope: the business model of the precious metals market buying and selling, with a focus on company Valores Problem: when Lehman Brothers declared bankruptcy, in 2008, the first major world economic crisis of the century XXI was started, which in turn contributed to the emergence of sovereign debt crisis which has affected some EU countries, including Portugal. And it is during this period that we witness an exponential growth of companies dedicated to buying and selling second hand precious metals, which have perception the urgent need of an extra income for families, through the sale and seizure of their assets, becoming therefore an opportunity to do business. Objectives: the main focus of this work is to assess the long term sustainability of buying and selling second hand precious metals business, using as case study the Portuguese market leader, Valores. The secondary objectives inherent to that are to identify the primary critical success factors of business and characterize this type of business that has expanded in the context of the international economic crisis Methodology: The research method used was the case study and data collection instruments were a structured interview and document analysis. The main stages of the study were the following: (1) understanding the concept of business model by identifying some of the authors who have studied the subject in detail; (2) presentation of proposals for Alexander Osterwalder and Yves Pigneur, 2002 and 2009, for being the latest ones and the ones that adapt to the object being studied; (3) market characterization of the buying and selling second hand precious metals, as well as the company being studied; (4) collection of documents about the Valores for document analysis; (5) construction of an interview protocol and its application to an administrator of the Valores and (6) data analysis and extracting conclusions. Conclusion: it is possible to conclude that buying and selling second-hand precious metals business will be sustainable in the medium long term, if there is a continuous adaptation to the changing market, at the dimensions of customer and supplier, where only the strongest and oldest companies will survive. It conclude also that the main critical success factors of the Contributo para a compreensão da sustentabilidade do modelo de negócio da compra e venda de ouro ix business are the differentiation, innovation, the focus on customer and supplier needs and market experience.2014-01-20T15:26:38Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6237porGonçalves, Daniela Alexandra Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:34.436314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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