Relatório de estágio: reconhecimento de competências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2752 |
Resumo: | A formação contínua dos Enfermeiros demonstra o seu impacto no crescimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão. A elaboração deste relatório de estágio, centrada no reconhecimento de competências - processo pelo qual o enfermeiro analisa as suas aprendizagens e competências para a valorização profissional - surge com o intuito de, através do desempenho, demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiatria. A análise da prática clínica é fundamentada na assistência do enfermeiro especialista, de acordo com o alvo de intervenção, identificando as necessidades e delineando intervenções de forma a proporcionar respostas organizativas e inovadoras, e exercer cuidados diferenciados. A reflexão desta análise permitiu-nos encontrar e construir como enfermeiros especialistas. No âmbito da Pedopsiquiatria, a necessidade de intervenção e formação de profissionais é notória. Adolescentes com défices no funcionamento social devido a um comportamento interativo comprometido, permitiu identificar um foco de atenção com relevância para a Enfermagem. Contribuiu-se para esta área específica, desenhando uma intervenção da esfera autónoma do enfermeiro especialista, segundo as premissas de uma intervenção efetiva - Treino de Habilidades Sociais -. Posteriormente, com recurso à metodologia de estudo de caso analisou-se o impacto da intervenção elaborada na prática especializada em contexto clínico. Dos resultados deste impacto, observou-se uma melhoria nos ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, o que reforça a implementação da intervenção o mais precoce possível. Contribuiu-se, para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, deixando em aberto a implementação de uma intervenção com maior impacto. |
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