O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, João Carlos Guerreiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19986
Resumo: Este relatório de estágio pretende apontar a pertinência da opção pela metodologia de ensino da Aprendizagem Cooperativa (AC), que, não sendo a solução de todos os problemas educativos, pode contribuir de forma mais eficaz do que a abordagem tradicional, de cariz individualista e competitivo, para o potenciamento da diversidade existente nas escolas e para o cumprimento de objetivos. Nesse sentido, procurámos discutir o quão construtivo pode ser implementar e explorar a AC em aulas de língua materna e de língua estrangeira, de Ensino Secundário e de 3.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e académicas dos alunos. Por se tratar de um mestrado em ensino de línguas, focámonos num domínio curricular específico, a expressão escrita. Para tal, procedemos ao enquadramento teórico da AC procurando justificar a posição que assumimos, favorável à utilização da mesma, caracterizámos o contexto escolar em que decorreu a nossa intervenção didática, contextualizámos as aulas que lecionámos, fundamentámos as nossas opções e refletimos sobre os aspetos mais ou menos positivos das mesmas. Finalmente, concluímos com algumas considerações relacionadas com a receção da AC por parte dos alunos e a sua evolução a trabalhar com esta metodologia, com a sua aprendizagem dos conteúdos programáticos e com os dados e impressões recolhidos pelo professor no decorrer das aulas.
id RCAP_e87cb81e76e6e8f95308675c061abd72
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escritaCooperaçãoAprendizagem cooperativaEnsino de língua maternaEnsino de língua estrangeiraTrabalho de grupoAquisição de competências sociais e académicas;Expressão escritacooperation.Cooperative learningMother tongue teachingForeign language teachingWriting skillGroup workSocial and academic competences acquisitionDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório de estágio pretende apontar a pertinência da opção pela metodologia de ensino da Aprendizagem Cooperativa (AC), que, não sendo a solução de todos os problemas educativos, pode contribuir de forma mais eficaz do que a abordagem tradicional, de cariz individualista e competitivo, para o potenciamento da diversidade existente nas escolas e para o cumprimento de objetivos. Nesse sentido, procurámos discutir o quão construtivo pode ser implementar e explorar a AC em aulas de língua materna e de língua estrangeira, de Ensino Secundário e de 3.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e académicas dos alunos. Por se tratar de um mestrado em ensino de línguas, focámonos num domínio curricular específico, a expressão escrita. Para tal, procedemos ao enquadramento teórico da AC procurando justificar a posição que assumimos, favorável à utilização da mesma, caracterizámos o contexto escolar em que decorreu a nossa intervenção didática, contextualizámos as aulas que lecionámos, fundamentámos as nossas opções e refletimos sobre os aspetos mais ou menos positivos das mesmas. Finalmente, concluímos com algumas considerações relacionadas com a receção da AC por parte dos alunos e a sua evolução a trabalhar com esta metodologia, com a sua aprendizagem dos conteúdos programáticos e com os dados e impressões recolhidos pelo professor no decorrer das aulas.This report intends to highlight the relevance of using the teaching methodology of Cooperative Learning (CL) which, despite the fact of not being the solution for all educational problems, can contribute more effectively than the traditional approach, individualistic and competitive, to the enhancement of the diversity in schools and to the achievement of objectives. Accordingly, we tried to discuss the positive effects of implementing and exploring CL in mother tongue and foreign language classes, in Junior and High School of Basic Education, respectively, with the aim of developing students’ social and academic competences. For the reason of being a language teaching course, we specifically focused on their writing skills. In our attempt to do so, we began by framing CL theoretically while trying to support our position, favourable to its use; then, we characterized the school context in which our pedagogic intervention took place and contextualised the classes given, justifying the options taken and reflecting on its most or least positive aspects. Eventually, we concluded with some considerations about the reception of CL by the students and their evolution working with such methodology, with their learning of programmatic contents and with the data collected by the teacher throughout the classesCoutinho, Maria AntóniaMadrona Fernández, AlbertoRUNTeixeira, João Carlos Guerreiro2017-02-07T14:25:27Z2016-07-252016-04-152016-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19986TID:201232944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:46Zoai:run.unl.pt:10362/19986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:50.902504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
title O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
spellingShingle O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
Teixeira, João Carlos Guerreiro
Cooperação
Aprendizagem cooperativa
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Trabalho de grupo
Aquisição de competências sociais e académicas;
Expressão escrita
cooperation.
Cooperative learning
Mother tongue teaching
Foreign language teaching
Writing skill
Group work
Social and academic competences acquisition
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
title_full O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
title_fullStr O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
title_full_unstemmed O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
title_sort O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
author Teixeira, João Carlos Guerreiro
author_facet Teixeira, João Carlos Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Maria Antónia
Madrona Fernández, Alberto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, João Carlos Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperação
Aprendizagem cooperativa
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Trabalho de grupo
Aquisição de competências sociais e académicas;
Expressão escrita
cooperation.
Cooperative learning
Mother tongue teaching
Foreign language teaching
Writing skill
Group work
Social and academic competences acquisition
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Cooperação
Aprendizagem cooperativa
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Trabalho de grupo
Aquisição de competências sociais e académicas;
Expressão escrita
cooperation.
Cooperative learning
Mother tongue teaching
Foreign language teaching
Writing skill
Group work
Social and academic competences acquisition
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este relatório de estágio pretende apontar a pertinência da opção pela metodologia de ensino da Aprendizagem Cooperativa (AC), que, não sendo a solução de todos os problemas educativos, pode contribuir de forma mais eficaz do que a abordagem tradicional, de cariz individualista e competitivo, para o potenciamento da diversidade existente nas escolas e para o cumprimento de objetivos. Nesse sentido, procurámos discutir o quão construtivo pode ser implementar e explorar a AC em aulas de língua materna e de língua estrangeira, de Ensino Secundário e de 3.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e académicas dos alunos. Por se tratar de um mestrado em ensino de línguas, focámonos num domínio curricular específico, a expressão escrita. Para tal, procedemos ao enquadramento teórico da AC procurando justificar a posição que assumimos, favorável à utilização da mesma, caracterizámos o contexto escolar em que decorreu a nossa intervenção didática, contextualizámos as aulas que lecionámos, fundamentámos as nossas opções e refletimos sobre os aspetos mais ou menos positivos das mesmas. Finalmente, concluímos com algumas considerações relacionadas com a receção da AC por parte dos alunos e a sua evolução a trabalhar com esta metodologia, com a sua aprendizagem dos conteúdos programáticos e com os dados e impressões recolhidos pelo professor no decorrer das aulas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
2016-04-15
2016-07-25T00:00:00Z
2017-02-07T14:25:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19986
TID:201232944
url http://hdl.handle.net/10362/19986
identifier_str_mv TID:201232944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137889365262336