O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19986 |
Resumo: | Este relatório de estágio pretende apontar a pertinência da opção pela metodologia de ensino da Aprendizagem Cooperativa (AC), que, não sendo a solução de todos os problemas educativos, pode contribuir de forma mais eficaz do que a abordagem tradicional, de cariz individualista e competitivo, para o potenciamento da diversidade existente nas escolas e para o cumprimento de objetivos. Nesse sentido, procurámos discutir o quão construtivo pode ser implementar e explorar a AC em aulas de língua materna e de língua estrangeira, de Ensino Secundário e de 3.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e académicas dos alunos. Por se tratar de um mestrado em ensino de línguas, focámonos num domínio curricular específico, a expressão escrita. Para tal, procedemos ao enquadramento teórico da AC procurando justificar a posição que assumimos, favorável à utilização da mesma, caracterizámos o contexto escolar em que decorreu a nossa intervenção didática, contextualizámos as aulas que lecionámos, fundamentámos as nossas opções e refletimos sobre os aspetos mais ou menos positivos das mesmas. Finalmente, concluímos com algumas considerações relacionadas com a receção da AC por parte dos alunos e a sua evolução a trabalhar com esta metodologia, com a sua aprendizagem dos conteúdos programáticos e com os dados e impressões recolhidos pelo professor no decorrer das aulas. |
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O contributo da Aprendizagem Cooperativa para o desenvolvimento do domínio curricular da escritaCooperaçãoAprendizagem cooperativaEnsino de língua maternaEnsino de língua estrangeiraTrabalho de grupoAquisição de competências sociais e académicas;Expressão escritacooperation.Cooperative learningMother tongue teachingForeign language teachingWriting skillGroup workSocial and academic competences acquisitionDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEste relatório de estágio pretende apontar a pertinência da opção pela metodologia de ensino da Aprendizagem Cooperativa (AC), que, não sendo a solução de todos os problemas educativos, pode contribuir de forma mais eficaz do que a abordagem tradicional, de cariz individualista e competitivo, para o potenciamento da diversidade existente nas escolas e para o cumprimento de objetivos. Nesse sentido, procurámos discutir o quão construtivo pode ser implementar e explorar a AC em aulas de língua materna e de língua estrangeira, de Ensino Secundário e de 3.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, com vista ao desenvolvimento de competências sociais e académicas dos alunos. Por se tratar de um mestrado em ensino de línguas, focámonos num domínio curricular específico, a expressão escrita. Para tal, procedemos ao enquadramento teórico da AC procurando justificar a posição que assumimos, favorável à utilização da mesma, caracterizámos o contexto escolar em que decorreu a nossa intervenção didática, contextualizámos as aulas que lecionámos, fundamentámos as nossas opções e refletimos sobre os aspetos mais ou menos positivos das mesmas. Finalmente, concluímos com algumas considerações relacionadas com a receção da AC por parte dos alunos e a sua evolução a trabalhar com esta metodologia, com a sua aprendizagem dos conteúdos programáticos e com os dados e impressões recolhidos pelo professor no decorrer das aulas.This report intends to highlight the relevance of using the teaching methodology of Cooperative Learning (CL) which, despite the fact of not being the solution for all educational problems, can contribute more effectively than the traditional approach, individualistic and competitive, to the enhancement of the diversity in schools and to the achievement of objectives. Accordingly, we tried to discuss the positive effects of implementing and exploring CL in mother tongue and foreign language classes, in Junior and High School of Basic Education, respectively, with the aim of developing students’ social and academic competences. For the reason of being a language teaching course, we specifically focused on their writing skills. In our attempt to do so, we began by framing CL theoretically while trying to support our position, favourable to its use; then, we characterized the school context in which our pedagogic intervention took place and contextualised the classes given, justifying the options taken and reflecting on its most or least positive aspects. Eventually, we concluded with some considerations about the reception of CL by the students and their evolution working with such methodology, with their learning of programmatic contents and with the data collected by the teacher throughout the classesCoutinho, Maria AntóniaMadrona Fernández, AlbertoRUNTeixeira, João Carlos Guerreiro2017-02-07T14:25:27Z2016-07-252016-04-152016-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19986TID:201232944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:46Zoai:run.unl.pt:10362/19986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:50.902504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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