Contributo do ensino por simulação na unidade de sismologia, numa turma do 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lara Grasina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57451
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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Neste sentido, foi desenvolvido um estudo no âmbito da Iniciação à Prática Profissional integrada no Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, que procurou compreender o contributo do Ensino por Simulação na aprendizagem dos alunos de uma turma de 10.º ano, relativamente à unidade de Sismologia. A intervenção realizouse numa Escola de Lisboa e os participantes do estudo pertenciam a uma turma do 10.ºano, num total de sete. A abordagem qualitativa foi a metodologia selecionada para investigar as conceções alternativas em sismologia antes e depois da intervenção, os conhecimentos adquiridos pelos alunos, no decorrer da intervenção na referida unidade, as competências desenvolvidas pelos estudantes, através da utilização das simulações, e, por fim, conhecer a opinião dos alunos sobre a utilização de simuladores no ensino. Para além da simulação, foram realizadas atividades práticas, trabalhos de grupo e apresentações. A recolha de dados foi obtida através de um questionário de conhecimentos e dois de opinião, análise documental e grelhas de observação. Os resultados obtidos permitiram aferir que as estratégias implementadas foram eficazes na diminuição das conceções alternativas, diagnosticadas no início da intervenção, assim como, na promoção de uma aprendizagem mais efetiva na unidade de sismologia. O ensino por simulação trouxe múltiplas vantagens aos alunos como uma maior compreensão dos conteúdos abordados, maior motivação por aprender, melhor relação com a professora e, por isso, revelou-se uma estratégia muito integradora em sala de aula. Através da simulação, os alunos desenvolveram especialmente competências de autonomia, raciocínio e saber científico, técnico e tecnológico.Students have often revealed difficulties in understanding geological processes leading to a common lack of organization of their knowledge and misconceptions, compromising their learning journey of the subject. Simulating those geological processes allows them to observe natural phenomena, making them easier to understand due to real-time visualization. This strategy leads to student-centred learning and consequently develops not only social but also cognitive competencies which will make them much more active and intervenient citizens in our society. For this purpose, a case study was implemented in the scope of Initiation to Professional Practice, integrated into the Master of Biology and Geology Teaching, on a 10.º grade class on seismology unit, aiming to investigate the contribution of simulating methods in apprenticeship. The study was carried out in a school in Lisbon and the class present in this experiment was one out of seven. A qualitative approach was the selected methodology to assess the alternative conceptions in seismology before and after this experiment, the knowledge acquired by the students throughout the intervention in the referred unit of study, the competencies developed by students during the utilization of simulations, and to collect their opinion regarding the utilization of this kind of methods in teaching. Besides simulation through analogous and virtual models, other strategies were also used such as practical activities, group research and presentation of results. The collected data was obtained through several questionaries – one on acquired concepts and knowledge and two focused on their opinion, documental analysis and observation grids. The results obtained with this study allowed us to conclude that the implemented strategies were effective, reducing alternative conceptions diagnosed at the beginning of this intervention as well as promoting more effectual learning in the seismology unit. Teaching with a simulating approach brought multiple advantages to students such as a better comprehension of the themes, more motivation to learn, and a better relationship with the teacher, therefore, revealing to be a great integration strategy in the classroom environment. With this method, students ended up developing their autonomy, rationality and scientific, technical and technological knowledge.Faria, Cláudia, 1967-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Lara Grasina2023-05-18T10:45:18Z20222022-10-102022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:56.050828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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