Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57596 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_6aa9ff426ab16a1bc6d9866e2a41d145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economiaModelos de ensinoMotivação dos alunosEstratégias de ensinoAprendizagem cooperativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório encontra-se estruturado em duas grandes vertentes. A primeira aborda, numa base teórica e com recurso a investigação, a temática da utilização dos modelos múltiplos de ensino, e como esta se poderá relacionar com a motivação dos alunos, numa turma de economia do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de gestão empresarial, marketing e publicidade (comercial). Numa outra perspetiva de abordagem, pretendeu-se também dotar o relatório de uma base teórica mais estruturada relativamente ao tema em estudo, por forma a permitir, num futuro profissional, discernir sobre as melhores metodologias de foro pedagógico a utilizar na prática letiva. Para o efeito, a prática investigativa assentou na adoção de uma abordagem de natureza qualitativa, com recurso a técnicas de recolha de dados, como a entrevista, o questionário, registos em diário de campo e observação participante, tendo a mesma decorrido num conjunto de nove aulas lecionadas, no âmbito da prática de ensino supervisionada numa escola cooperante, e que incidiram sobre a temática da produção de bens e serviços. A segunda vertente do relatório visa dar testemunho do trabalho realizado na escola cooperante, e da correspondente articulação com o professor cooperante, bem como das reflexões tidas no decurso do processo. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem bons níveis de satisfação, e, por via disso, uma maior motivação, por parte dos alunos, à prática letiva assente em modelos múltiplos de ensino. Porém, não obstante os resultados obtidos, e tendo por base investigação teórica assente em literatura científica, não é possível estabelecer, com esta tipologia de estudo, uma correlação entre a motivação dos alunos e a adoção dos modelos múltiplos de ensino.This report is structured in two major strands. The first approaches, on a theoretical basis and using research, the theme of the use of multiple teaching models, and how this can relate to the motivation of students, in an economics class of the 10th year of the Professional Course of Technical management of business, marketing and advertising (commercial). In another approach perspective, it was also intended to provide the report with a more structured theoretical basis in relation to the theme under study, in order to allow, in a professional future, to discern on the best pedagogical methodologies to be used in teaching practice. To this end, investigative practice was based on the adoption of a qualitative approach, using data collection techniques, such as the interview, questionnaire, field diary records and participant observation, and it took place in a set of nine classes taught, within the framework of the teaching practice supervised in cooperative school, and which focused on the theme of the production of goods and services. The second part of the report aims to give testimony to the work carried out in the cooperative school, and the corresponding articulation with the cooperating teacher, as well as the reflections taken during the process. The results obtained in this research suggest good levels of satisfaction, and, therefore, a greater motivation, on the part of the students, to the teaching practice based on multiple models of teaching. However, despite the results obtained, and based on theoretical research based on scientific literature, it is not possible to establish, with this type of study, a correlation between the motivation of students and the adoption of multiple teaching models.Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974-Repositório da Universidade de LisboaMartins, Mário Miguel da Cruz2023-05-25T08:47:11Z2022-07-062022-06-072022-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57596porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:05.546095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
title |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
spellingShingle |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia Martins, Mário Miguel da Cruz Modelos de ensino Motivação dos alunos Estratégias de ensino Aprendizagem cooperativa Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
title_full |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
title_fullStr |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
title_full_unstemmed |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
title_sort |
Os modelos múltiplos de ensino e a motivação dos alunos numa turma do 10º ano de economia |
author |
Martins, Mário Miguel da Cruz |
author_facet |
Martins, Mário Miguel da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ana Luísa Fonseca, 1974- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Mário Miguel da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos de ensino Motivação dos alunos Estratégias de ensino Aprendizagem cooperativa Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Modelos de ensino Motivação dos alunos Estratégias de ensino Aprendizagem cooperativa Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-06 2022-06-07 2022-07-06T00:00:00Z 2023-05-25T08:47:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57596 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134634735304704 |