Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardona, Maria João
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40
Resumo: O papel demasiado rígido e diferenciado atribuído às mulheres e aos homens é aprendido desde a infância na educação familiar e na escola, acabando por afetar os percursos de vida pessoal, académico e profissional de rapazes e raparigas. A análise desta problemática tem sido uma preocupação que temos vindo a trabalhar, nos últimos anos na ESES (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém), com o apoio da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). No âmbito deste trabalho temos vindo a construir materiais e a desenvolver várias atividades de formação, a par da recolha de dados em jardins-de-infância e escolas, na tentativa de estudar a forma como estas questões são vivenciadas pelas crianças, docentes e famílias. Dos vários dados recolhidos através deste trabalho, temos procurado conhecer como podemos apoiar a promoção de uma atitude mais reflexiva dos docentes e das docentes na sua prática pedagógica relativamente às questões de género, numa perspetiva de educação para a cidadania. Neste artigo é apresentada uma síntese deste trabalho e uma análise das principais dificuldades manifestadas pelos docentes e pelas docentes da educação préescolar e do ensino básico.
id RCAP_e884105ab593846951e8f4db8ad19e2a
oai_identifier_str oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/40
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escolaGénero, Educação para a cidadania, Educação pré-escolar e Educação básica, Formaçãode docentesO papel demasiado rígido e diferenciado atribuído às mulheres e aos homens é aprendido desde a infância na educação familiar e na escola, acabando por afetar os percursos de vida pessoal, académico e profissional de rapazes e raparigas. A análise desta problemática tem sido uma preocupação que temos vindo a trabalhar, nos últimos anos na ESES (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém), com o apoio da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). No âmbito deste trabalho temos vindo a construir materiais e a desenvolver várias atividades de formação, a par da recolha de dados em jardins-de-infância e escolas, na tentativa de estudar a forma como estas questões são vivenciadas pelas crianças, docentes e famílias. Dos vários dados recolhidos através deste trabalho, temos procurado conhecer como podemos apoiar a promoção de uma atitude mais reflexiva dos docentes e das docentes na sua prática pedagógica relativamente às questões de género, numa perspetiva de educação para a cidadania. Neste artigo é apresentada uma síntese deste trabalho e uma análise das principais dificuldades manifestadas pelos docentes e pelas docentes da educação préescolar e do ensino básico.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2015-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40Revista Aprender; Revista Aprender nº 36 (outubro de 2015); 63-712184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40/30Cardona, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:15:59Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/40Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:16.815297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
title Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
spellingShingle Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
Cardona, Maria João
Género, Educação para a cidadania, Educação pré-escolar e Educação básica, Formaçãode docentes
title_short Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
title_full Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
title_fullStr Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
title_full_unstemmed Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
title_sort Trabalhar as questões de género numa perspetiva de educação para a cidadania no jardim-de-infância e na escola
author Cardona, Maria João
author_facet Cardona, Maria João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardona, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Género, Educação para a cidadania, Educação pré-escolar e Educação básica, Formaçãode docentes
topic Género, Educação para a cidadania, Educação pré-escolar e Educação básica, Formaçãode docentes
description O papel demasiado rígido e diferenciado atribuído às mulheres e aos homens é aprendido desde a infância na educação familiar e na escola, acabando por afetar os percursos de vida pessoal, académico e profissional de rapazes e raparigas. A análise desta problemática tem sido uma preocupação que temos vindo a trabalhar, nos últimos anos na ESES (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém), com o apoio da CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). No âmbito deste trabalho temos vindo a construir materiais e a desenvolver várias atividades de formação, a par da recolha de dados em jardins-de-infância e escolas, na tentativa de estudar a forma como estas questões são vivenciadas pelas crianças, docentes e famílias. Dos vários dados recolhidos através deste trabalho, temos procurado conhecer como podemos apoiar a promoção de uma atitude mais reflexiva dos docentes e das docentes na sua prática pedagógica relativamente às questões de género, numa perspetiva de educação para a cidadania. Neste artigo é apresentada uma síntese deste trabalho e uma análise das principais dificuldades manifestadas pelos docentes e pelas docentes da educação préescolar e do ensino básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40
url http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/40/30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv Revista Aprender; Revista Aprender nº 36 (outubro de 2015); 63-71
2184-5255
0871-1267
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130749923753984