Análise do discurso sobre a rádio na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Mendonça
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Bento Duarte, Perona Páez, Juan José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/14347
Resumo: A inserção do rádio na Internet redimensionou o modo pelo qual ou ouvintes acedem aos conteúdos dos programas. Face as novas características e funcionalidades multimídia, a radiofonia online passou a ser utilizada em novos espaços de atuação, principalmente, na Educação. A partir desse cenário, alguns estudiosos afirmam que a rádio web não se trata de uma rádio, mas de uma ferramenta da Web 2.0. Outros acreditam na inovação da mídia como um canal de informações colaborativo que elimina as distâncias geográficas, produzindo novos gêneros e novas formas de interação. E muitos concordam que seu futuro é a integração nas plataformas de e-learning. Sobre essas argumentações, em voga no cenário acadêmico internacional, surge a necessidade de compreendermos as bases que fundamentam um discurso coletivo e suas identidades híbridas. Elegemos, assim, como estudo de caso, a comunidade acadêmica espanhola, pelo pioneirismo europeu em radiofonia online e sua integração na educação. Como resultado, obtivemos, através da análise do discurso, uma amostra sustentada por ideologias que são influenciadas por fatores históricos e sociais. Sob o prisma de um estudo descritivo e interpretativo; potencialidades, possibilidades e desafios são destacados para a rádio web e sua vertente educativa, amplamente contributivos quando absorvidos como fonte de consulta e pesquisa.
id RCAP_e893e5ef725e92adcf9c65f8ad2f86f9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do discurso sobre a rádio na InternetAnálise do discursoRádio webEducaçãoComunicaçãoA inserção do rádio na Internet redimensionou o modo pelo qual ou ouvintes acedem aos conteúdos dos programas. Face as novas características e funcionalidades multimídia, a radiofonia online passou a ser utilizada em novos espaços de atuação, principalmente, na Educação. A partir desse cenário, alguns estudiosos afirmam que a rádio web não se trata de uma rádio, mas de uma ferramenta da Web 2.0. Outros acreditam na inovação da mídia como um canal de informações colaborativo que elimina as distâncias geográficas, produzindo novos gêneros e novas formas de interação. E muitos concordam que seu futuro é a integração nas plataformas de e-learning. Sobre essas argumentações, em voga no cenário acadêmico internacional, surge a necessidade de compreendermos as bases que fundamentam um discurso coletivo e suas identidades híbridas. Elegemos, assim, como estudo de caso, a comunidade acadêmica espanhola, pelo pioneirismo europeu em radiofonia online e sua integração na educação. Como resultado, obtivemos, através da análise do discurso, uma amostra sustentada por ideologias que são influenciadas por fatores históricos e sociais. Sob o prisma de um estudo descritivo e interpretativo; potencialidades, possibilidades e desafios são destacados para a rádio web e sua vertente educativa, amplamente contributivos quando absorvidos como fonte de consulta e pesquisa.Universidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoTeixeira, MendonçaSilva, Bento DuartePerona Páez, Juan José20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/14347por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:26:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:51.446113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do discurso sobre a rádio na Internet
title Análise do discurso sobre a rádio na Internet
spellingShingle Análise do discurso sobre a rádio na Internet
Teixeira, Mendonça
Análise do discurso
Rádio web
Educação
Comunicação
title_short Análise do discurso sobre a rádio na Internet
title_full Análise do discurso sobre a rádio na Internet
title_fullStr Análise do discurso sobre a rádio na Internet
title_full_unstemmed Análise do discurso sobre a rádio na Internet
title_sort Análise do discurso sobre a rádio na Internet
author Teixeira, Mendonça
author_facet Teixeira, Mendonça
Silva, Bento Duarte
Perona Páez, Juan José
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
Perona Páez, Juan José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Mendonça
Silva, Bento Duarte
Perona Páez, Juan José
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Rádio web
Educação
Comunicação
topic Análise do discurso
Rádio web
Educação
Comunicação
description A inserção do rádio na Internet redimensionou o modo pelo qual ou ouvintes acedem aos conteúdos dos programas. Face as novas características e funcionalidades multimídia, a radiofonia online passou a ser utilizada em novos espaços de atuação, principalmente, na Educação. A partir desse cenário, alguns estudiosos afirmam que a rádio web não se trata de uma rádio, mas de uma ferramenta da Web 2.0. Outros acreditam na inovação da mídia como um canal de informações colaborativo que elimina as distâncias geográficas, produzindo novos gêneros e novas formas de interação. E muitos concordam que seu futuro é a integração nas plataformas de e-learning. Sobre essas argumentações, em voga no cenário acadêmico internacional, surge a necessidade de compreendermos as bases que fundamentam um discurso coletivo e suas identidades híbridas. Elegemos, assim, como estudo de caso, a comunidade acadêmica espanhola, pelo pioneirismo europeu em radiofonia online e sua integração na educação. Como resultado, obtivemos, através da análise do discurso, uma amostra sustentada por ideologias que são influenciadas por fatores históricos e sociais. Sob o prisma de um estudo descritivo e interpretativo; potencialidades, possibilidades e desafios são destacados para a rádio web e sua vertente educativa, amplamente contributivos quando absorvidos como fonte de consulta e pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/14347
url https://hdl.handle.net/1822/14347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132941831372800