A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bubniak, Fabiana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841
Resumo: Este artigo se situa no campo dos estudos da linguagem e propõe a existência de uma voz neotênica no cinema. Após uma revisão da literatura que trata de noções de voz, fala e silêncio, são discutidos conceitos de Jacques Derrida, Aristóteles, Steven Connor, Mladen Dolar e Jonathan Rée, bem como a definição de voz na psicanálise com base nas teorias de Jacques Lacan. A partir do conceito de infância da linguagem de Giorgio Agamben e de neotenia, torna-se possível conceituar a voz neotênica. Esta emerge quando se transcende o sentido (logos) e a materialidade (phoné), situando-se num hiato entre a língua e o discurso. A possibilidades dessa voz no cinema é explorada através da análise dos filmes Amor (2012) de Michael Haneke, Ela (2013) de Spike Jonze, Um Lugar Silencioso (2018) de John Krasinski, Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) de Woody Allen.  
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