A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841 |
Resumo: | Este artigo se situa no campo dos estudos da linguagem e propõe a existência de uma voz neotênica no cinema. Após uma revisão da literatura que trata de noções de voz, fala e silêncio, são discutidos conceitos de Jacques Derrida, Aristóteles, Steven Connor, Mladen Dolar e Jonathan Rée, bem como a definição de voz na psicanálise com base nas teorias de Jacques Lacan. A partir do conceito de infância da linguagem de Giorgio Agamben e de neotenia, torna-se possível conceituar a voz neotênica. Esta emerge quando se transcende o sentido (logos) e a materialidade (phoné), situando-se num hiato entre a língua e o discurso. A possibilidades dessa voz no cinema é explorada através da análise dos filmes Amor (2012) de Michael Haneke, Ela (2013) de Spike Jonze, Um Lugar Silencioso (2018) de John Krasinski, Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) de Woody Allen. |
id |
RCAP_e89732f4a5eb1df8456a749f9e27b4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinemaThe Neotenic Voice: Possibilities of Non-phonocentric Voice in FilmCinemavoicelanguageinfancyphonocentrismCinemavozlinguageminfânciafonocentrismoEste artigo se situa no campo dos estudos da linguagem e propõe a existência de uma voz neotênica no cinema. Após uma revisão da literatura que trata de noções de voz, fala e silêncio, são discutidos conceitos de Jacques Derrida, Aristóteles, Steven Connor, Mladen Dolar e Jonathan Rée, bem como a definição de voz na psicanálise com base nas teorias de Jacques Lacan. A partir do conceito de infância da linguagem de Giorgio Agamben e de neotenia, torna-se possível conceituar a voz neotênica. Esta emerge quando se transcende o sentido (logos) e a materialidade (phoné), situando-se num hiato entre a língua e o discurso. A possibilidades dessa voz no cinema é explorada através da análise dos filmes Amor (2012) de Michael Haneke, Ela (2013) de Spike Jonze, Um Lugar Silencioso (2018) de John Krasinski, Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) de Woody Allen. This article is located in the field of language studies and proposes the existence of a neotenic voice in film. Following a review of the literature dealing with the notions of voice, speech and silence, the article discusses concepts from Jacques Derrida, Aristoteles, Steven Connor, Mladen Dolar and Jonathan Rée, as well as the definition of voice in psychoanalysis through the theories of Jacques Lacan. Based on Giorgio Agamben’s concept of language infancy and neoteny, it becomes possible to conceptualize the neotenic voice. It emerges when meaning (logos) and materiality (phoné) are transcended, ushering in a voice in the gap between language and discourse. The potential of this voice in cinema is explored through the analysis of the films Amour (2012) by Michael Haneke, Her (2013) by Spike Jonze, A Quiet Place (2018) by John Krasinski, Inglourious Basterds (2009) by Quentin Tarantino, and Annie Hall (1977) by Woody Allen. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 5-26Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 5-262183-175010.14591/aniki.v10n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/841http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/841/517Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBubniak, Fabiana2024-01-26T02:03:28Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:23.547444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema The Neotenic Voice: Possibilities of Non-phonocentric Voice in Film |
title |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema |
spellingShingle |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema Bubniak, Fabiana Cinema voice language infancy phonocentrism Cinema voz linguagem infância fonocentrismo |
title_short |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema |
title_full |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema |
title_fullStr |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema |
title_full_unstemmed |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema |
title_sort |
A Voz Neotênica: Possibilidades de voz não-fonocêntrica no cinema |
author |
Bubniak, Fabiana |
author_facet |
Bubniak, Fabiana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bubniak, Fabiana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema voice language infancy phonocentrism Cinema voz linguagem infância fonocentrismo |
topic |
Cinema voice language infancy phonocentrism Cinema voz linguagem infância fonocentrismo |
description |
Este artigo se situa no campo dos estudos da linguagem e propõe a existência de uma voz neotênica no cinema. Após uma revisão da literatura que trata de noções de voz, fala e silêncio, são discutidos conceitos de Jacques Derrida, Aristóteles, Steven Connor, Mladen Dolar e Jonathan Rée, bem como a definição de voz na psicanálise com base nas teorias de Jacques Lacan. A partir do conceito de infância da linguagem de Giorgio Agamben e de neotenia, torna-se possível conceituar a voz neotênica. Esta emerge quando se transcende o sentido (logos) e a materialidade (phoné), situando-se num hiato entre a língua e o discurso. A possibilidades dessa voz no cinema é explorada através da análise dos filmes Amor (2012) de Michael Haneke, Ela (2013) de Spike Jonze, Um Lugar Silencioso (2018) de John Krasinski, Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) de Woody Allen. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841 https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/841 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/841/517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 5-26 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 5-26 2183-1750 10.14591/aniki.v10n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060496343040 |