Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Andreia Filipa Goulart
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3622
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 29 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_e89f3076e1e246d1ee4f7e91688efe68
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integradoBiblioteca EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)LeituraLivroDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 29 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.Este documento tem como finalidade relatar, analisar e refletir sobre o trabalho concretizado nas escolas que nos acolheram, em prol do desenvolvimento das crianças com quem interagimos. Perante a impossibilidade de darmos conta de todas as dimensões da nossa intervenção, em contexto formal de ensino, selecionamos uma temática que tem sido apresentada como uma das principais responsabilidades da escola: promover a leitura junto das crianças, investindo em espaços condignos, conducentes ao desenvolvimento de competências leitoras. Nesta ordem de ideias, demonstra a literatura da especialidade que a Biblioteca Escolar é um espaço obrigatório nos estabelecimentos de ensino que apostam na promoção do livro e da leitura. Reforçando a importância da existência de espaços formais de leitura nas escolas, Nunes (2003: 2) defende que a biblioteca é um “ser palpitante no seio da comunidade escolar” e que deve constituir-se como o “coração da escola”. Ao longo do nosso trabalho, demos igualmente destaque às áreas de leitura (comummente designadas por cantinhos da leitura), existentes nas salas, facilitando o acesso aos livros e desenvolvendo o gosto pelos mesmos e pela prática da leitura. Para além do estudo das questões da leitura e da descrição das atividades desenvolvidas nesta área, surgiu o interesse de, neste relatório, analisarmos de que modo as áreas de leitura e as bibliotecas escolares contribuem para a promoção de competências leitoras. [...].ABSTRACT: This document has the aim of reporting, analysing and thinking over the work done in the schools that hosted us, for the development of the children with whom we interacted with. Because it’s not possible to talk about all the subjects of the work, that we developed teaching at schools, we selected a subject, which has been presented as one of the main school responsibilities: promoting reading in the world of children and adjusting places to have all that is needed to develop reading skills. Therefore, according to some authors, the School Library is a mandatory place in the schools that promote the book and its reading. Reinforcing the importance of specific places in schools where children have all that they need to develop their reading, Nunes (2003:2) says that the library is “a pulsing being in the educational communities” and that it must be “the heart of the school”. Through our work, we also highlighted the reading areas (usually called “reading corners”), in the classrooms, which give the opportunity to children to have access to books, develop their reading and find pleasure in books. Apart from the study of the reading issues and the description of the activities developed in this area, in this report we also wanted to analyse the way the reading areas and the school libraries can contribute to the promotion of reading skills. [...].Castanho, Maria da Graça BorgesRepositório da Universidade dos AçoresMedeiros, Andreia Filipa Goulart2016-02-04T17:22:03Z2015-06-292015-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3622201393751porMedeiros, Andreia Filipa Goulart. "Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo: as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado". 2015. 136 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:49Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:16.321383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
title Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
spellingShingle Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
Medeiros, Andreia Filipa Goulart
Biblioteca Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Livro
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
title_full Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
title_fullStr Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
title_full_unstemmed Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
title_sort Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo : as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado
author Medeiros, Andreia Filipa Goulart
author_facet Medeiros, Andreia Filipa Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanho, Maria da Graça Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Andreia Filipa Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Livro
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Biblioteca Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Livro
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 29 de Junho de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
2015-06-29T00:00:00Z
2016-02-04T17:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3622
201393751
url http://hdl.handle.net/10400.3/3622
identifier_str_mv 201393751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Andreia Filipa Goulart. "Os espaços formais e informais de leitura no Pré-escolar e 1.º Ciclo: as áreas de leitura e as bibliotecas na promoção de competências leitoras em contexto de estágio integrado". 2015. 136 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130714384367616