A promoção da leitura no 3º ciclo : um projecto dinamizado pela biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Ana Maria Catambas Figueira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1365
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta
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É neste âmbito que desenvolvemos a nossa reflexão sobre os desafios que se colocam à biblioteca escolar e ao seu coordenador, enquanto mediador de leituras. Na segunda parte descrevemos e analisamos o projecto de intervenção na área da leitura, a partir da biblioteca escolar, que foi desenvolvido com alunos do 7.º ano de escolaridade. Alguns desses alunos apresentavam grandes dificuldades na leitura, facto que nos motivou também a perceber os mecanismos da aprendizagem inicial da leitura e a incluir neste trabalho aspectos teóricos ligados a esta temática. A questão da motivação e do desenvolvimento do gosto de ler, através de actividades lúdicas, são de toda a pertinência num quadro pouco favorável à leitura quer a nível do contexto familiar, quer a nível do contexto escolar. A análise dos resultados do inquérito inicial mostrou-nos essa evidência. O trabalho de campo consistiu no desenvolvimento do projecto “Descobrir o prazer da leitura”, que contemplava actividades de leitura regulares e actividades complementares. A análise dos dados recolhidos através dos vários instrumentos utilizados, permitiu-nos reflectir sobre os elementos que se cruzam na actividade de leitura. Revelou-nos também que a biblioteca escolar pode ser uma importante força mobilizadora, no sentido de procurar unir esforços com os docentes e a família para um trabalho sistematizado e continuado de promoção da leitura com vista a desenvolver o gosto pelo acto de ler e também a competência leitora. Este esforço comum contribuiu para uma mudança de atitude dos alunos face às propostas de leitura com implicações muito positivas no sucesso escolar de alguns deles e abriu caminho para um trabalho futuro mais consistente e mais abrangenteThe present investigation is developed in the area of the studies that deal with the problem of the promotion of reading, analysing, in particular, the role the school library can have among children and teenagers. We dedicated the first part of this study to the theoretical framework of the research. It deals with the technological paradigm and the information society, which have inevitably conducted us to a new educational paradigm and determined a change in the practices at school. In this context, the need to give students the skills the information literacy requires. Therefore, reading became a big challenge not only to school but also the school library. Thus, we have developed our reflection on the challenges that the school library and its co-ordinator, as reading mediator, have to face. In the second part of this study we describe and analyse the intervention project in the area of reading, that was carried out by the school library and involved 7th grade students. Some of these students had great reading difficulties and this motivated us to try to understand the mechanisms of the initial reading learning process. This is the reason why we include in this study some theoretical information related to this subject. The motivation and the development of reading for plesaure through ludic activities are pertinent in difficult reading contexts, not only in the family but also at school. The analysis of the results of the initial questionnaire proved this evidence. The exploratory study was based on the development of the project “Discover reading for pleasure”, that included reading activities on a regular basis and other ones. The analysis of the data collected by different instruments, allowed us to think about the elements that are involved in reading. It made also it clear that the school library can be an important mobilizing power if we want to join efforts among teachers and the family to develop a systematic and continuous work in the promotion of reading for pleasure and, consequently, in developing the reading skills. This combined effort contributed to a change of the students' attitude towards the reading aims, with very positive implications in the academic success of some of them and gave them the possibility to develop a more consistent and broad academic work in the future.Bastos, GlóriaRepositório AbertoMateus, Ana Maria Catambas Figueira2009-07-11T16:46:32Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1.117.845 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:53Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:13.776324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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