A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891 |
Resumo: | A perturba??o do espetro do autismo (PEA) ? uma problem?tica atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo prop?e se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estrat?gias base de atua??o; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolu??o dos alunos com base nesta incorpora??o. A amostra inclui tr?s alunos com diagn?stico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avalia??o baseou-se na utiliza??o de protocolos estandardizados e por observa??o direta dos comportamentos lingu?sticos das crian?as, tendo sido feitas em tr?s per?odos distintos, coincidentes com os per?odos escolares. As crian?as com PEA apresentam progressos lingu?sticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utiliza??o de um m?todo integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagn?stico de PEA, manifestam carater?sticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos lingu?stico e relacional. N?o obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta ? uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crian?as com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD. |
id |
RCAP_e8a247b835caa348bc4a52f54cc5e3d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/891 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismoTerapia da fala - Speech therapyPerturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorderUnidades de estudo estruturado - Teaching units structuredMetodologia TEACCH - TEACCH methodologyA perturba??o do espetro do autismo (PEA) ? uma problem?tica atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo prop?e se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estrat?gias base de atua??o; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolu??o dos alunos com base nesta incorpora??o. A amostra inclui tr?s alunos com diagn?stico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avalia??o baseou-se na utiliza??o de protocolos estandardizados e por observa??o direta dos comportamentos lingu?sticos das crian?as, tendo sido feitas em tr?s per?odos distintos, coincidentes com os per?odos escolares. As crian?as com PEA apresentam progressos lingu?sticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utiliza??o de um m?todo integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagn?stico de PEA, manifestam carater?sticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos lingu?stico e relacional. N?o obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta ? uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crian?as com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD.ISMT2018-09-06T11:12:34Z2018-09-062013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891TID:201903784porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891Agostinho, Susana Margarida ?ngelo CorreiaAfonso, Carlos Alberto (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:25Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:02.077172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
title |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
spellingShingle |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia Terapia da fala - Speech therapy Perturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorder Unidades de estudo estruturado - Teaching units structured Metodologia TEACCH - TEACCH methodology |
title_short |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
title_full |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
title_fullStr |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
title_full_unstemmed |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
title_sort |
A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo |
author |
Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia |
author_facet |
Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia Afonso, Carlos Alberto (Orientador) |
author_role |
author |
author2 |
Afonso, Carlos Alberto (Orientador) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia Afonso, Carlos Alberto (Orientador) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia da fala - Speech therapy Perturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorder Unidades de estudo estruturado - Teaching units structured Metodologia TEACCH - TEACCH methodology |
topic |
Terapia da fala - Speech therapy Perturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorder Unidades de estudo estruturado - Teaching units structured Metodologia TEACCH - TEACCH methodology |
description |
A perturba??o do espetro do autismo (PEA) ? uma problem?tica atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo prop?e se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estrat?gias base de atua??o; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolu??o dos alunos com base nesta incorpora??o. A amostra inclui tr?s alunos com diagn?stico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avalia??o baseou-se na utiliza??o de protocolos estandardizados e por observa??o direta dos comportamentos lingu?sticos das crian?as, tendo sido feitas em tr?s per?odos distintos, coincidentes com os per?odos escolares. As crian?as com PEA apresentam progressos lingu?sticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utiliza??o de um m?todo integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagn?stico de PEA, manifestam carater?sticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos lingu?stico e relacional. N?o obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta ? uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crian?as com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2018-09-06T11:12:34Z 2018-09-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891 TID:201903784 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891 |
identifier_str_mv |
TID:201903784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136428610813952 |