A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Afonso, Carlos Alberto (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891
Resumo: A perturba??o do espetro do autismo (PEA) ? uma problem?tica atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo prop?e se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estrat?gias base de atua??o; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolu??o dos alunos com base nesta incorpora??o. A amostra inclui tr?s alunos com diagn?stico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avalia??o baseou-se na utiliza??o de protocolos estandardizados e por observa??o direta dos comportamentos lingu?sticos das crian?as, tendo sido feitas em tr?s per?odos distintos, coincidentes com os per?odos escolares. As crian?as com PEA apresentam progressos lingu?sticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utiliza??o de um m?todo integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagn?stico de PEA, manifestam carater?sticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos lingu?stico e relacional. N?o obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta ? uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crian?as com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD.
id RCAP_e8a247b835caa348bc4a52f54cc5e3d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/891
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismoTerapia da fala - Speech therapyPerturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorderUnidades de estudo estruturado - Teaching units structuredMetodologia TEACCH - TEACCH methodologyA perturba??o do espetro do autismo (PEA) ? uma problem?tica atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo prop?e se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estrat?gias base de atua??o; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolu??o dos alunos com base nesta incorpora??o. A amostra inclui tr?s alunos com diagn?stico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avalia??o baseou-se na utiliza??o de protocolos estandardizados e por observa??o direta dos comportamentos lingu?sticos das crian?as, tendo sido feitas em tr?s per?odos distintos, coincidentes com os per?odos escolares. As crian?as com PEA apresentam progressos lingu?sticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utiliza??o de um m?todo integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagn?stico de PEA, manifestam carater?sticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos lingu?stico e relacional. N?o obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta ? uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crian?as com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD.ISMT2018-09-06T11:12:34Z2018-09-062013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891TID:201903784porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891Agostinho, Susana Margarida ?ngelo CorreiaAfonso, Carlos Alberto (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:25Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:02.077172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
title A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
spellingShingle A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia
Terapia da fala - Speech therapy
Perturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorder
Unidades de estudo estruturado - Teaching units structured
Metodologia TEACCH - TEACCH methodology
title_short A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
title_full A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
title_fullStr A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
title_full_unstemmed A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
title_sort A Terapia da Fala em Contexto Escolar: compet?ncias de comunica??o e promo??o da autonomia de alunos com perturba??o do espetro do autismo
author Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia
author_facet Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia
Afonso, Carlos Alberto (Orientador)
author_role author
author2 Afonso, Carlos Alberto (Orientador)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Susana Margarida ?ngelo Correia
Afonso, Carlos Alberto (Orientador)
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia da fala - Speech therapy
Perturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorder
Unidades de estudo estruturado - Teaching units structured
Metodologia TEACCH - TEACCH methodology
topic Terapia da fala - Speech therapy
Perturba??es do espectro do autismo - Autism spectrum disorder
Unidades de estudo estruturado - Teaching units structured
Metodologia TEACCH - TEACCH methodology
description A perturba??o do espetro do autismo (PEA) ? uma problem?tica atual no contexto educativo e necessita de diversos apoios especializados, entre eles, a terapia da fala. Este estudo prop?e se a analisar o trabalho integrado do terapeuta da fala, tendo em conta as suas estrat?gias base de atua??o; e da metodologia TEACCH em contexto de Unidade de Ensino Estruturado (UEE), de forma a investigar a evolu??o dos alunos com base nesta incorpora??o. A amostra inclui tr?s alunos com diagn?stico de PEA a frequentar a UEE e a usufruir de apoio de terapia da fala uma vez por semana. A avalia??o baseou-se na utiliza??o de protocolos estandardizados e por observa??o direta dos comportamentos lingu?sticos das crian?as, tendo sido feitas em tr?s per?odos distintos, coincidentes com os per?odos escolares. As crian?as com PEA apresentam progressos lingu?sticos, comunicacionais e relacionais significativos com a utiliza??o de um m?todo integrado da terapia da fala em contexto de UEE, utilizando a metodologia TEACCH. Apesar de os alunos apresentarem o mesmo diagn?stico de PEA, manifestam carater?sticas psicossociais diferentes, bem como diferentes graus de desenvolvimentos lingu?stico e relacional. N?o obstante, verificou-se que a metodologia TEACCH, fundamentada nas dificuldades que a PEA apresenta ? uma ferramenta funcional para melhorar o desempenho, o comportamento adaptativo e desenvolver autonomia das crian?as com PEA. / Autism spectrum disorder (ASD) is a current problem in the educational context and needs of various specialized support, among them speech therapy. This study proposes to analyze the integrated work of the speech therapist, taking into account their strategies based on performance, and the methodology in the context of TEACCH Unit Teaching Structured (UTS) in order to investigate the evolution of students based this merger. The sample includes three students diagnosed with ASD attending the UTS and enjoys supporting speech therapy once a week. The evaluation was based on the use of standardized protocols and direct observation of linguistic behavior of children, having been made into three distinct periods, coinciding with school terms. Children with ASD show a significant progress linguistic, communicative and relational with the use of an integrated method of speech therapy in the context of UTS, using the TEACCH methodology. Despite the students submit the same diagnosis of ASD manifest different psychosocial characteristics as well as different degrees of linguistic and relational developments. However, it has been found that the TEACCH method based on the ADS difficulties presents which, is a tool for improving functional performance, autonomy and develop adaptive behavior of children with ASD.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2018-09-06T11:12:34Z
2018-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891
TID:201903784
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891
identifier_str_mv TID:201903784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136428610813952