Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Soraia Patricia Taborda Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85346
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_3d36eea788d810eb9c1f2ca5e12ed41a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escolaTies that (ap)prehend: Integration of children with Autism Spectrum Disorders in schoolPerturbação do Espetro do AutismoIntegraçãoModelo TEACCHAnálise de necessidadesAutism Spectrum DisorderIntegrationThe TEACCH modelNeeds analysisRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, integrado no 2º ano de Mestrado de Ciência das Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, insere-se na temática das Perturbações do Espetro do Autismo, com incidência na integração de estudantes com esta patologia na escola. Esta é uma temática recente, mas fundamental, visto que é na família e na escola que as pessoas com Perturbações de Espetro do Autismo iniciam as primeiras interações sociais. Este estágio decorreu na escola básica de Coimbra, Escola Martim de Freitas e incidiu, principalmente, no desenvolvimento integral dos estudantes da Unidade Estruturada de Ensino. Para isso, foi realizado um trabalho de apoio e acompanhamento dos estudantes com Perturbações de Espectro do Autismo às aulas da unidade e às aulas na turma do ensino regular, planificaram-se, implementaram-se e avaliaram-se atividades e elaboram-se materiais de apoio que complementaram a sua formação. Realizou-se, ainda, um projeto de investigação com o objetivo de compreender quais as dificuldades e obstáculos dos profissionais que trabalham juntos e com os estudantes com Perturbações do Espetro do Autismo. Trata-se de uma análise de necessidades de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas. Após a realização deste estudo foi possível concluir que os principais obstáculos à prática pedagógica eficiente são a falta de recursos humanos, a necessidade de formação específica na área da educação especial e alguns impedimentos de espaço e tempo. Conclui-se, assim, que apesar dos avanços para a integração destes estudantes na comunidade escolar, este é um processo que exige uma reflexão constante na busca de estratégias que melhorem, transformem e adaptem o meio escolar à realidade dos estudantes com Perturbações do Espectro do Autismo.The present curricular internship report, is part of the 2nd year of the Master's Degree in Educational Science of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra, developed in the field of the Autism Spectrum Disorders, with focus on the integration of students with this pathology in school. This is a recent but fundamental theme because it is in the family and in school that people with Autism Spectrum Disorders initiate the first social interactions. This internship took place at an elementary school in Coimbra, Escola Martim de Freitas, and focused mainly on the integral development of the students of the Structured Teaching Unit. To that end, a work was carried out to support and accompany students with Autism Spectrum Disorders to the classes of the unit and to the classes in the regular teaching, to plan, implement and evaluate activities and prepare materials for supporting their training. A research project was also carried out in order to understand the difficulties and obstacles of professionals that working together and with students with Autism Spectrum Disorders. This is a needs analysis of a qualitative nature, using semistructured interviews. After the accomplishment this study it was possible to conclude that the main obstacles to effective pedagogical practice are the lack of human resources, the need for specific training in the area of special education and some space and time constraints. It is concluded, therefore, that despite the advances in the integration of these students in the school community, this is a process that requires constant reflection in the search of strategies that improve, transform and adapt the school environment to the reality of students with Spectrum Disorders Autism2018-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85346http://hdl.handle.net/10316/85346TID:202195716porOliveira, Soraia Patricia Taborda Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:19:53Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:40.892880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
Ties that (ap)prehend: Integration of children with Autism Spectrum Disorders in school
title Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
spellingShingle Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
Oliveira, Soraia Patricia Taborda Santos
Perturbação do Espetro do Autismo
Integração
Modelo TEACCH
Análise de necessidades
Autism Spectrum Disorder
Integration
The TEACCH model
Needs analysis
title_short Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
title_full Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
title_fullStr Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
title_full_unstemmed Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
title_sort Laços que (a)prendem: Integração de crianças com Perturbações do Espetro do Autismo na escola
author Oliveira, Soraia Patricia Taborda Santos
author_facet Oliveira, Soraia Patricia Taborda Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Soraia Patricia Taborda Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação do Espetro do Autismo
Integração
Modelo TEACCH
Análise de necessidades
Autism Spectrum Disorder
Integration
The TEACCH model
Needs analysis
topic Perturbação do Espetro do Autismo
Integração
Modelo TEACCH
Análise de necessidades
Autism Spectrum Disorder
Integration
The TEACCH model
Needs analysis
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85346
http://hdl.handle.net/10316/85346
TID:202195716
url http://hdl.handle.net/10316/85346
identifier_str_mv TID:202195716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959129399296