Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canhoto, Pedro Jorge Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15078
Resumo: Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_e8a932d9c6582bec2d13e6aae011a359
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implicações das pertubações de ansiedade na performance musicalAcademiaMúsicaTromboneFeedbackProfessorAlunoPerformance musicalTeacherStudentMusical performanceMusicMestrado em Ensino da MúsicaResumo I - O presente Relatório de Estágio foi planeado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música, variante Trombone, pela Escola Superior de Música de Lisboa no Instituto Politécnico de Lisboa, sob a orientação do Prof. Hugo Assunção e a cooperação do Prof. Nuno Ribeiro. A primeira parte do Relatório expõe a apresentação, a descrição e a prática pedagógica desenvolvida na Academia de Música de Santa Cecília, tendo como base as disciplinas do 1º ano do referido Mestrado, durante o ano lectivo de 2016/2017. Foram caracterizados três alunos da classe de Trombone do professor Nuno Ribeiro, de diferentes níveis de aprendizagem: Iniciação, 3º Grau e 5º Grau, tendo como base as suas competências motoras, auditivas e expressivas. Foram concebidos planos de aulas, gravações de vídeo/áudio e audições para uma posterior abordagem crítica da actividade docente e a respectiva avaliação de dados. Nesta secção, a importância fundamental do feedback é referida inúmeras vezes, porque o professor tem a responsabilidade de avaliar, ensinar e estimular os alunos a estudar, a terem sentido crítico, a reflectir sobre a importância do processo de estudo e por fim avaliar. Esta partilha de ideias dará ao aluno consciência e autonomia de estudo, aspecto fundamental para o importante processo de aprendizagem.Resumo II - Descrição do processo de investigação sobre as implicações das perturbações de ansiedade na performance musical. Explicação das causas do aparecimento de ansiedade, sintomas, efeitos, possíveis tratamentos existentes e possíveis terapias; descrição dos diferentes tipos de medidores e de escalas de medição de ansiedade. A performance musical pode ser influenciada tanto positiva como negativamente pela ansiedade e essa reacção varia de pessoa para pessoa, conforme a situação e/ou a tarefa a ser realizada. Foram analisados estudos/questionários já existentes feitos em orquestras e escolas de música para compreensão do impacto que a ansiedade tem a nível académico e profissional. A metodologia utilizada teve como base uma intensa revisão bibliográfica, entrevistas a especialistas desta área e a profissionais potencialmente afectados por este tipo de patologias, tendo como objectivos principais a reflexão e a compreensão desta patologia que afecta directamente aqueles que lidam com apresentações públicas e, mais especificamente, a performance musical. A fobia de palco é uma das perturbações mais incapacitantes e, ao mesmo tempo, é negligenciada no contexto profissional da música. O desconhecimento da dimensão do problema, associado ao silêncio dos doentes afectados, determinam a necessidade de estratégias que equacionem a dificuldade de abordagem desta patologia e a delineação de medidas atenuantes e mais precoces de forma a ajudar os que padecem de tal perturbação.Abstract I - This report was based on the curriculum of Specialised Education, Master's Degree in Music Teaching; Trombone, from the Superior School de Música de Lisboa at the Instituto Politécnico de Lisboa, under the guidance of Prof. Hugo Assunção with the help of Prof. Nuno Ribeiro. The first part of the report introduces the presentation, description and pedagogical practice developed at the Academia de Música de Santa Cecília, based on the subjects of the 1st year of the referenced Master’s Degree, during the academic year 2016/2017. Three students from Professor Nuno Ribeiro’s Trombone class, from differing levels were classified: Beginners, Intermediate and Advanced, based on their motor, auditory and expressive competences. Lesson plans, video/audio recordings and presentations were designed for later assessment of teaching activity and respective evaluation of data. In this section, the fundamental importance of feedback is referred to countless times, because the teacher has the responsibility to encourage, teach students how to study, to self-criticise, and to reflect on the importance of the study process. This sharing of ideas will give the student independence to study, a fundamental aspect of the learning process.Abstract II - Description of the research process on the implications of anxiety disorders in musical performance. Causes of anxiety, symptoms, effects, possible treatments and therapies; description of different levels of anxiety. Musical performance can be influenced both positively and negatively by anxiety and this reaction varies from person to person, depending on the situation and/or task to be performed. The subject of anxiety in children was approached referring to how it can develop into adulthood. Existing studies and questionnaires done in orchestras and music schools were analyzed in order to understand the impact that anxiety has on academic and professional standards. The methodology used was based on an intense bibliographical review, interviews with specialists in this area and professionals potentially affected by this type of disorder, the main objectives of which are the reflection and understanding of the difficulties that directly affect those who deal with public presentations and, more specifically, musical performance. Stage phobia is one of the most disabling obstacles and at the same time neglected in the professional context of music. The lack of understanding of the magnitude of the problem, coupled with the silence of the sufferers, determines the need for strategies that equate the difficulty of approaching this disorder and the definition of early and mitigating measures in order to help those who suffer from such disturbance.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaAssunção, HugoRibeiro, João CostaRibeiro, NunoRCIPLCanhoto, Pedro Jorge Ferreira2022-11-04T17:40:26Z2021-04-262021-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15078TID:203085116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:48.777502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
title Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
spellingShingle Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
Canhoto, Pedro Jorge Ferreira
Academia
Música
Trombone
Feedback
Professor
Aluno
Performance musical
Teacher
Student
Musical performance
Music
title_short Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
title_full Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
title_fullStr Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
title_full_unstemmed Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
title_sort Implicações das pertubações de ansiedade na performance musical
author Canhoto, Pedro Jorge Ferreira
author_facet Canhoto, Pedro Jorge Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assunção, Hugo
Ribeiro, João Costa
Ribeiro, Nuno
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Canhoto, Pedro Jorge Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Academia
Música
Trombone
Feedback
Professor
Aluno
Performance musical
Teacher
Student
Musical performance
Music
topic Academia
Música
Trombone
Feedback
Professor
Aluno
Performance musical
Teacher
Student
Musical performance
Music
description Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
2021-04-26T00:00:00Z
2022-11-04T17:40:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15078
TID:203085116
url http://hdl.handle.net/10400.21/15078
identifier_str_mv TID:203085116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133500518957056