Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Perrota de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/20037
Resumo: A população mundial está envelhecendo e a tendência é que a faixa etária acima dos 65 anos cresça a cada ano, devido o aumento da perspectiva de longevidade. Com isso, alguns serviços voltados para essa faixa etária têm crescido e os serviços de saúde são os que se salientam. Nesse cenário os serviços de saúde domiciliares, também conhecidos como “Home Care” têm crescido por trazer vantagens tanto para os pacientes como para as organizações hospitalares. Diante desse crescimento é necessário fazer pesquisas voltadas para a avaliação da satisfação dos pacientes atendidos pelo sistema de “Home Care”, buscando verificar se os mesmos têm suprido suas necessidades e quais as mudanças necessárias para atender sempre da melhor forma os pacientes. Esse estudo teve como objetivo abordar a satisfação do paciente no atendimento domiciliar pós desospitalização. A pesquisa recorreu à escala SERVQUAL com pacientes da empresa PRO LIFE Home Care, buscando avaliar o grau de satisfação dos mesmos com os serviços prestados pela empresa. A realização dessa pesquisa é pertinente pelo fato do atendimento domiciliar pós desospitalização nesta empresa ser relativamente recente e ainda estar em um processo dinâmico de construção, o que propicia ainda muitas possibilidades e desafios a serem enfrentados. Para tanto, é necessário o estabelecimento de uma gestão estratégica visando minimizar os problemas advindos dessa modalidade e avaliar o grau de satisfação por parte dos pacientes que são atendidos por essa modalidade. O resultado revela que os pacientes atendidos pela PRO LIFE tem um grau elevado de satisfação com os serviços prestados somente em alguns quesitos e em outros é necessária uma atuação mais criteriosa para sanar os problemas verificados na pesquisa.
id RCAP_e8ac2a11d2617988735bd639041ff866
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20037
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalizaçãoAtendimento domiciliarGestão da saúdeSatisfação dos pacientesHome careHealth managementPatient satisfactionA população mundial está envelhecendo e a tendência é que a faixa etária acima dos 65 anos cresça a cada ano, devido o aumento da perspectiva de longevidade. Com isso, alguns serviços voltados para essa faixa etária têm crescido e os serviços de saúde são os que se salientam. Nesse cenário os serviços de saúde domiciliares, também conhecidos como “Home Care” têm crescido por trazer vantagens tanto para os pacientes como para as organizações hospitalares. Diante desse crescimento é necessário fazer pesquisas voltadas para a avaliação da satisfação dos pacientes atendidos pelo sistema de “Home Care”, buscando verificar se os mesmos têm suprido suas necessidades e quais as mudanças necessárias para atender sempre da melhor forma os pacientes. Esse estudo teve como objetivo abordar a satisfação do paciente no atendimento domiciliar pós desospitalização. A pesquisa recorreu à escala SERVQUAL com pacientes da empresa PRO LIFE Home Care, buscando avaliar o grau de satisfação dos mesmos com os serviços prestados pela empresa. A realização dessa pesquisa é pertinente pelo fato do atendimento domiciliar pós desospitalização nesta empresa ser relativamente recente e ainda estar em um processo dinâmico de construção, o que propicia ainda muitas possibilidades e desafios a serem enfrentados. Para tanto, é necessário o estabelecimento de uma gestão estratégica visando minimizar os problemas advindos dessa modalidade e avaliar o grau de satisfação por parte dos pacientes que são atendidos por essa modalidade. O resultado revela que os pacientes atendidos pela PRO LIFE tem um grau elevado de satisfação com os serviços prestados somente em alguns quesitos e em outros é necessária uma atuação mais criteriosa para sanar os problemas verificados na pesquisa.The world population is aging and the trend is for the age group over 65 to grow each year due to the increased prospect of longevity. With this, some services aimed at this age group have grown and health services are the ones that stand out. In this scenario, home health services, also known as Home Care, have grown to bring benefits to both patients and hospital organizations. Given this growth, it is necessary to conduct research aimed at assessing the satisfaction of patients assisted by the Home Care system, seeking to verify if they have met their needs and what changes are needed to always serve patients in the best way. This study aimed to address patient satisfaction in home care after dehospitalization. To this end, a literature review and SERVQUAL survey will be conducted with patients of the company PRO LIFE Home Care, seeking to assess their satisfaction with the services provided by the company. The realization of this research motivated me because the post-hospitalization home care is relatively recent and still in a dynamic process of construction, which still provides many possibilities and challenges to be faced. Therefore, it is necessary to establish a strategic management aiming to minimize the problems arising from this modality and to evaluate the degree of satisfaction by the patients who are treated by this modality. It was concluded that the degree of satisfaction of patients treated by PRO LIFE has a high degree of satisfaction with the services provided by the company only in some aspects and in others it is necessary a more careful action to solve the problems found in the research.2020-03-05T15:48:09Z2019-11-29T00:00:00Z2019-11-292019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/20037TID:202451356porCarvalho, José Perrota deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/20037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:51.602422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
title Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
spellingShingle Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
Carvalho, José Perrota de
Atendimento domiciliar
Gestão da saúde
Satisfação dos pacientes
Home care
Health management
Patient satisfaction
title_short Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
title_full Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
title_fullStr Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
title_full_unstemmed Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
title_sort Satisfação do paciente no atendimento domiciliar após desospitalização
author Carvalho, José Perrota de
author_facet Carvalho, José Perrota de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José Perrota de
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento domiciliar
Gestão da saúde
Satisfação dos pacientes
Home care
Health management
Patient satisfaction
topic Atendimento domiciliar
Gestão da saúde
Satisfação dos pacientes
Home care
Health management
Patient satisfaction
description A população mundial está envelhecendo e a tendência é que a faixa etária acima dos 65 anos cresça a cada ano, devido o aumento da perspectiva de longevidade. Com isso, alguns serviços voltados para essa faixa etária têm crescido e os serviços de saúde são os que se salientam. Nesse cenário os serviços de saúde domiciliares, também conhecidos como “Home Care” têm crescido por trazer vantagens tanto para os pacientes como para as organizações hospitalares. Diante desse crescimento é necessário fazer pesquisas voltadas para a avaliação da satisfação dos pacientes atendidos pelo sistema de “Home Care”, buscando verificar se os mesmos têm suprido suas necessidades e quais as mudanças necessárias para atender sempre da melhor forma os pacientes. Esse estudo teve como objetivo abordar a satisfação do paciente no atendimento domiciliar pós desospitalização. A pesquisa recorreu à escala SERVQUAL com pacientes da empresa PRO LIFE Home Care, buscando avaliar o grau de satisfação dos mesmos com os serviços prestados pela empresa. A realização dessa pesquisa é pertinente pelo fato do atendimento domiciliar pós desospitalização nesta empresa ser relativamente recente e ainda estar em um processo dinâmico de construção, o que propicia ainda muitas possibilidades e desafios a serem enfrentados. Para tanto, é necessário o estabelecimento de uma gestão estratégica visando minimizar os problemas advindos dessa modalidade e avaliar o grau de satisfação por parte dos pacientes que são atendidos por essa modalidade. O resultado revela que os pacientes atendidos pela PRO LIFE tem um grau elevado de satisfação com os serviços prestados somente em alguns quesitos e em outros é necessária uma atuação mais criteriosa para sanar os problemas verificados na pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29T00:00:00Z
2019-11-29
2019-09
2020-03-05T15:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/20037
TID:202451356
url http://hdl.handle.net/10071/20037
identifier_str_mv TID:202451356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134870477209600