O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nata, Gil
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Menezes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/292
Resumo: A qualidade das nossas democracias depende quer do sistema político em si, quer das "virtudes" dos seus cidadãos. Entre outras, a democracia necessita de cidadãos que participem na vida política e cívica, e que, simultaneamente, tolerem e aceitem a participação e identidade de outros, particularmente quando estes outros pensam de forma distinta da sua e são diferentes de si. Neste sentido, os autores desenvolveram e validaram uma escala de suporte a direitos de minorias culturais, que compreende 3 factores: direitos individuais, direitos culturais, e discriminação positiva. Neste trabalho será analisada a relação entre o nível de desenvolvimento moral (acedida através do Moral Judgment Test) e a defesa de direitos de minorias, especificamente da minoria cigana e imigrante, recorrendo a uma amostra de aproximadamente 500 sujeitos do 9º ao 11º ano de escolaridade. Os dados mostram que os sujeitos mais desenvolvidos em termos morais manifestam maior apoio aos direitos individuais das minorias e, contra as expectativas dos autores, um menor suporte das políticas de discriminação positiva. Não foi verificada qualquer relação significativa entre o desenvolvimento moral e a defesa dos direitos culturais das minorias.
id RCAP_e8ae184a8b02eb5048c4b53232c9a415
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.Psicologia políticaMinorias culturaisDesenvolvimento moralA qualidade das nossas democracias depende quer do sistema político em si, quer das "virtudes" dos seus cidadãos. Entre outras, a democracia necessita de cidadãos que participem na vida política e cívica, e que, simultaneamente, tolerem e aceitem a participação e identidade de outros, particularmente quando estes outros pensam de forma distinta da sua e são diferentes de si. Neste sentido, os autores desenvolveram e validaram uma escala de suporte a direitos de minorias culturais, que compreende 3 factores: direitos individuais, direitos culturais, e discriminação positiva. Neste trabalho será analisada a relação entre o nível de desenvolvimento moral (acedida através do Moral Judgment Test) e a defesa de direitos de minorias, especificamente da minoria cigana e imigrante, recorrendo a uma amostra de aproximadamente 500 sujeitos do 9º ao 11º ano de escolaridade. Os dados mostram que os sujeitos mais desenvolvidos em termos morais manifestam maior apoio aos direitos individuais das minorias e, contra as expectativas dos autores, um menor suporte das políticas de discriminação positiva. Não foi verificada qualquer relação significativa entre o desenvolvimento moral e a defesa dos direitos culturais das minorias.Universidade do Minho2013-08-14T18:09:59Z2011-12-19T17:03:42Z2011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/292http://hdl.handle.net/11328/292porNata, G. & Menezes, I. (2010). O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro, 2010. pp. 3397-3404.Nata, GilMenezes, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:00:46Zoai:repositorio.upt.pt:11328/292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:14.656878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
title O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
spellingShingle O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
Nata, Gil
Psicologia política
Minorias culturais
Desenvolvimento moral
title_short O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
title_full O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
title_fullStr O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
title_full_unstemmed O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
title_sort O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral.
author Nata, Gil
author_facet Nata, Gil
Menezes, Isabel
author_role author
author2 Menezes, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nata, Gil
Menezes, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia política
Minorias culturais
Desenvolvimento moral
topic Psicologia política
Minorias culturais
Desenvolvimento moral
description A qualidade das nossas democracias depende quer do sistema político em si, quer das "virtudes" dos seus cidadãos. Entre outras, a democracia necessita de cidadãos que participem na vida política e cívica, e que, simultaneamente, tolerem e aceitem a participação e identidade de outros, particularmente quando estes outros pensam de forma distinta da sua e são diferentes de si. Neste sentido, os autores desenvolveram e validaram uma escala de suporte a direitos de minorias culturais, que compreende 3 factores: direitos individuais, direitos culturais, e discriminação positiva. Neste trabalho será analisada a relação entre o nível de desenvolvimento moral (acedida através do Moral Judgment Test) e a defesa de direitos de minorias, especificamente da minoria cigana e imigrante, recorrendo a uma amostra de aproximadamente 500 sujeitos do 9º ao 11º ano de escolaridade. Os dados mostram que os sujeitos mais desenvolvidos em termos morais manifestam maior apoio aos direitos individuais das minorias e, contra as expectativas dos autores, um menor suporte das políticas de discriminação positiva. Não foi verificada qualquer relação significativa entre o desenvolvimento moral e a defesa dos direitos culturais das minorias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19T17:03:42Z
2011-12-19
2013-08-14T18:09:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/292
http://hdl.handle.net/11328/292
url http://hdl.handle.net/11328/292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nata, G. & Menezes, I. (2010). O suporte a direitos de minorias culturais e o desenvolvimento moral. In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho, Portugal, 4 a 6 de Fevereiro, 2010. pp. 3397-3404.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134940947808256