A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rogério Pacheco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39587
Resumo: O objetivo do presente trabalho é o de problematizar o fundamento moral enquanto plataforma de reivindicação e criação dos direitos das minorias, isto é, a ideia, largamente difundida, de que a força normativa dos direitos humanos vai buscar seu fundamento na moral. É que, para além de todos os problemas que uma abordagem moral dos direitos suscita, especificamente na esfera dos direitos das minorias é justamente a moral que vai representar o mais poderoso obstáculo à sua implementação. Isso porque: - a moral e os conceitos universais abstratos aos quais se conecta são barreiras epistemológicas; - muitos dos direitos das minorias encontram no corpo a sua plataforma de reivindicação, o que a moral interdita através de diversas estratégias de rebaixamento do corpo; - num ambiente neoliberal, o argumento do mérito, de cunho fortemente moral, é articulado com uma nova racionalidade que produz “subjetividades contábeis”, ou seja, a concorrência sistemática entre indivíduos, a excluir boa parte dos grupos e indivíduos vulneráveis. Parte-se da premissa de que os direitos das minorias não são conquistas morais da humanidade, mas sim conquistas políticas de movimentos sociais que escrevem a história social dos direitos humanos, ou seja, a partir da constatação de que os direitos das minorias devem ser escritos e reescritos todos os dias, não são a priori morais.  Enfim, cuida-se de contestar o estatuto legitimador da moral em si, para além das usuais discussões sobre redistribuição e reconhecimento. A metodologia consistirá na revisão bibliográfica sobre o tema e na análise de alguns dados empíricos, com incursões nos campos do direito, da filosofia do direito e da sociologia.
id UERJ-8_3c50a48e25e1fd4bbad6c7e4fc849449
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39587
network_acronym_str UERJ-8
network_name_str Revista Quaestio Iuris (Online)
repository_id_str
spelling A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minoriasDIREITOS HUMANOSMORALMINORIASVULNERÁVEIS.DIREITO FILOSOFIA DO DIREITO SOCIOLOGIAO objetivo do presente trabalho é o de problematizar o fundamento moral enquanto plataforma de reivindicação e criação dos direitos das minorias, isto é, a ideia, largamente difundida, de que a força normativa dos direitos humanos vai buscar seu fundamento na moral. É que, para além de todos os problemas que uma abordagem moral dos direitos suscita, especificamente na esfera dos direitos das minorias é justamente a moral que vai representar o mais poderoso obstáculo à sua implementação. Isso porque: - a moral e os conceitos universais abstratos aos quais se conecta são barreiras epistemológicas; - muitos dos direitos das minorias encontram no corpo a sua plataforma de reivindicação, o que a moral interdita através de diversas estratégias de rebaixamento do corpo; - num ambiente neoliberal, o argumento do mérito, de cunho fortemente moral, é articulado com uma nova racionalidade que produz “subjetividades contábeis”, ou seja, a concorrência sistemática entre indivíduos, a excluir boa parte dos grupos e indivíduos vulneráveis. Parte-se da premissa de que os direitos das minorias não são conquistas morais da humanidade, mas sim conquistas políticas de movimentos sociais que escrevem a história social dos direitos humanos, ou seja, a partir da constatação de que os direitos das minorias devem ser escritos e reescritos todos os dias, não são a priori morais.  Enfim, cuida-se de contestar o estatuto legitimador da moral em si, para além das usuais discussões sobre redistribuição e reconhecimento. A metodologia consistirá na revisão bibliográfica sobre o tema e na análise de alguns dados empíricos, com incursões nos campos do direito, da filosofia do direito e da sociologia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/3958710.12957/rqi.2020.39587REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 12 n. 04 (2019): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 12, N°04; 43-681516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39587/33534Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Rogério Pacheco2020-05-21T19:06:15Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/39587Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2020-05-21T19:06:15Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
title A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
spellingShingle A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
Alves, Rogério Pacheco
DIREITOS HUMANOS
MORAL
MINORIAS
VULNERÁVEIS.
DIREITO FILOSOFIA DO DIREITO SOCIOLOGIA
title_short A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
title_full A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
title_fullStr A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
title_full_unstemmed A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
title_sort A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias
author Alves, Rogério Pacheco
author_facet Alves, Rogério Pacheco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rogério Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv DIREITOS HUMANOS
MORAL
MINORIAS
VULNERÁVEIS.
DIREITO FILOSOFIA DO DIREITO SOCIOLOGIA
topic DIREITOS HUMANOS
MORAL
MINORIAS
VULNERÁVEIS.
DIREITO FILOSOFIA DO DIREITO SOCIOLOGIA
description O objetivo do presente trabalho é o de problematizar o fundamento moral enquanto plataforma de reivindicação e criação dos direitos das minorias, isto é, a ideia, largamente difundida, de que a força normativa dos direitos humanos vai buscar seu fundamento na moral. É que, para além de todos os problemas que uma abordagem moral dos direitos suscita, especificamente na esfera dos direitos das minorias é justamente a moral que vai representar o mais poderoso obstáculo à sua implementação. Isso porque: - a moral e os conceitos universais abstratos aos quais se conecta são barreiras epistemológicas; - muitos dos direitos das minorias encontram no corpo a sua plataforma de reivindicação, o que a moral interdita através de diversas estratégias de rebaixamento do corpo; - num ambiente neoliberal, o argumento do mérito, de cunho fortemente moral, é articulado com uma nova racionalidade que produz “subjetividades contábeis”, ou seja, a concorrência sistemática entre indivíduos, a excluir boa parte dos grupos e indivíduos vulneráveis. Parte-se da premissa de que os direitos das minorias não são conquistas morais da humanidade, mas sim conquistas políticas de movimentos sociais que escrevem a história social dos direitos humanos, ou seja, a partir da constatação de que os direitos das minorias devem ser escritos e reescritos todos os dias, não são a priori morais.  Enfim, cuida-se de contestar o estatuto legitimador da moral em si, para além das usuais discussões sobre redistribuição e reconhecimento. A metodologia consistirá na revisão bibliográfica sobre o tema e na análise de alguns dados empíricos, com incursões nos campos do direito, da filosofia do direito e da sociologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39587
10.12957/rqi.2020.39587
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39587
identifier_str_mv 10.12957/rqi.2020.39587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/39587/33534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURIS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA QUAESTIO IURIS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 12 n. 04 (2019): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 12, N°04; 43-68
1516-0351
1807-8389
reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Quaestio Iuris (Online)
collection Revista Quaestio Iuris (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com
_version_ 1799318558536105984