“Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigão, Manuela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/4369
Resumo: O estudo apresentado teve como objetivo a implementação de elementos capazes de potenciar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com alunos do 8.º ano de escolaridade (14 anos), aquando da abordagem do tema Gestão Sustentável dos Recursos. Planificamos, aplicamos e validamos uma sequência didática alicerçada em recursos de cariz CTS diversificados e interligados com uma aprendizagem em ambiente não formal numa visita de estudo ao Museu do Papel Terras de Santa Maria. Foi aplicado um questionário, no início e no final do estudo da Química, a dois grupos de turmas de 8.º ano de diferentes escolas: duas turmas de uma escola afastada e com ensino não controlado pela investigadora e duas turmas de uma das autoras, na escola em que esta lecionava. Foi usada uma metodologia mista, centrada numa perspetiva de investigação ação, com recurso a análise de conteúdo e a análise inferencial de dados provenientes de um questionário de avaliação de competências dos alunos. Os resultados apurados, com base no instrumento de recolha, permitiram concluir que as competências dos alunos que seguiram a sequência de ensino planificada no âmbito deste estudo revelaram-se melhores do que aquelas dos alunos que seguiram a sequência linear do Programa.
id RCAP_e8c1dde302acf091683e7c5de2b38420
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTSEducação em ciênciasEnsino de químicaEnsino básicoEducação CTSSequência didáticaEducação para o desenvolvimento sustentávelScience educationChemistry teachingBasic educationSTS EducationDidactic sequenceEducation for sustainable developmentO estudo apresentado teve como objetivo a implementação de elementos capazes de potenciar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com alunos do 8.º ano de escolaridade (14 anos), aquando da abordagem do tema Gestão Sustentável dos Recursos. Planificamos, aplicamos e validamos uma sequência didática alicerçada em recursos de cariz CTS diversificados e interligados com uma aprendizagem em ambiente não formal numa visita de estudo ao Museu do Papel Terras de Santa Maria. Foi aplicado um questionário, no início e no final do estudo da Química, a dois grupos de turmas de 8.º ano de diferentes escolas: duas turmas de uma escola afastada e com ensino não controlado pela investigadora e duas turmas de uma das autoras, na escola em que esta lecionava. Foi usada uma metodologia mista, centrada numa perspetiva de investigação ação, com recurso a análise de conteúdo e a análise inferencial de dados provenientes de um questionário de avaliação de competências dos alunos. Os resultados apurados, com base no instrumento de recolha, permitiram concluir que as competências dos alunos que seguiram a sequência de ensino planificada no âmbito deste estudo revelaram-se melhores do que aquelas dos alunos que seguiram a sequência linear do Programa.The present study had as its main goal to implement elements capable of boosting Education for Sustainable Development in the 8th grade students (14 years), when the approach of Sustainable Resource Management theme. We plan, develop and validate a teaching sequence grounded in STS resources interconnected with a diverse and non-formal learning environment in a study visit to the Santa Maria Paper Museum. A questionnaire was administered at the beginning and end of the study of Chemistry in two groups of 8th grade classes from different schools: a school with classes teaching is not controlled by the researcher and the researcher two classes, the school where she taught. A mixed methodology, centered on a perspective of action research, using content analysis and inferential analysis of data from a questionnaire for assessing students' skills was used. The results, based on the collection instrument, showed that the competences of the students who followed the sequence of planned teaching in this study proved to be better than those of students who followed the linear sequence of the program.Instituto da Educação da Universidade de LisboaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoOrtigão, ManuelaPaixão, Fátima2016-04-19T12:50:15Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/4369porORTIGÃO, Manuela; PAIXÃO, Fátima - “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS. Interacções. ISSN 1646-2335. Vol. 11, nº 39, p 472-484.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:43:02Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/4369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:35:16.769035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
title “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
spellingShingle “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
Ortigão, Manuela
Educação em ciências
Ensino de química
Ensino básico
Educação CTS
Sequência didática
Educação para o desenvolvimento sustentável
Science education
Chemistry teaching
Basic education
STS Education
Didactic sequence
Education for sustainable development
title_short “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
title_full “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
title_fullStr “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
title_full_unstemmed “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
title_sort “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS
author Ortigão, Manuela
author_facet Ortigão, Manuela
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Paixão, Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortigão, Manuela
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Ensino de química
Ensino básico
Educação CTS
Sequência didática
Educação para o desenvolvimento sustentável
Science education
Chemistry teaching
Basic education
STS Education
Didactic sequence
Education for sustainable development
topic Educação em ciências
Ensino de química
Ensino básico
Educação CTS
Sequência didática
Educação para o desenvolvimento sustentável
Science education
Chemistry teaching
Basic education
STS Education
Didactic sequence
Education for sustainable development
description O estudo apresentado teve como objetivo a implementação de elementos capazes de potenciar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com alunos do 8.º ano de escolaridade (14 anos), aquando da abordagem do tema Gestão Sustentável dos Recursos. Planificamos, aplicamos e validamos uma sequência didática alicerçada em recursos de cariz CTS diversificados e interligados com uma aprendizagem em ambiente não formal numa visita de estudo ao Museu do Papel Terras de Santa Maria. Foi aplicado um questionário, no início e no final do estudo da Química, a dois grupos de turmas de 8.º ano de diferentes escolas: duas turmas de uma escola afastada e com ensino não controlado pela investigadora e duas turmas de uma das autoras, na escola em que esta lecionava. Foi usada uma metodologia mista, centrada numa perspetiva de investigação ação, com recurso a análise de conteúdo e a análise inferencial de dados provenientes de um questionário de avaliação de competências dos alunos. Os resultados apurados, com base no instrumento de recolha, permitiram concluir que as competências dos alunos que seguiram a sequência de ensino planificada no âmbito deste estudo revelaram-se melhores do que aquelas dos alunos que seguiram a sequência linear do Programa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-19T12:50:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/4369
url http://hdl.handle.net/10400.11/4369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ORTIGÃO, Manuela; PAIXÃO, Fátima - “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS. Interacções. ISSN 1646-2335. Vol. 11, nº 39, p 472-484.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130813760012288