Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3837 |
Resumo: | Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva. |
id |
FURG_d3f5794947362e047a0a74fac101bb3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3837 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveisEducação científicaDesenvolvimento sustentávelCTSScientific educationSustainable developmentCTSTalvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.Perhaps the development has been the most desirable way for humanity throughout the twentieth century. The concept of development has a long history of building, being also the subject of debate and controversy. And therefore, the most discussed and revised during the early twenty-first century, due to some aspects that cover this topic, such as the economic crisis, social inequality, hunger, violence, among others. Accordingly, we propose to broaden the understanding of knowledge about natural phenomena and the development process, mediated by the assumption of scientific education and the CTS approach. This essay aims to bring elements that collaborate to justify the need for inclusion of the theme of sustainable development in scientific education, especially in science education. Furthermore, we point out some possible paths for this perspective.2013-09-23T18:49:32Z2013-09-23T18:49:32Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3837porVasconcelos, Elizandra Rêgo deConceição, Luiz Carlos SilvaFreitas, Nádia Magalhães da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-23T18:49:32Zoai:repositorio.furg.br:1/3837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-23T18:49:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
title |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
spellingShingle |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Educação científica Desenvolvimento sustentável CTS Scientific education Sustainable development CTS |
title_short |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
title_full |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
title_fullStr |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
title_full_unstemmed |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
title_sort |
Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis |
author |
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de |
author_facet |
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Conceição, Luiz Carlos Silva Freitas, Nádia Magalhães da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Luiz Carlos Silva Freitas, Nádia Magalhães da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de Conceição, Luiz Carlos Silva Freitas, Nádia Magalhães da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica Desenvolvimento sustentável CTS Scientific education Sustainable development CTS |
topic |
Educação científica Desenvolvimento sustentável CTS Scientific education Sustainable development CTS |
description |
Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2013-09-23T18:49:32Z 2013-09-23T18:49:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013. 1517-1256 http://repositorio.furg.br/handle/1/3837 |
identifier_str_mv |
VASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013. 1517-1256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187234858270720 |