Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Conceição, Luiz Carlos Silva, Freitas, Nádia Magalhães da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3837
Resumo: Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.
id FURG_d3f5794947362e047a0a74fac101bb3f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3837
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveisEducação científicaDesenvolvimento sustentávelCTSScientific educationSustainable developmentCTSTalvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.Perhaps the development has been the most desirable way for humanity throughout the twentieth century. The concept of development has a long history of building, being also the subject of debate and controversy. And therefore, the most discussed and revised during the early twenty-first century, due to some aspects that cover this topic, such as the economic crisis, social inequality, hunger, violence, among others. Accordingly, we propose to broaden the understanding of knowledge about natural phenomena and the development process, mediated by the assumption of scientific education and the CTS approach. This essay aims to bring elements that collaborate to justify the need for inclusion of the theme of sustainable development in scientific education, especially in science education. Furthermore, we point out some possible paths for this perspective.2013-09-23T18:49:32Z2013-09-23T18:49:32Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/3837porVasconcelos, Elizandra Rêgo deConceição, Luiz Carlos SilvaFreitas, Nádia Magalhães da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-09-23T18:49:32Zoai:repositorio.furg.br:1/3837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-09-23T18:49:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
title Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
spellingShingle Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Educação científica
Desenvolvimento sustentável
CTS
Scientific education
Sustainable development
CTS
title_short Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
title_full Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
title_fullStr Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
title_full_unstemmed Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
title_sort Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis
author Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
author_facet Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Conceição, Luiz Carlos Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author_role author
author2 Conceição, Luiz Carlos Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Elizandra Rêgo de
Conceição, Luiz Carlos Silva
Freitas, Nádia Magalhães da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Desenvolvimento sustentável
CTS
Scientific education
Sustainable development
CTS
topic Educação científica
Desenvolvimento sustentável
CTS
Scientific education
Sustainable development
CTS
description Talvez o desenvolvimento tenha sido o propósito mais almejado pela humanidade, durante todo o século XX. O conceito de desenvolvimento possui uma longa história de construção, constituindo-se, ainda, objeto de debates e controvérsias. E, por isso, o mais discutido e revisto durante este início de século XXI, em virtude de alguns aspectos que abrangem esse tema, tais como: a crise econômica, as desigualdades sociais, a fome, a violência, entre outros. Nesse sentido, propomo-nos a ampliar a compreensão dos conhecimentos sobre os fenômenos naturais e do processo de desenvolvimento, mediada pelo pressuposto da educação em ciências e da educação ambiental (EA). Este ensaio pretende trazer elementos que colaborem para justificar a necessidade de inserção do tema desenvolvimento sustentável no âmbito da educação científica e da EA, notadamente no ensino de ciências. Ademais, apontamos alguns caminhos possíveis para essa perspectiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-09-23T18:49:32Z
2013-09-23T18:49:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/3837
identifier_str_mv VASCONCELOS, Elizandra Rêgo de; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos Silva; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva. Ideias sobre desenvolvimento sustentável: a educação científica e o enfoque cts, articulações possíveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental ISSN, v. 28, p. 02-20, 2012. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/remea/article/view/3122/1786>. Acesso em: 10 set. 2013.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187234858270720