Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16481
Resumo: O presente Relatório tem como objetivo demonstrar o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Com o presente relatório pretende-se apresentar as experiências de ensino-aprendizagem (EEA) que se consideram significativas e representativas do trabalho desenvolvido com os alunos ao longo da PES, em ambos os contextos educativos. Esta prática foi desenvolvida tendo sempre em conta a articulação curricular, os interesses e necessidades dos alunos e, também, os ritmos de aprendizagem de cada um deles. Para tal, teve-se o apoio dos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica, de entre os quais se destacam, o Programa do 1.º CEB as Metas Curriculares para o 1.º CEB, os Programas do 2.º CEB, entre outros. No decorrer da prática, as atividades que desenvolvemos foram pensadas no sentido de ser dada resposta à questão problema: Como é que os alunos comunicam por escrito as suas ideias e raciocínios sobre um determinado conteúdo? Procurando dar resposta a esta questão estabeleceram-se como objetivos: i) identificar aspetos que os alunos têm em conta quando lhes é pedido, por escrito, que expliquem os seus raciocínios e ideias; ii) analisar os comentários escritos dos alunos, atendendo a quatro dimensões: clareza, fundamentação, lógica e profundidade. Para que fosse possível ser recolhida a informação para a investigação foi necessário selecionar um conjunto de técnicas e de instrumentos de recolha de dados. Desta forma, recorreu-se à observação participante, aos registos fotográficos, às tabelas e às produções dos alunos. A apresentação das experiências de ensino-aprendizagem traduzem-se num processo descritivo, interpretativo e reflexivo, enquadrando-se numa abordagem qualitativa. É importante salientar que ao longo da prática educativa adotou-se uma atitude reflexiva e crítica face ao trabalho desenvolvido. A temática desenvolvida remete para a capacidade de comunicação dos alunos em sala de aula. Foi realizado um estudo exploratório, com o objetivo de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, as suas ideias e raciocínios. As análises dos registos escritos dos alunos apontam para melhores desempenhos na dimensão da clareza e da lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios.
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Para tal, teve-se o apoio dos documentos oficiais e orientadores da prática pedagógica, de entre os quais se destacam, o Programa do 1.º CEB as Metas Curriculares para o 1.º CEB, os Programas do 2.º CEB, entre outros. No decorrer da prática, as atividades que desenvolvemos foram pensadas no sentido de ser dada resposta à questão problema: Como é que os alunos comunicam por escrito as suas ideias e raciocínios sobre um determinado conteúdo? Procurando dar resposta a esta questão estabeleceram-se como objetivos: i) identificar aspetos que os alunos têm em conta quando lhes é pedido, por escrito, que expliquem os seus raciocínios e ideias; ii) analisar os comentários escritos dos alunos, atendendo a quatro dimensões: clareza, fundamentação, lógica e profundidade. Para que fosse possível ser recolhida a informação para a investigação foi necessário selecionar um conjunto de técnicas e de instrumentos de recolha de dados. Desta forma, recorreu-se à observação participante, aos registos fotográficos, às tabelas e às produções dos alunos. A apresentação das experiências de ensino-aprendizagem traduzem-se num processo descritivo, interpretativo e reflexivo, enquadrando-se numa abordagem qualitativa. É importante salientar que ao longo da prática educativa adotou-se uma atitude reflexiva e crítica face ao trabalho desenvolvido. A temática desenvolvida remete para a capacidade de comunicação dos alunos em sala de aula. Foi realizado um estudo exploratório, com o objetivo de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, as suas ideias e raciocínios. As análises dos registos escritos dos alunos apontam para melhores desempenhos na dimensão da clareza e da lógica e para maiores dificuldades em profundidade e em fundamentação, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios.The purpose of this Report is to demonstrate the work carried out in the scope of the Supervised Teaching Practice (PES), the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics (Mat) and Natural Sciences (CN) in the 2nd .º CEB of the School of Education of Bragança (ESEB). This report intends to present the teaching-learning experiences (EEA) that are considered significant and representative of the work developed with the students along the ESP in both educational contexts. This practice was developed taking into account the curricular articulation, the interests and needs of the students and, also, the learning rhythms of each of them. To this end, the official documents and guidelines for pedagogical practice were supported, among which the 1st CEB Program, the Curricular Goals for the 1st CEB, the 2nd CEB Programs, among others. In the course of the practice, the activities that we developed were thought of as answering the problem question: How do the students communicate in writing their ideas and reasoning about a certain content? In order to answer this question, the following objectives were established: i) to identify the aspects students take into account when they are asked in writing to explain their reasoning and ideas; ii) analyze the students' written comments, taking into account four dimensions: clarity, reasoning, logic and depth. In order to be able to collect information for research, it was necessary to select a set of techniques and data collection instruments. In this way, participant observation, photographic records, tables and student productions were used. The presentation of the EEA translates into a descriptive, interpretive and reflexive process, being part of a qualitative approach. It is important to point out that throughout the educational practice a reflexive and critical attitude towards the work developed was adopted. The developed theme refers to the students' ability to communicate in the classroom. An exploratory study was carried out with the objective of identifying and analyzing aspects of students' ability to comment, in writing, their ideas and reasoning. Analyzes of students' written records point to better performances in the dimension of clarity and logic and to greater difficulties in depth and in reasoning, especially in the presentation of justifications and arguments to support their ideas and reasoning.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBSilva, Alexandra da2018-03-22T16:01:43Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16481TID:201828154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:53.163268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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