Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Sofia Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18868
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática (Mat) e Ciências Naturais (CN) no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança. Toda a prática de ensino supervisionada, no 1.º e no 2.º CEB, decorreu no ano letivo 2016/2017, em duas instituições de ensino público no concelho de Bragança, uma do Agrupamento de Escolas Abade Baçal (1.º CEB) e outra do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia (2.º CEB). Este documento de caráter investigativo e reflexivo, pretende dar a conhecer algumas das práticas pedagógicas vivenciadas nos contextos supracitados, bem como as diferentes experiências de ensino aprendizagem (EEA) desenvolvidas, em particular no âmbito do tema de estudo de caráter exploratório: a capacidade de comunicação escrita dos alunos. Sabe-se que existem diversas dificuldades no que respeita à expressão oral das ideias e dos pensamentos, mas quando o pretendemos fazer por escrito, parece que o grau de complexidade aumenta. Assim, ao longo da PES procuramos recorrer a algumas estratégias que visavam o desenvolvimento das capacidades dos alunos, particularmente da capacidade transversal de comunicação escrita. Os documentos escritos concebidos pelos alunos, em trabalho individual e em grupo, foram, depois, analisados com base em quatro categorias: clareza, lógica, fundamentação e profundidade. Os resultados mostraram que nas categorias, clareza e lógica, os níveis são melhores que nas duas restantes. Assim, pode concluir-se que o desenvolvimento das capacidades de comunicação escrita requer grande atenção por parte dos docentes, nomeadamente, ao nível da fundamentação, pois os alunos apresentaram dificuldades de argumentação e justificação das suas ideias e raciocínios, especificamente, quando se tratava da fundamentação que envolvia conteúdos programáticos. Porém, e nomeadamente no 1.º CEB, notou-se uma grande capacidade de criação de conexões entre as áreas disciplinares, ao contrário do que aconteceu no 2.º CEB. O Relatório termina com a apresentação das considerações finais sobre o percurso formativo ao longo da PES, salientando a sua importância e as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional.
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Este documento de caráter investigativo e reflexivo, pretende dar a conhecer algumas das práticas pedagógicas vivenciadas nos contextos supracitados, bem como as diferentes experiências de ensino aprendizagem (EEA) desenvolvidas, em particular no âmbito do tema de estudo de caráter exploratório: a capacidade de comunicação escrita dos alunos. Sabe-se que existem diversas dificuldades no que respeita à expressão oral das ideias e dos pensamentos, mas quando o pretendemos fazer por escrito, parece que o grau de complexidade aumenta. Assim, ao longo da PES procuramos recorrer a algumas estratégias que visavam o desenvolvimento das capacidades dos alunos, particularmente da capacidade transversal de comunicação escrita. Os documentos escritos concebidos pelos alunos, em trabalho individual e em grupo, foram, depois, analisados com base em quatro categorias: clareza, lógica, fundamentação e profundidade. Os resultados mostraram que nas categorias, clareza e lógica, os níveis são melhores que nas duas restantes. Assim, pode concluir-se que o desenvolvimento das capacidades de comunicação escrita requer grande atenção por parte dos docentes, nomeadamente, ao nível da fundamentação, pois os alunos apresentaram dificuldades de argumentação e justificação das suas ideias e raciocínios, especificamente, quando se tratava da fundamentação que envolvia conteúdos programáticos. Porém, e nomeadamente no 1.º CEB, notou-se uma grande capacidade de criação de conexões entre as áreas disciplinares, ao contrário do que aconteceu no 2.º CEB. O Relatório termina com a apresentação das considerações finais sobre o percurso formativo ao longo da PES, salientando a sua importância e as aprendizagens que mais se evidenciaram e que constituirão o primeiro passo para o meu desenvolvimento profissional.The present final Report of a Professional Internship has been prepared as an integral part of the curriculum unit Supervised Teaching Practice (STP), the masters in teaching the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics (Math) and Natural Sciences (NS) on the 2nd CBE, in the Institute of Education (IOE) the Polytechnical Institute of Bragança. The supervised teaching practice, on the 1st and 2nd CBE, held in the school year of 2016/2017, in two public education institutions in the municipality of Bragança, the School Grouping of Escola Abade Baçal (1st CBE) and the School Grouping Emídio Garcia (2nd CBE). This document of reflective investigative character, intends to make known some of the pedagogical practices experienced in the aforementioned contexts, as well as the different experiences of teaching learning (ETL) developed, in particular in the context of the subject of study of the exploratory character developed: the ability to communicate in writing of the students. It is known that there are numerous difficulties as regards oral expression of ideas and thoughts, but when we want to do it in writing it seems that everything becomes complex. So, throughout the development of STP we seek to develop some strategies aimed at the development of our students abilities, in particular the ability of written communication. The written documents designed by students in individual and group work, were then analyzed based on four categories: clarity, logic, reasoning and depth. The results showed that in the categories, clarity and logic, the levels are more pleasant than on the other two. Like this, can be concluded that the development of handwritten communication skill requires great attention on the part of teachers, in particular at the level of reasoning, as these presented difficulties of argumentation and justification of ideas and fundamenting said ideas, in particular when it comes to arguments involving programmatic content. However, and particularly in the 1st CBE, they showed a great capacity for creating connections with other subject areas, unlike on the 2nd CBE. The report ends with the presentation of the final considerations on the internship developed in STP, Stressing the importance and the learnings that most stand out and that will constitute the first step in my professional development.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBPereira, Ana Sofia Costa2019-02-12T14:09:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18868TID:201826127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:00Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:07.524050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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